Saiba por que as séries espanholas estão fazendo tanto sucesso
Menu & Busca
Saiba por que as séries espanholas estão fazendo tanto sucesso

Saiba por que as séries espanholas estão fazendo tanto sucesso

Home > Entretenimento > Cinema e Séries > Saiba por que as séries espanholas estão fazendo tanto sucesso

Com tramas espetaculares e histórias bem elaboradas as séries espanholas têm consquistado o mundo e, assim, ganhado mais notoriedade, mas será esse o motivo do sucesso das séries espanholas?

nova temorada de elite
Série Elite. | Foto: Reprodução.

Em primeiro lugar, podemos citar que, na Espanha, os seriados eram vistos pelos produtores locais como produtos de segunda categoria, no entanto, com o bom desempenho mídiatico alinhado a bons rendimentos e com os serviços de streaming, o panorama mudou os rumos dos seriados espanhois.

Assim, a partir do momento que grandes produtoras audiovisuas, como Netflix, Paramount, Mediapro, entre outras começaram a se interessar por produções em solo espanhol, o interesse do público por esse tipo de entretenimento mudou.

Além do mais, com a inauguração do primeiro estúdio da Netflix na cidadade de Madri, em ‘Tres Cantos, na periferia norte da capital espanhola, fez com que Madri obtivesse o status do núcleo de produções de séries. Com a facilidade dos serviços de streaming essas novas produções feitas em terras espanholas ganharam o mundo.

Dessa maneira, esses sucessos das séries espanholas não se limitam apenas ao terreno hispânico, com os serviços virtuais em alta nas plataformas da Netiflix, por exemplo, torna-se cada vez mais fácil ver e explorar as produções audiovisuais espanholas de toda parte do mundo, expandindo dessa forma, um pouco da cultura espanhola.

A exemplo disso, pode ser citada a série La Casa de Papel, que conta uma história clássica de um plano perfeito com o objetivo de assaltar a Casa da Moeda da Espanha. Na série, o mentor do assalto, Professor (Álvaro Morte) recruta vários assaltantes da cidade para roubar a Casa da Moeda, trama que parece envolver o telespectador, que tende a ficar viciado no enredo da série.

erros de la casa de papel
Série La Casa de Papel. | Foto: Reprodução.

Outro  fator porque as séries espanholas fazem tanto sucesso é que o idioma espanhol está em alta. Com o aumento do streaming e a descentralização das produções de seriados, a busca por produtos de língua não inglesas tem aumentado.

Além dos serviços de streaming, o que tem aumentado muito no mundo digital é o acesso aos conteúdos de língua não inglesa, o sucesso de grandes produções em solo espanhol tem atingido os telespectadores de todas as partes do mundo.

A partir disso, muitas pessoas entram em contato com séries “fora do ramo linguístico inglês”, fazendo com que fiquem expostas a uma nova experiência linguística, o que parece render lucros, trazer retornos e fazer com que as grandes produtoras queiram cada vez mais investir no mercado das séries espanholas’, trazendo benefícios a ambas as partes – tanto para os produtores que as produzem como também para os telespectadores que, através da trama que se passa em território espanhol, ficam expostos a uma nova cultura e linguagem.

assistir à As Telefonistas
Série As Telefonistas. | Foto: Reprodução.

No especto cultural, esse mercado espanhol, que está em ebulição, conta com grandes produções, como: Elite, La Casa de Papel, Vis a Vis, Merlí, As Telefonistas, entre outras que têm aumentado a curiosidade do porquê as séries espanholas fazem tanto sucesso no Brasil. De fato, o consumo do conteúdo espanhol pelos brasileiros tem aumentado desde a chegada da Netflix ao país, em 2011.

De lá pra cá seu cardápio de streming tem aumentado e vários brasileiros puderam acompanhar de perto as séries hispânicas, e mesmo que a empresa tenha interesse em produzir tramas de ”autoria brasileira”, essas produções continuam a fazer sucesso por aqui.

Não há nada tão especial que faça com que as séries castelhanas sejam uma febre no Brasil, mas com uma coisa muitos concordam: a proximidade cultural e linguística são um dos motivos que mantém os brasileiros tão fixados nas tramas das produções espanholas. Então, esses parecem ser alguns dos motivo para que as séries espanholas façam tanto sucesso, tanto no Brasil como no mundo todo, e, a partir disso, conquistem cada vez mais gente.

______________________________
Por William José – Fala! UFPE

Tags mais acessadas