6 alimentos para o almoço que ajudam a emagrecer
Menu & Busca
6 alimentos para o almoço que ajudam a emagrecer

6 alimentos para o almoço que ajudam a emagrecer

Home > Lifestyle > Saúde > 6 alimentos para o almoço que ajudam a emagrecer

Alimentos que ajudam a emagrecer podem ser fundamentais em uma dieta. O cardápio do almoço, no entanto, pode ser o mais difícil de ser criado, por muitos acreditarem que há poucas possibilidades para tal refeição.

Dito isso, confira 6 alimentos para o almoço que ajudam a emagrecer e garantem uma alimentação saborosa e saudável.

Confira quais alimentos saudáveis no almoço ajudam a emagrecer

Arroz Integral

O arroz é uma das estrelas do almoço, contudo, muitos relacionam esse alimento ao ganho de peso. O que poucos sabem, no entanto, é que o arroz integral é rico em fibras, ajudando a aumentar a saciedade, fazendo com que a pessoa ingira menos alimentos na refeição.

O arroz integral é um dos alimentos que ajuda a emagrecer no almoço.
O arroz integral é um dos alimentos que ajuda a emagrecer no almoço. | Foto: Freepik.

Além disso, esse tipo de arroz é rico em vitaminas do complexo B, selênio, zinco e magnésio. Essas vitaminas são excelentes para o cérebro, controle da diabetes e prevenção de doenças cardiovasculares.

Como Consumir

O arroz integral pode ser consumido no almoço e na janta, acompanhado de verduras, legumes, salada e proteínas. Sua porção, no entanto, deve ser pequena, pois se consumido em grandes quantidades, esse alimento poderá lhe causar problemas, como o ganho de peso.

Leguminosas

As leguminosas são ricas em fibras, contribuindo com a sensação de saciedade e auxiliando no funcionamento do intestino. Ambos são fundamentais para a perda de peso e para a manutenção de sua saúde.

Feijões, ervilhas e grão-de-bico estão entre as leguminosas para comer no almoço.
Feijões, ervilhas e grão-de-bico estão entre as leguminosas para comer no almoço. | Foto: Freepik.

Entre as leguminosas estão o feijão, grão-de-bico, ervilha, lentilhas, soja, edamame, entre outros. Cada uma dessas leguminosas possuem vitaminas próprias, que trazem inúmeros benefícios à saúde.

Como Consumir

As leguminosas são consumidas, em sua maioria, acompanhadas por arroz e uma proteína. Elas podem ser cozidas, refogadas e assadas, permitindo inúmeras maneiras de serem preparadas. São indicadas 4 colheres de sopa de leguminosas por dia, que podem ser divididas entre as refeições.

Folhosos

Os folhosos, como alface, couve, folha de batata-doce, estão entre os melhores alimentos para emagrecer. Isso porque essas plantas são ricas em fibras e contribuem com a saciedade nas refeições, além de serem ricas em minerais, antioxidantes, cálcio e ferro.

Folhosos são um dos alimentos para comer no almoço e emagrecer.
Folhosos são um dos alimentos para comer no almoço e emagrecer. | Foto: Freepik.

Estudos indicam que o consumo de alimentos de baixas calorias, como os folhosos, diminui a ingestão de calorias ao longo do dia.

Como Consumir

As folhosas podem ser consumidas sem restrições e podem estar presentes nas principais refeições do dia, como o almoço. São ótimas como acompanhamento e, até mesmo, como prato principal. Algumas folhas podem ser consumidas cruas ou cozidas, facilitando sua ingestão.

Abacate

Os abacates são conhecidos por serem uma fonte de gordura boa e fontes do ácido oleico monoinsaturado, a mesma gordura encontrada no azeite. Além disso, o abacate é rico em fibras, que aumenta a sensação de saciedade, diminuindo a quantidade de alimento ingerido na refeição.

Pequenas porções de abacate ajudam a emagrecer.
Pequenas porções de abacate ajudam a emagrecer. | Foto: Freepik.

Estudos indicam que pessoas que consomem abacates com frequência ficam até 5 horas sem vontade de comer, contribuindo com a perda de peso.

Como Consumir

Por mais que sejam alimentos ricos em fibras e boas gorduras, o abacate deve ser ingerido com moderação. Isso porque grandes porções do fruto podem causar o ganho de peso, além de problemas de saúde referente ao excesso de gordura no organismo.

Pequenas porções em saladas, uma colher de guacamole ou um copo de vitamina de abacate, sem açúcares ou adoçantes, é o necessário para garantir a saciedade no dia.

Beringela

A berinjela é uma das frutas de mais baixa caloria, sendo que 100 gramas do alimento possui apenas 24 calorias. Assim como o tomate, ela é rica em fibras e ajuda com a sensação de saciedade, além de auxiliar com o funcionamento do intestino.

A berinjela está entre os alimentos que ajudam a emagrecer.
A berinjela está entre os alimentos que ajudam a emagrecer. | Foto: Freepik.

Outro ponto positivo da berinjela é que a fruta é rica em vitaminas, minerais e água, auxiliando no controle do colesterol alto e na má digestão.

Como Consumir

Berinjelas podem ser feitas cozidas e assadas, acompanhadas de outras verduras ou legumes. Além disso, é possível preparar a água de berinjela, que pode substituir a água convencional e possui benefícios como a prevenção do câncer, controle da diabetes, prevenção de problemas cardíacos, além de ajudar com digestão.

Brócolis

Um vegetal rico em nutrientes como cálcio, vitaminas, proteínas e fibras, o brócolis é um dos alimentos mais importantes para quem quer emagrecer. Suas fibras contribuem com a sensação de saciedade e com a manutenção do intestino.

Os brócolis são alimentos ricos em nutrientes que ajudam a emagrecer.
Os brócolis são alimentos ricos em nutrientes que ajudam a emagrecer. | Freepik.

Além disso, o brócolis possui nutrientes que aceleram o metabolismo, ajudando a quebrar gorduras e enzimas que causam o inchaço do corpo e o acúmulo de gordura.

Como Consumir

Os brócolis podem ser consumidos de inúmeras maneiras, podendo ser cozidos ou assados, além de servirem como acompanhamento em determinados pratos. Ele pode ser servido em saladas com arroz e, até mesmo, com massas integrais.

Para uma dieta mais balanceada, confira 11 alimentos para o café da manhã que ajudam a emagrecer e adicione todos esses ingredientes ao seu cardápio.

Tags mais acessadas