5 alimentos para o café da tarde que ajudam a emagrecer
Menu & Busca
5 alimentos para o café da tarde que ajudam a emagrecer

5 alimentos para o café da tarde que ajudam a emagrecer

Home > Lifestyle > Saúde > 5 alimentos para o café da tarde que ajudam a emagrecer

Emagrecer pode ser algo complicado, no entanto, quando ingerimos alimentos saudáveis e que contribuem com a perda de peso, o processo se torna mais fácil. Além disso, manter uma rotina de exercícios e um cardápio balanceado são fundamentais.

Alimentos saudáveis em refeições como o café da tarde podem ajudar a emagrecer.
Alimentos saudáveis em refeições como o café da tarde podem ajudar a emagrecer. | Foto: Reprodução.

Dito isso, confira 5 alimentos para o café da tarde que ajudam a emagrecer rápido e de maneira saudável, para os amantes da boa comida.

Veja quais alimentos saudáveis para o café da tarde ajudam a emagrecer

Café

O bom e velho café preto pode ser um dos alimentos mais eficazes para quem deseja emagrecer. Essa bebida pode ser adicionada ao café da manhã e ao café da tarde, além de ser excelente para dar aquela energia extra para seu dia a dia.

O café é um dos alimentos indicados para quem deseja emagrecer.
O café é um dos alimentos indicados para quem deseja emagrecer. | Foto: Freepik.

Estudos indicam que o café é eficaz na perda de peso, pois a cafeína provoca um efeito termogênico no organismo, acelerando a queima de calorias. Além disso, a bebida poupa a glicose dos músculos, o que promove energia extra à musculatura e impede a fadiga após exercícios físicos.

Além disso, a cafeína garante energia a mais para os adeptos da ginástica, algo fundamental para a perda de peso. Beber uma xícara minutos antes pode lhe dar a energia necessária para atividades físicas de alto impacto.

Como Consumir

O café é uma bebida que nos permite consumi-la de maneiras distintas, adicionando leite, açúcar, adoçantes e o que mais desejar. Para a perda de peso, no entanto, é recomendado que a bebida seja ingerida pura.

Chá Verde

Assim como o café, o chá verde possui ações termogênicas no organismo, que aceleram o metabolismo e, consequentemente, provocam a perda de peso. Isso ocorre porque essa bebida possui cafeína, um termogênico natural. Além disso, o chá é rico em catequinas, antioxidantes que aceleram o metabolismo de nosso organismo.

Chá verde pode substituir o café durante o café da tarde.
Chá verde pode substituir o café durante o café da tarde. | Foto: Freepik.

Outros chás para perder peso rápido são o de hibisco, matte com limão, oolong e curcuma com limão. Essas bebidas, no entanto, devem ser consumidas com moderação.

Como Consumir

O chá verde deve ser consumido com moderação e, de preferência, com acompanhamento médico. Isso ocorre porque a bebida acelera o metabolismo, algo que pode causar problemas de saúde se ocorrer de maneira descontrolada. Para se manter em um nível saudável, contudo, uma pessoa pode beber até duas xícaras de chá por dia.

Além disso, o chá verde pode ser feito com amoras ou limão misturados durante a fervura da bebida. Essas frutas também ajudam a emagrecer e trazem outro sabor à bebida.

Oleaginosas

Um mix das famosas nuts pode ser um dos alimentos ideais para quem busca um café da tarde saudável e que ajude a emagrecer. Isso ocorre porque as oleaginosas, como são conhecidas as castanhas, amêndoas, entre outras, são ricas em vitaminas e nutrientes, como potássio, zinco e ferro.

Castanhas, amêndoas, entre outras são alimentos para o café da tarde que ajudam a emagrecer.
Castanhas, amêndoas, entre outras são alimentos para o café da tarde que ajudam a emagrecer. | Foto: Reprodução.

Além disso, as oleaginosas ajudam com a sensação de saciedade, que contribui para que as pessoas ingiram menos calorias durante as refeições.

Como Consumir

As oleaginosas podem ser consumidas ao longo do dia em pequenas porções, como lanches intermediários e refeições principais. No café da tarde são ideias, pois irão manter o indivíduo saciado até o momento da janta, a última grande refeição do dia.

Escolha suas castanhas e amêndoas favoritas, podendo variar entre o amendoim, castanha de caju, castanha do Pará e pistache.

Pera

A pera é um ótimo alimento para quem deseja emagrecer, pois é rica em água e fibras insolúveis, que aumentam a saciedade e ajudam com o trato intestinal. Outro detalhe da ingestão de frutas no café da tarde é que o açúcar presente nelas é o suficiente para matar aquela vontade por doce.

As peras são ótimas frutas para serem consumidas no café da tarde.
As peras são ótimas frutas para serem consumidas no café da tarde. | Foto: Freepik.

O açúcar da fruta entrará em sua corrente sanguínea, transformando-se em glicose e garantindo a saciedade por mais tempo. Sendo assim, a pera é excelente como um lanche da tarde ou como alimento para refeições intermediárias.

Como Consumir

Recomenda-se que uma pera seja ingerida até 20 minutos antes das refeições. Para o café da tarde, é recomendada uma fruta que poderá ser ingerida inteira ou em pedaços. Ela também pode ser consumida ao longo do dia em pequenas porções.

Queijos (Cottage e Frescal)

Os queijos magros, como o minas frescal e o cottage, são ideias para o café da tarde. Eles estão entre os alimentos saudáveis que ajudam a emagrecer, garantindo saciedade, e são ricos em vitaminas e nutrientes essenciais para o corpo.

Queijos, como o frescal e o cottage, estão entre os alimentos que ajudam a emagrecer.
Queijos, como o frescal e o cottage, estão entre os alimentos que ajudam a emagrecer. | Foto: Freepik.

O queijo cottage é uma versão magra, com baixo teor de gordura e uma bela fonte de proteína animal, garantindo bem-estar e sensação de saciedade por mais tempo. Esse laticínio pode ser acompanhado de outros alimentos, como bananas e mel.

O frescal, por sua vez, é um dos queijos mais magros de seu tipo, sendo uma excelente fonte de proteína animal. Esse queijo pode ser consumido com frutas, assim como o cottage, sendo a maçã o melhor acompanhamento para esse laticínio. Além de agregar doçura, a fruta é rica em fibras, o que ajuda com a saciedade.

Como Consumir

Esses queijos podem ser consumidos puros, acompanhados de frutas ou, até mesmo, junto com pães e torradas integrais. Além disso, o cottage e o frescal podem ser ingeridos em outras refeições como café da manhã, almoço e jantar.

Para saber quais são os alimentos saudáveis que podem ser consumidos em outras refeições, confira nossas matérias sobre 11 alimentos para o café da manhã que ajudam a emagrecer e 6 alimentos para o almoço que ajudam a emagrecer.

__________________________________________
Por Luiza Nascimento – Redação Fala!

Tags mais acessadas