sexta-feira, 26 abril, 24
HomeLifestyleJuntar dinheiro na faculdade para o intercâmbio: 7 dicas

Juntar dinheiro na faculdade para o intercâmbio: 7 dicas

Se você pensa grande, já deve ter cogitado a possibilidade de fazer um intercâmbio. Afinal, esse tipo de viagem é muito mais do que um passeio internacional.

O intercâmbio traz grande aprendizado cultural e profissional. O que pode ser, posteriormente, um diferencial no seu currículo ou simplesmente pode abrir as portas para você iniciar o seu grande e sonhado negócio próprio.

OS 7 DESTINOS MAIS PROCURADOS PARA INTERCÂMBIO

Na verdade, não importa o motivo: sempre que você cogita fazer um intercâmbio e pesquisa os preços, chega a conclusão de que alguns meses fora podem custar muito caro. Mas existe saída.

Separamos 7 dicas para você juntar dinheiro durante a faculdade para fazer um intercâmbio. Confira:

1 – Faça um controle de gastos

juntar dinheiro para intercâmbio
O primeiro passo para juntar dinheiro é saber o quanto está sendo gasto.

O primeiro passo para ter uma vida financeira controlada é organizar um orçamento pessoal. Tente responder: quanto custa por mês o seu transporte? Qual o valor total que você gasta na cantina da universidade? Não sabe? Pois deveria!

Pode parecer um pouco entediante e longo, e a maioria dos estudantes teme analisar onde seu dinheiro é realmente gasto. O melhor e único jeito de fazer isso é colocar TUDO no papel (ou numa planilha). Elaborar um orçamento mensal é o melhor começo para economizar dinheiro durante a faculdade.

3 APLICATIVOS QUE VOCÊ PRECISA DESINSTALAR AGORA DO SEU CELULAR!

2 – Digitalize-se

Falando em tecnologia, ela também pode ajudá-lo a economizar um dinheirinho, a começar pelos livros. Versões digitais são mais baratas, além de ocuparem menos espaço em casa e não pesarem na mochila.

Elas podem ser acessadas de computadores, tablets ou celulares e alguns aplicativos de leitura ainda possuem recursos de dicionário, marcação de texto e anotações. Outra facilidade proporcionada pela internet são os cursos online que podem ser mais baratos ou até gratuitos.

3 – Frequente sebos e bibliotecas

juntar dinheiro para intercâmbio
Além dos livros digitais, uma opção para não comprar livros caros é frequentar bibliotecas e sebos.

Outra possibilidade para economizar com os livros é usar a biblioteca. Toda boa instituição de ensino superior possui os livros recomendados por seus professores. Saiba aproveitar esse espaço não só para procurar o material que precisa, mas para estudar e fazer seus trabalhos.

Caso o livro esteja em falta ou emprestado, outro recurso é procurar por colegas que estão em períodos superiores ao seu. Também dá para reduzir custos comprando livros usados em sebos. Mas fique atento para gastar somente com materiais se sejam importantes e sempre compare o preço das versões usadas com as digitais antes de comprar.

CRIVELLA PEDE PARA QUE BIENAL RECOLHA LIVRO DOS VINGADORES QUE CONTÉM BEIJO GAY

4 – Leve seu lanche

Lembra daquela conta de quanto você gasta na cantina? Essas compras frequentes podem impactar bastante no seu orçamento mensal e, o pior, você acaba comendo mal.

Refrigerantes, frituras, fast-food em geral afetam o bolso e a saúde também. Uma opção mais barata e nutritiva é trazer o lanche de casa. Pode não parecer muito, mas as economias com a alimentação durante todo o ano letivo falam por si.

CRÔNICA: COMIDA DE BOLSA

5 – Use e abuse da carteirinha de estudante

Você não precisa se enclausurar em casa para economizar. Sair para se divertir de vez em quando também é importante! Mas, no lugar das festas universitárias, geralmente caras, dê prioridade a lugares que aceitem a carteirinha de estudante, como shows, teatro e cinema. Reserve um recurso no seu orçamento somente para aquela festa especial que você não pode perder.

APLICATIVO DE LEITURA OFERECE ASSINATURA GRATUITA A ESTUDANTES

6 – Exercite-se ao ar livre e não na academia

juntar dinheiro para intercâmbio
Opte por exercitar-se ao ar livre ou mesmo na universidade, e deixe a academia de lado.

Fazer uma atividade física é muito importante durante a faculdade. Ela ajuda a manter a saúde em dia e a mente longe do estresse. Mas se a academia não está cabendo mais no orçamento, existem alternativas bem mais baratas, como andar de bicicleta, correr ou caminhar.

Se a sua faculdade oferece um espaço bacana ao ar livre, aproveite o tempo antes ou depois da aula para se exercitar.

COMO CONCILIAR ESTUDO, TRABALHO E ATIVIDADE FÍSICA?

7 – Fique de olho nas oportunidades

Além dos programas do governo, como o FIES e o Prouni, muitas instituições de ensino superior oferecem programas de desconto e bolsas que podem chegar a 100%.

Assim, é muito importante ficar atento aos murais e ao site de sua faculdade. Quem sabe também não aparece aquela oportunidade de estágio que vai ajudá-lo a ficar um pouco mais tranquilo?

CURRÍCULO PARA ESTÁGIO: VEJA COMO FAZER E BAIXE MODELO

Não é fácil seguir essas dicas, mas com esforço dá para juntar dinheiro durante a faculdade para fazer um intercâmbio.