Folhas de batata-doce: Conheça os benefícios e como consumi-las
Menu & Busca
Folhas de batata-doce: Conheça os benefícios e como consumi-las

Folhas de batata-doce: Conheça os benefícios e como consumi-las

Home > Lifestyle > Saúde > Folhas de batata-doce: Conheça os benefícios e como consumi-las

Muitos estudiosos já confirmaram que as folhas de batata-doce contêm mais nutrientes do que o próprio tubérculo. As mais novas têm mais vitamina C e as mais maduras têm mais vitamina B2, também chamada de riboflavina, do que a própria batata. Experimente de diferentes formas!

folhas de batata doce
A folha de batata-doce possui inúmeros benefícios para a saúde. | Foto: Reprodução.

O chá de folha de batata-doce pode ser usado como bochecho para melhorar dores de dente. Entretanto, isso não substitui uma consulta com um profissional da área.

Outros alimentos que podem ser preparados são refogados, sopas, omeletes, sucos e até mesmo acompanhamentos para massas. As mais jovens podem ser consumidas em saladas.

Para que serve e quais as propriedades e benefícios das folhas de batata-doce

Normalmente descartada, as folhas de batata-doce são ricas em vitaminas e nutrientes que auxiliam na manutenção de nosso organismo. Segundo um estudo da Universidade de Lousiana, essa parte da batata é rica em vitamina A, K e em minerais.

As folhas da batata-doce servem para fortalecer a imunidade do corpo, que por meio da vitamina C age como um anti-inflamatório, combatendo a ação dos radicais livres (moléculas com um número ímpar de elétrons), responsáveis pelo estresse oxidativo que causa o envelhecimento precoce.

Outro benefício da planta é que ajuda a acelerar o metabolismo do corpo, auxiliando na digestão dos alimentos e a emagrecer. Isso ocorre devido a presença de vitamina B2 na folha da batata doce.

As folhas também combatem a osteoporose, pois a presença de cálcio e vitamina K (potássio), auxiliam na recuperação da estrutura óssea. Elas contribuem com o controle glicêmico, sendo o alimento ideal para pessoas diabéticas, e reduz inflamações e previne doenças cardíacas.

PANC

As folhas da batata-doce são parte do grupo de plantas denominadas PANC (Plantas Alimentícias Não Convencionais) e podem servir como base para sucos, chás, smoothies e outras bebidas, sopas e caldos, cozidos, entre outras maneiras.

Esta planta possui cerca de 324 tipos, uma variedade considerável, além disso, é encontrada em todo o Brasil, facilitando seu consumo. Além disso, as raízes e os brotos também podem ser consumidos ou utilizados de maneiras diversas, tornando a batata doce e suas folhas, raízes e brotos uma opção rica para alimentação.

Para cultivar uma batata-doce é necessário em um solo úmido, quente e arenoso, onde suas raízes poderão crescer e o tubérculo se desenvolver.

Pode comer a folha de batata-doce crua?

As folhas de batata doce, embora sejam consideradas PANCs, não podem ser consumidas cruas, pois são altamente tóxicas. Por isso, quando for consumi-las, é necessário cozinhar bem as folhas do tubérculo, garantindo que sua toxicidade seja perdida.

Mesmo que não possa ser ingerida in natura, essas folhas são ricas em nutrientes e podem ser consumidas no formato de chás, cozidos, refogados, sucos e saladas, mas sempre pré cozidas.

Como consumir as folhas?

As folhas de batata-doce podem ser consumidas de diversas maneiras, afinal são conhecidas por sua versatilidade. Elas podem ser refogadas ou cozidas, com outros alimentos ou não, ficando ao gosto de quem irá preparar o alimento. Além disso, podem ser um ótimo acompanhamento para carnes vermelhas ou brancas, substituindo outras folhas como a couve e o repolho.

Elas podem ser adicionadas a caldos e sopas, deixando um sabor marcante na comida, podendo ser adicionadas inteiras, picadas ou, até mesmo, batidas para engrossar caldos.

As folhas podem ser adicionadas a sucos, vitaminas e smoothies, mas antes devem ser cozidas, garantindo a segurança do alimento. Podem ser adicionadas a tortas e quiches, além de ser uma folha ideal para ser adicionada às saladas.

Como é a folha de batata-doce?

As folhas de batata-doce são pequenos ramos que surgem para fora da terra quando o tubérculo está crescendo. Elas possuem um formato arredondado com três pontas, uma em cada direção e, além disso, possuem um tom verde claro que se altera quando cozidas.

Algumas das folhas da batata-doce, no entanto, podem apresentar um tom arroxeado por toda a plana ou possuem essa tonalidade apenas em seu meio. Antes de comprar e ingerir essa planta, deve-se analisar se ela é mesmo a folha do tubérculo, pois existem outras folhagens semelhantes a ela.

Receitas com as folhas da batata-doce

Refogado

Ingredientes

  • 500g de folhas de batata-doce;
  • cebola picada;
  • alho;
  • sal e temperos a gosto;
  • 3 ovos cozidos.

Modo de preparo

Após higienizar as folhas, corte-as bem fininhas, como se faz com a couve. Refogue no azeite ou manteiga, adicione os temperos e misture os ovos cozidos picados por último.

Suco

Ingredientes

  • 1 maçã com casca, picada e sem sementes
  • 4 folhas de batata-doce cozidas
  • 1 pedaço de batata-doce
  • 1 pepino
  • 3 ramos de hortelã
  • 1 pedaço pequeno de gengibre

Modo de Preparo

Em um liquidificador, bata a maçã e o pepino, até que formem um suco. Em seguida, coe essa mistura e coloque novamente para bater, agora com os ingredientes restantes e com meio copo de água. Quando terminar, coe novamente e sirva com pedras de gelo.

Tags mais acessadas