Menu & Busca
Seja Colaborador!

Seja Colaborador!

Confira o passo a passo

Convite para ser um colaborador

Entenda mais

1. O F!5 é uma plataforma desenvolvida pelo Fala! para aproximar nossa equipe a você, colaborador. Pelo F!5 você poderá escolher pautas e missões para executar, tirar dúvidas com nossa equipe durante a produção de conteúdo e acompanhar a revisão e a audiência de seus conteúdos publicados. Nossa plataforma F!5 pode ser baixada em celulares e desktops.

2. No Fala! você pode escrever textos, tirar fotografias, escrever poesias, fazer ilustrações, criar roteiros, apresentar programas, criar campanhas publicitárias, escrever críticas de filmes e games, podcasts e muito mais. É importante que você mantenha sempre suas áreas de interesse atualizadas, para que nossa plataforma envie para você novas pautas e missões de acordo com seu perfil.

3. Escolha sempre pautas que irão deixar seu currículo mais rico e ajudá-lo a ingressar no mercado de trabalho na sua área de interesse. Por exemplo, se você gostaria de se tornar consultor de startups, escolha pautas e missões atreladas a empreendedorismo, tecnologia, finanças, etc.

4. Você pode iniciar a sua produção de pautas e missões dentro do F!5 ou fora dele. O importante é que você envie o conteúdo finalizado para revisão dentro da plataforma F!5. Conteúdos enviados por email, whatsapp e outras ferramentas não serão publicados.

5. Quando seu conteúdo é enviado para a revisão, o time de editores do Fala! avalia seu conteúdo, corrigem possíveis erros ortográficos, ajustam e complementam todo seu material e, posteriormente, o publicam. Em seguida, você receberá um feedback sobre a sua produção, com o objetivo de orientá-lo e capacitá-lo para futuras produções.

6. É importante que você crie um portfólio de suas produções. Guarde os links e prints de suas matérias e acompanhe de perto a audiência de seus conteúdos e missões. Essas iniciativas são um complemento ao seu currículo, e podem te ajudar a conquistar a tão sonhada vaga de estágio.

Dúvidas?

Depoimentos de Colaboradores

Comecei a ser colaboradora do Fala poucos meses depois de iniciar a faculdade e tem sido uma ótima experiência! Além de poder criar um portfólio online para as matérias que escrevo, o Fala ainda proporciona experiências exclusivas, como poder cobrir eventos por meio de fotos e texto. Fazer parte do portal é ter um primeiro contato com o mundo do jornalismo de uma forma mais descontraída e livre, é um incentivo à nossa formação universitária.

Bruna Janz (PUC)

Quando decidi fazer parte do Fala, eu não não fazia idéia que poderia ser, de certo modo, ‘livre’ para escrever matérias que eu gosto e que penso que é de utilidade.
O Fala é um mundo ‘versátil, de oportunidades e aprendizados constante. Fico feliz por fazer parte dessa família, de ter visibilidade e principalmente por estar representando a FIAM-FAAM.

Bianca Rocha (FIAM-FAAM)

O Fala! Universidades me abriu várias portas e sempre tiveram muito carinho e comprometimento comigo! Hoje estou estagiando na Aventuras na História, da Editora CARAS, e essa experiência que tive com redação pelo Fala! foi essencial para realizar meu sonho. So tenho agradecer por tudo que já fizeram por mim.

Vitória Gearini (Mackenzie)