11 alimentos ​​para o café da manhã que ajudam a emagrecer
Menu & Busca
11 alimentos ​​para o café da manhã que ajudam a emagrecer

11 alimentos ​​para o café da manhã que ajudam a emagrecer

Home > Lifestyle > Saúde > 11 alimentos ​​para o café da manhã que ajudam a emagrecer

Quando você está tentando perder peso, o café da manhã pode definir o tom para o resto do seu dia. Consumir os alimentos errados pode aumentar seus desejos e diminuir suas chances de emagrecer antes mesmo do dia começar.

Por outro lado, escolher os alimentos certos pode reduzir os desejos e mantê-lo satisfeito até a hora do almoço para minimizar os lanches e facilitar a perda de peso.

Veja quais alimentos saudáveis no café da manhã ​ajudam a emagrecer:

Ovos

Rico em proteínas, em vitaminas e minerais importantes, como selênio e riboflavina, os ovos são uma verdadeira potência da nutrição.

Graças ao seu alto teor de proteínas, os ovos podem reduzir o apetite quando ingeridos no café da manhã e ajudar a emagrecer.

Os ovos podem reduzir o apetite quando ingeridos no café da manhã
Os ovos podem reduzir o apetite quando ingeridos no café da manhã. | Foto: Reprodução.

Por exemplo, um estudo em 30 mulheres com sobrepeso mostrou que comer ovos no café da manhã aumentou, significativamente, os sentimentos de saciedade e reduziu a ingestão de alimentos no final do dia, em comparação com comer um pãozinho.

Da mesma forma, outro estudo realizado em 152 adultos constatou que a substituição de um café da manhã com bagel por ovos resultou em 65% mais perda de peso e uma diminuição 34% maior na circunferência da cintura durante um período de oito semanas.

Como consumir

De cozidos a mexidos e com o lado ensolarado, existem muitas maneiras diferentes de aproveitar o alimento.

Assim, tente cozinhar dois ou três ovos em qualquer estilo e combine-os com uma porção de seus legumes favoritos para um café da manhã nutritivo e delicioso.

Gérmen de trigo

O gérmen de trigo é um componente do grão de trigo que contém uma quantidade concentrada de vitaminas e minerais, incluindo manganês, tiamina e selênio. Também é rico em fibras, com quase 4 gramas de fibra em cada porção de 28 gramas.

O gérmen de trigo é um dos aliados no café da manhã para emagrecer.
O gérmen de trigo é um dos aliados no café da manhã para emagrecer. | Foto: Reprodução.

Pesquisas mostram que aumentar a ingestão de fibras de cereais pode ajudar a emagrecer. Portanto, em um estudo feito, comer um cereal rico em fibras foi eficaz na redução do apetite e na ingestão de alimentos, além de ajudar a estabilizar o açúcar no sangue após uma refeição.

Outra pesquisa acompanhou mais de 27 mil homens por um período de oito anos e constatou que uma maior ingestão de fibra de cereais estava associada a um menor risco de ganho de peso.

Como consumir

Tente usar o gérmen de trigo como cobertura de aveia, smoothies ou tigelas de iogurte para adicionar um pouco de crocância e algumas fibras extras ao café da manhã e assim emagrecer.

Bananas

Ricas em fibras, mas baixas em calorias, as bananas são uma ótima alternativa aos cereais açucarados para o café da manhã para satisfazer o seu gosto por doces pela manhã.

As bananas são uma ótima alternativa aos cereais açucarados para o café da manhã
As bananas são uma ótima alternativa aos cereais açucarados para o café da manhã. | Foto: Reprodução.

Uma banana média tem pouco mais de 100 calorias e ainda contém 3 gramas de fibra alimentar – eliminando até 12% de suas necessidades diárias de fibra de uma só vez. Assim, a fibra ajuda a retardar o esvaziamento do estômago para conter os desejos e mantê-lo mais saciado por mais tempo.

Vários estudos descobriram que aumentar a ingestão de fibras de frutas e vegetais está associado ao aumento da perda de peso. Além disso, as bananas verdes são uma boa fonte de amido resistente, um tipo de amido que o estômago e o intestino delgado não digerem.

Pesquisas sugerem que o amido resistente pode ajudar a reduzir a ingestão de alimentos e diminuir a gordura da barriga.

Como consumir

As bananas podem ser apreciadas sozinhas ou fatiadas, podendo acompanhar iogurtes, pães integrais e outros. Você também pode adicionar bananas verdes ao seu smoothie da manhã para obter uma boa dose de amido resistente.

Outra opção são as vitaminas feitas com a fruta, pães e bolos integrais feitos de banana, além de panquecas feitas da fruta. Adicione bananas em outros momentos de seu dia e potencialize o resultado.

Iogurte

Cremoso, delicioso e gratificante, o iogurte é um excelente complemento para uma dieta de perda de peso. Em particular, o iogurte grego fornece uma grande porção de proteína em cada porção, tornando-o um alimento ideal para o café da manhã.

Iogurtes são uma alternativa saudável de alimentação.
Iogurtes são uma alternativa saudável de alimentação. | Foto: Reprodução.

Um estudo em 20 mulheres constatou que o consumo de iogurte rico em proteínas como lanche diminuiu os níveis de fome e reduziu a ingestão de alimentos em 100 calorias no final do dia, em comparação com lanches não saudáveis, como chocolate e bolachas.

Outro experimento em 8.516 pessoas mostrou que aqueles que ingeriam pelo menos sete porções de iogurte por semana tinham um risco menor de estar acima do peso ou obesos em comparação com aqueles que não consumiam regularmente iogurte.

Como consumir

Tente combinar uma xícara (285 gramas) de iogurte grego com frutas mistas, sementes de chia ou germe de trigo para um café da manhã especialmente nutritivo. Para aqueles que desejam algo mais simples, é possível consumi-lo puro ou com um pouco de mel para adoçar.

O iogurte pode ser consumido em outros momentos do dia e é um excelente lanche para aqueles que necessitam comer algo durante os intervalos das refeições.

Batidos

Os smoothies não são apenas uma maneira rápida e fácil de obter uma dose concentrada de nutrientes, mas também são um item conveniente para o café da manhã e que podem ajudar a emagrecer.

Como você pode personalizar seus ingredientes, você pode personalizar sua bebida para atender às suas preferências pessoais. Assim, preencher seus smoothies com vegetais e frutas de baixa caloria pode aumentar a ingestão de fibras para ajudar você a se sentir mais satisfeito por mais tempo.

Os smoothies são ideais para um café da manhã  saudável.
Os smoothies são ideais para um café da manhã saudável, além de ajudar a emagrecer. | Foto: Reprodução.

Coloque alguns ingredientes ricos em proteínas, como nozes, sementes ou proteínas em pó, para promover sentimentos de plenitude e combater os desejos. No entanto, lembre-se de que os smoothies podem, rapidamente, se transformar em bombas de calorias se você exagerar nos ingredientes de alto teor calórico.

Como consumir

Para um smoothie fácil para perda de peso, misture uma xícara (240 ml) de leite com um punhado de folhas verdes, duas colheres de sopa (28 gramas) de sementes de chia e uma xícara (144 gramas) de morangos.

Aproveite o seu smoothie durante toda a manhã para resistir aos lanches e desejos.

Café

Alguns estudos descobriram que sua xícara de café da manhã pode trazer grandes benefícios, ajudando a emagrecer. Devido ao seu teor de cafeína, ele pode ajudar na perda de peso, aumentando o metabolismo e a queima de gordura.

Café pode ajudar na perda de peso
Café pode ajudar a emagrecer. | Foto: Reprodução.

De acordo com um pequeno estudo em oito homens, o consumo de cafeína aumenta o metabolismo em 13% e a quebra de gordura. Outra experiência realizada em 58.157 adultos mostrou que o café pode ajudar no controle de peso a longo prazo, pois o aumento da ingestão de café foi associado a um menor ganho de peso ao longo de um período de 12 anos.

Como consumir

Embora o café possa não ser um café da manhã equilibrado por conta própria, você pode combiná-lo facilmente com seus alimentos saudáveis ​​favoritos para dar um upgrade na refeição da manhã, ajudando a emagrecer.

Apenas não exagere no açúcar ou no creme, pois eles adicionam calorias e negam algumas das propriedades potenciais de promoção da saúde do café.

Kiwis

Com alto teor de vitamina C, vitamina K e potássio, os kiwis oferecem um perfil nutritivo impressionante. Eles também são uma excelente fonte de fibra – apenas um copo (177 gramas) fornece até 21% de suas necessidades diárias (26).

Um estudo em 83 mulheres mostrou que uma dieta rica em fibras e restrita a calorias era eficaz para reduzir o apetite e a preocupação com os alimentos, além de diminuir o peso corporal, a gordura corporal e a circunferência da cintura.

Um fruta rica em vitamina C e potássio, o Kiwi pode ajudar a emagrecer.
Uma fruta rica em vitamina C e potássio, o Kiwi pode ajudar a emagrecer. | Foto: Reprodução.

Além disso, os kiwis contêm um tipo específico de fibra chamado pectina, que demonstrou aumentar a sensação de saciedade, diminuir o apetite e aumentar a perda de peso. Eles também atuam como um laxante natural, estimulando o movimento do trato digestivo para apoiar a regularidade e ajudá-lo a perder, temporariamente, o peso da água

Como consumir

Kiwis fatiados dão um ótimo impulso no café da manhã. Você também pode adicioná-los ao iogurte, smoothies ou cereais. Essa fruta também pode ser consumida em sucos, como um reforço em todas as suas refeições ao longo do dia.

Chá verde

Dê uma olhada nos ingredientes de quase qualquer pílula de dieta ou suplemento para queima de gordura e há uma boa chance de você encontrar chá verde. Ele tem sido estudado extensivamente por seu metabolismo e capacidade de queima de gordura.

O chá verde é uma opção de bebida para o café da manhã de quem deseja emagrecer.
O chá verde é uma opção de bebida para o café da manhã de quem deseja emagrecer. | Foto: Reprodução.

Por exemplo, um pequeno estudo em 23 pessoas descobriu que tomar três cápsulas de extrato de chá verde aumentou a queima de gordura em 17% em apenas 30 minutos. Pesquisa em 10 adultos mostrou que o extrato de chá verde acelerou o metabolismo e aumentou a queima de calorias em um período de 24 horas em 4%.

Da mesma forma, um estudo realizado em 31 adultos constatou que consumir uma bebida contendo cafeína, cálcio e certos compostos encontrados no chá verde três vezes ao dia por três dias aumentou o número de calorias queimadas por dia em 106 calorias.

Como consumir

Existem maneiras ilimitadas de desfrutar de chá verde pela manhã. Tente adicionar um pouco de limão, regando um pouco de mel ou preparando o chá com gengibre ou hortelã para dar um toque saboroso ao seu copo.

O chá verde também é ideal para beber a noite como um substituto da janta ou do lanhe após essa refeição principal.

Sementes de Chia

Pequenas, mas poderosas, sementes de chia são um excelente complemento para o café da manhã e podem ajudar a emagrecer. Eles são ricos em fibras e podem absorver água para formar um gel, que se expande no estômago para ajudar você a se sentir mais cheio por mais tempo.

Eles também são ricos em proteínas, o que pode retardar o esvaziamento do estômago e reduzir os níveis de grelina, o hormônio responsável por estimular a fome. Um estudo em 11 adultos descobriu que comer sementes de chia cozidas em pão branco reduzia o apetite e os níveis de açúcar no sangue.

Semente de chia é uma das opções para se introduzir no café da manhã.
Semente de chia é uma das opções para se introduzir no café da manhã. | Foto: Reprodução.

Outra análise de 12 semanas, em 19 pessoas, mostrou que 35 gramas de farinha de chia diariamente reduziam, significativamente, o peso corporal e a circunferência da cintura.

Como consumir

Tente fazer um parfait de café da manhã com sementes de chia misturando 28 gramas de sementes de chia com um copo (245 gramas) de iogurte em uma tigela ou frasco de vidro. Deixe a mistura de molho por cerca de 30 minutos para permitir que as sementes inchem, depois, cubra com uma xícara e meia (74 gramas) de suas frutas favoritas.

As sementes de chia também fazem uma adição deliciosa e nutritiva aos chás, smoothies ou aveia durante a noite.

Aveia

A aveia é uma opção saudável e deliciosa para o café da manhã, especialmente se você deseja perder peso. A aveia é baixa em calorias, mas rica em fibras e proteínas – dois nutrientes que afetam o apetite e o controle de peso. Em particular, a aveia é uma excelente fonte de beta-glucana, um tipo de fibra que afeta tudo, desde a função imunológica à saúde do coração.

Pesquisas mostram que o beta-glucano pode equilibrar os níveis de açúcar no sangue, trabalhando para evitar picos e batidas que podem aumentar seu apetite.

aveia para emagrecer
Se ingerida no café da manhã, a aveia pode ajudar a emagrecer. | Foto: Reprodução.

Um experimento em 14 adultos com excesso de peso também mostrou que consumir quantidades maiores de beta-glucana levou a níveis mais altos de peptídeo YY, um hormônio que regula a ingestão de alimentos pela redução do apetite.

Como consumir

Tente combinar uma xícara (235 gramas) de aveia cozida com meia xícara (74 gramas) de frutas, uma colher de sopa (7 gramas) de linhaça moída e um punhado de amêndoas para uma refeição matinal rica em fibras e rica em energia.

A aveia também pode substituir farinhas no preparo de pães e bolos, em receitas simples e fáceis para se fazer no café da manhã e emagrecer.

Linhaça

As sementes de linhaça são carregadas com fibra viscosa, um tipo de fibra solúvel que absorve a água para formar um gel no intestino. Análises mostram que a fibra solúvel é especialmente eficaz na redução da digestão, o que poderia ajudar a diminuir o apetite e a ingestão calórica para ajudar a emagrecer.

Pesquisas sugerem que a adição de linhaça à sua dieta pode ter um efeito poderoso na perda de peso e no controle do apetite. Um pequeno estudo constatou que consumir uma bebida feita com sementes de linho aumentava a sensação de saciedade e reduzia o apetite, em comparação com uma bebida adoçada com açúcar.

A linhaça pode ser combinada com a aveia, auxiliando na perda de peso.
A linhaça pode ser combinada com a aveia, auxiliando na perda de peso. | Foto: Reprodução.

Da mesma forma, um estudo em 18 homens mostrou que os pães com adição de fibra de linhaça suprimiam o apetite e aumentavam a plenitude mais do que os pães comuns.

Como consumir

As sementes de linhaça são versáteis e fáceis de desfrutar. As sementes de linhaça moídas podem ser polvilhadas com cereais, usadas para engrossar o smoothie da manhã ou até mesmo misturadas na água para aumentar a ingestão de fibras.

Bônus

Canela

Um dos condimentos mais populares, a canela atribui cheiro e sabor aos alimentos, deixando a comida perfumada e saborosa. Ela, no entanto, pode trazer diversos benefícios à saúde, além de ser um dos alimentos para emagrecer que podem ser adicionados ao seu café da manhã.

Rica em mucilagens, gomas, resinas, cumarinas e taninos, a canela possui propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, digestivas e hipoglicêmicas, podendo ser utilizada para o controle de açúcar no sangue, uma aliada para pessoas com diabetes.

Canela, no café da manhã, é um dos alimentos para quem quer emagrecer. | Foto: Reprodução.

É justamente suas propriedades hipoglicêmicas que auxiliam com a perda de peso, pois ao ser ingerida, a canela inibe enzimas pancreáticas, diminuindo o fluxo de glicose na corrente sanguínea, evitando picos de insulina após as refeições e, consequentemente, mantendo a sensação de saciedade por mais tempo.

Além disso, as mucilagens e gomas são responsáveis pela sensação de saciedade, por isso a canela tem um ótimo efeito como um moderador de apetite. Ela pode ser utilizada como um substituto para os doces, diminuindo o açúcar na corrente sanguínea.

Como consumir

A canela pode ser utilizada em chás, em suprimentos, na água, nos alimentos, como frutas, pães, bolos, entre outros. Estima-se que para um bom resultado e que ela seja realmente um dos alimentos que emagrece, a canela deve ser consumida mais de uma vez ao dia e, no café da manhã, deve-se beber uma xícara de chá do condimento.

Alimentos para emagrecer e perder barriga

Para quem deseja emagrecer e perder barriga, os alimentos de sua dieta, seja no café da manhã ou em outras refeições, devem ser diferentes. Alguns, citados como ideais para emagrecer no café da manhã, são ótimos aliados no combate à gordura abdominal.

O resultado, no entanto, só é possível se a dieta for seguida diariamente e em todas as refeições, além disso, exercícios físicos são fundamentais para perder peso e queimar calorias.

A seguir, confira a lista de alimentos para emagrecer e perder a barriga que podem ser adicionados em seu café da manhã:

  • Castanhas e óleos;
  • Iogurte probióticos;
  • Integrais;
  • Frutas vermelhas;
  • Chá verde;
  • Chá de hibisco;
  • Gengibre;
  • Água.
Tags mais acessadas