Emagrecer para o verão: entenda a relação entre Detox e suco verde
Menu & Busca
Emagrecer para o verão: entenda a relação entre Detox e suco verde

Emagrecer para o verão: entenda a relação entre Detox e suco verde

Home > Lifestyle > Saúde > Emagrecer para o verão: entenda a relação entre Detox e suco verde

Você quer eliminar as toxinas do seu corpo e, “de quebra”, emagrecer? A primeira coisa que veio em seus pensamentos foi o suco verde? Saiba que o detox não se resume somente a uma receita, mas a um conjunto de práticas reunidas. Para começar a entender um pouco sobre o assunto, assista ao vídeo do Dr. Victor Sorrentino (CREMERS 28606), médico, palestrante internacional e ativista da ciência dos alimentos, sobre o tema: 

Como ele mesmo disse, fazer uma desintoxicação, definitivamente, não é tomar suco verde, mas ainda assim é possível  utilizar essa estratégia, porque é uma opção saudável e rica em nutrientes. De acordo com o médico, é melhor não adicionar frutas à bebida, a não ser que seja limão ou maracujá. A última opção não é muito indicada caso você deseje tomar pela manhã, pois pode causar sonolência, visto que o maracujá é um poderoso calmante natural. 

A intenção quando ele diz isso é evitar a frutose, uma molécula de carboidrato. Você até poderá utilizar uma pequena quantidade de maçã, mas não é o ideal. Qualquer fruta, inclusive ela, não estará em seu formato original na receita do suco detox. Elas não precisarão do processo de mastigação para serem digeridas. Ou seja, as fibras estarão dispostas de outra forma, parcialmente “desagregadas”, mesmo que você não coe e utilize as cascas. 

É preciso ter cuidado com as ofertas mágicas do mercado em relação ao processo de desintoxicação do organismo, principalmente do intestino. Se você vem de uma rotina alimentar desregulada, com uma forte presença de alimentos industrializados e embutidos, por exemplo, o ideal é que comece com algumas mudanças essenciais. 

De acordo com Sorrentino, nesse caso, vale a pena começar uma dieta para desintoxicar. Evite o hábito de seguir comendo por vários dias consecutivos aquilo que você sabe que não é saudável, como carnes muito gordurosas, carboidratos em excesso e açúcar. Mantenha uma alimentação mais natural e tome bastante água, para que o corpo retome o seu equilíbrio. Só assim, pense em fazer e consumir o suco detox, como um “plus”. 

Ainda como estratégia para eliminar o excesso de líquidos e desintoxicar, experimente incluir alguns alimentos termogênicos em seu cardápio, muitos deles também presentes nas receitas de suco verde. Cafeína, gengibre, chá verde, canela, cúrcuma e água gelada são alguns exemplos.

Alimentos termogênicos no processo de desintoxicação

Detox e suco verde: qual a relação?
O gengibre pode ser adicionado aos sucos e às receitas

Os alimentos termogênicos, ao serem digeridos, podem promover um maior gasto de calorias, pois têm a função de aumentar o metabolismo. Assim, estimulam o processo de emagrecimento e de eliminação de toxinas, diminuindo a retenção de líquidos. Conheça alguns outros benefícios específicos de cada um: 

Cafeína

A cafeína, além de acelerar o metabolismo, auxilia em uma melhora significativa do sistema cognitivo e da memória. Para saber mais sobre o composto, clique aqui!

Chá verde 

O chá verde é rico em antioxidantes, responsáveis por diminuir o dano celular produzido pelos radicais livres, evitando assim o aparecimento e a proliferação de células cancerígenas. A substância ainda contém polifenois, vitamina K, C, B1 e B2, manganês, potássio e ácido fólico. O último é responsável pela síntese e reparação do DNA, pela divisão e crescimento celular, e pela produção de novas hemácias e proteínas. 

Canela 

É um ingrediente que contém vitamina C, A, ferro, cálcio, manganês, potássio, zinco e fósforo. Auxilia na digestão, reduz a fadiga, pode agir no combate às infecções e na diminuição da pressão alta e do colesterol, doenças altamente prejudiciais ao organismo. 

Cúrcuma 

Primeiro, entenda que cúrcuma é diferente de açafrão. A cúrcuma é um fitoquímico mais difícil de encontrar que apresenta potente efeito conta o câncer, além de ser também antioxidante e combinar com diversas receitas, principalmente as indianas.

Receita de suco detox

Ingredientes

  • 1 folha grande de couve; 
  • 1 pedaço pequeno de pepino;
  • 1 fatia fina de gengibre sem casca; 
  • 200 mL de água de gelada; 
  • Suco de um limão. 

Modo de preparo

Coloque todos os itens no liquidificador e bata bem para não precisar coar. O resultado será uma bebida refrescante, natural e muito saudável para o verão!

Detox e suco verde: qual a relação?
Limão siciliano | Unsplash

Agora, entenda porque esses ingredientes foram escolhidos, ou seja, as particularidades de cada um: 

Maçã 

É uma fruta com baixo índice glicêmico e poucas calorias. Além disso, apresenta uma quantidade significativa de fibras, que auxiliam no funcionamento do intestino. 

Couve 

É um vegetal rico em vitamina A, vitamina C e vitamina B. Assim, contribui consideravelmente para o fortalecimento do sistema imunológico. Além disso, previne o surgimento de doenças hepáticas, o envelhecimento precoce e a anemia. 

Pepino 

É um vegetal muito rico em água e de baixa caloria. Contém muitos minerais: um exemplo é o betacaroteno, um micronutriente presente também na cenoura que melhora a aparência da pele, a saúde da visão e dos cabelos. 

Gengibre 

Além de termogênico, é um poderoso antioxidante e anti-inflamatório. Pode combater náuseas, azia e gases, e ainda proteger o estômago das úlceras. Além disso, age no regulamento da pressão arterial. 

Por que utilizar água gelada?

Isso mesmo, a água gelada é considerada um dos termogênicos mais baratos que existe. Isso ocorre porque a temperatura do corpo humano é aproximadamente 36°C, enquanto a da água gelada por volta de 5°C. Depois de beber, o corpo precisa colocar esse líquido na temperatura de equilíbrio. Durante o processo, algumas calorias são gastas.

Tags mais acessadas