Cafeína: uma aliada à memória e à disposição!
Menu & Busca
Cafeína: uma aliada à memória e à disposição!

Cafeína: uma aliada à memória e à disposição!

Home > Lifestyle > Saúde > Cafeína: uma aliada à memória e à disposição!

Pesquisadores da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, descobriram que a cafeína melhora consideravelmente a memória. O estudo, publicado no periódico Nature Neuroscience, mostrou que a substância fortaleceu alguns tipos de memória por até 24 horas após seu consumo. Além disso, ela tem muitos outros benefícios que merecem ser explorados.

Cafeína: uma aliada à memória e à disposição
Café – Cafeína: uma aliada à memória e à disposição!

Encontrada principalmente no café, como também em suplementos, é uma importante ferramenta para aumentar a disposição, contribuindo em uma melhora de rendimento nos exercícios físicos.

Entre seus benefícios estão: retardamento da fadiga muscular, melhora da concentração, combate ao cansaço, aumento do desempenho da função cerebral, auxílio na prevenção da depressão, diminuição do risco de doenças degenerativas; estímulo à produção de insulina e efeito diurético.

Para atletas ou praticantes de atividades físicas, é muito bom que ela seja um estimulante natural, pois atua no sistema nervoso central – SNC, inibindo os receptores de adenosina, um neuromodulador que diminui a atividade celular e tem ação calmante.

Cuidado com a dose de cafeína diária!

Entretanto, a substância pode desenvolver diferentes reações nos indivíduos, pois cada um pode apresentar sintomas específicos, são eles: boa metabolização ou intolerância. Altas concentrações podem ocasionar taquicardia, náuseas, cefaleia, insônia e agitação. Por isso, o seu consumo à noite deve ser feito com cautela ou em casos específicos.

Além disso, deve-se atentar à periodicidade de consumo. Mesmo em poucas quantidades diárias, pode causar dependência. O ideal é que você se programe e tente não consumi-la todos os dias.

Por Izadora Del Bianco (@izadbr)

Tags mais acessadas