Veja alguns lugares nacionais para conhecer depois da quarentena
Menu & Busca
Veja alguns lugares nacionais para conhecer depois da quarentena

Veja alguns lugares nacionais para conhecer depois da quarentena

Home > Lifestyle > Viagens > Veja alguns lugares nacionais para conhecer depois da quarentena

O Brasil possui diversas paisagens e climas espalhados por todo o seu território. De grandes e densas florestas a praias paradisíacas, o país ‘bonito por natureza’ encanta todos que o visitam. Aos próprios brasileiros, vale conhecer todas as maravilhas escondidas desde o início dos cerrados ao final dos pampas.

Por isso, uma seleção de jóias escondidas pelos 5 cantos do Brasil foi feita para inspirar passeios após o período de quarentena devido aos vírus da Covid-19.

Lago do Robertinho – Boa Vista

brasil
Região de Boa Vista. | Foto: Grupo Escolar.

A começar pela região norte do país, que reúne sete estados, a recomendação vem de Roraima. Localizada a 50km da capital, Boa Vista, o Lago do Robertinho é uma atração imperdível para os turistas que visitam a região. 

Isso porque, além de ser um espaço super tranquilo possui uma ótima estrutura: mesas, cabanas de palha, banheiro e restaurantes à disposição.

o que fazer depois da quarentena
Lago do Robertinho. | Foto: Seguindo Viagem.

 A água é quente e transparente; é possível ver vida marinha – como peixes pequenos – passando pelas redes postas entre as cabanas. Lembra um clima praiano, apesar da água ser doce pois não há nenhum contato com o Oceano.    

As crianças participam por completo do passeio, já que o lago é bem rasinho e possui movimento de correnteza. Além disso, há um grande tobogã para divertir a todos, que cai diretamente dentro da água.

Devido à proximidade do Lago com a cidade de Boa Vista, a melhor opção hoteleira é na própria capital. A melhor forma de ligação entre ambos é o aluguel de um carro.          

Lago do Robertinho
Lago do Robertinho. | Foto: Seguindo Viagem.

Lagoa Misteriosa, em Jardim (MS)

lagoa misteriosa visitar
Região da Lagoa Misteriosa. | Foto: Projeto Paidéia.

A região mais interiorana no Brasil também esconde belezas preciosas; em um clima florestal, Mato Grosso de Sul chama turistas de todo o Brasil para conhecer seus rios de água cristalina e cheia de vida. A nossa sugestão de passeio, no entanto, é para um lugar que fica a 50 km da região.

A Lagoa Misteriosa é localizada em Jardim, e não é tão popular. A atração é recomendada para todos aqueles que buscam lindas paisagens e muita tranquilidade. É possível observar a lagoa por cima, pelo mirante, ou fazer flutuação.

Lagoa Misteriosa
Lagoa Misteriosa. | Foto: Acervo Lagoa Misteriosa.

A trilha é uma ótima opção para toda a família, que dura ao redor de 1h30min, admirando toda a fauna e a flora, e se reconectar com a natureza.

 Para quem curte aventuras mais radicais, vale a pena fazer o mergulho com cilindro em águas que chegam a 220 m de profundidade. 

passeios para fazer depois da quarentena
Lagoa Misteriosa. | Foto: Acervo Lagoa Misteriosa.

É possível se hospedar perto da Lagoa Misteriosa, pois há pousadas para acolher os turistas. A imensidão azul é cativante, mas pouco conhecida, embora certamente valha a visita. Para mais informações, acesse aqui.

Praia dos Padres – Guarapari, Espírito Santo

onde fica a praia dos padres
Região da Praia dos Padres. | Foto: Infobibos.

É claro que não poderia faltar uma recomendação praiana para visitar o mar depois da quarentena. O único detalhe é que as areias vêm de um estado pouco conhecido por suas belezas. O Espírito Santo – vizinho direto do Rio de Janeiro e da Bahia – pode te encantar.

A Praia do Padres, localizada na cidade de Guarapari (sul do estado), conta com água salgada transparente, areia clara e muito sol.  

Praia dos Padres
Praia dos Padres. | Foto: Melhor mês do ano.

A extensão da praia não é grande, mas é possível fazer caminhadas pela orla. Pode-se dizer que seu ponto positivo também é seu ponto negativo. Sendo assim, a baixa infraestrutura e difícil acesso – que é dado por meio de uma escada, sem estacionamento – se transformam em tranquilidade e beleza. 

Para quem quer aproveitar em família, há muitas vagas para estacionar o carro e sempre alguns ambulantes vendendo aperitivos. O mar é pouco agitado, havendo a possibilidade de se divertir com crianças pequenas. 

 

viajar depois da quarentena
Praia dos Padres. | Foto: Bruno Penna.

Parque Nacional da Serra da Capivara – Piauí

onde fica o parque nacional da serra da capivara
Região do Parque Nacional da Serra da Capivara. | Foto: Anprotec.

Ao referir-nos ao nordeste brasileiro é difícil não pensar nas belas praias que acercam todo a costa. Entretanto, o estado que possui o menor litoral na região é o dono da nossa sugestão.    

O Piauí está localizado em uma região que sofre muito com a seca da caatinga. E é exatamente nela que habita um dos maiores sítios arqueológicos do planeta! 

Parque Nacional da Serra da Capivara. | Foto: ViagemTurismo/Abril.

O Parque Nacional da Serra da Capivara fica próximo da cidade de São Raimundo Nonato, onde é possível ficar hospedado. O parque proporciona uma experiência incrível a todos os amantes de história, arqueologia, antropologia e a vida animal da região. Isso porque está exposto aos visitantes pinturas rupestres mais antigas das américas, produção de cerâmica e os próprios sítios arqueológicos.

É sempre possível contar com as belezas da flora e, principalmente, da fauna – com a visita de diversos animais silvestres. Há também o Museu do Homem Americano, que reúne todas as peças mais antigas em um só lugar. É considerado Patrimônio Cultura da pela Unesco desde 1991.

Para quem vai com a família, há diversos mirantes para apreciar a paisagem local, assim como caminhadas que passam entre as grandes formações rochosas e um espaço para observação de pássaros, sempre muito coloridos. O local conta com infraestrutura, tendo banheiros e restaurantes por todo o complexo.            

pinturas rupestres no brasil
Pinturas rupestres. | Foto: ICMBio.

Para quem é mais fã de aventuras, há longos trekkings (caminhadas) nos diferentes níveis de dificuldade, como também cicloturismo para conhecer o parque – é necessário levar bicicleta.  

Vale lembrar que o passeio para ver as pinturas rupestres pode ser dentro de cavernas ou por passarelas, quando os desenhos estiverem do lado de fora. 

Morretes, Paraná

onde fica morretes
Região de Morretes. | Foto: Fitlaser.

A menor região do Brasil também é bem representada, e não sai por baixo no quesito beleza em comparação às outras regiões. Sendo o lugar mais frio do país, devido ao próprio posicionamento geográfico, os encantamentos regionais são apresentados tanto em climas mais quentes como mais frios.

Morretes está situada na serra paranaense e é uma cidade histórica no Brasil. Isso porque possui uma herança colonial, isto é, casarões antigos e arquitetura colonial. Rodeada pela mata atlântica, a natureza compõe o cenário ao fundo; o Rio Nhundiaquara desfila pelo centro da cidade, ponto principal do comércio, que conta com restaurantes e pequenas pousadas.

Morretes tem outra atração imperdível: a ligação entre Curitiba – capital do estado paranaense – e a cidade serrana pode ser feita de trem, meio de transporte pouco utilizado no Brasil. Segundo o jornal The Guardian, o Trem Serra Verde Express está entre os passeios mais pomposos e encantadores do mundo. 

Trem Serra Verde Express
Trem Serra Verde Express. | Foto: Turismo.ig.

Para os que curtem aventuras nos passeios, é possível fazer caminhadas pelas trilhas e cachoeiras ao redor da cidade, assim como trekking e prática de camping no Pico do Morumbi.

A gastronomia característica advém da cultura portuguesa, trazida ao Brasil há cerca de 300 anos: o barreado. É muito comum em toda a região próxima do litoral e serrana, onde está Morretes, e servem pratos a preços acessíveis.

morretes
Morretes. | Foto: Transportal.

___________________________________
Por Nina Galiotte – Fala! Cásper

Tags mais acessadas