Rotina de exercícios: saúde e dedicação na quarentena
Menu & Busca
Rotina de exercícios: saúde e dedicação na quarentena

Rotina de exercícios: saúde e dedicação na quarentena

Home > Lifestyle > Saúde > Rotina de exercícios: saúde e dedicação na quarentena

Mens sana in corpore sano. Dialeto original do latim traz a ideia de “corpo são, mente sã” e ainda reforça a convicção de que na busca por um bem-estar mental é necessário atentar-se ao seu corpo físico e vice-versa.

A partir desse pressuposto é interessante pensar que nós humanos, ao sermos colocados em situações de vulnerabilidade e de mudança de hábitos, tendemos a apresentar sintomas de ansiedade, gerando o estresse que, por fim, tem a capacidade de diminuir a nossa saúde em diversos níveis (físico, mental e emocional), além de poder provocar até mudanças no cérebro.

Pensando nisso e perante o cenário atual em que nos encontramos, sob mudanças causadas pelo alastramento do Covid-19, será ser possível encontrar um equilíbrio individual, a partir do cuidado físico e mental na busca de uma mente e um corpo saudável?

Um dos caminhos mais eficazes nesta busca, sem dúvidas, é a prática de exercícios físicos. Além de ser essencial para uma melhora na sua resistência, no controle de peso e no sistema imunológico, esse tipo de atividade ainda tem impacto positivo na diminuição de sintomas como estresse, ansiedade e depressão. 

exercícios em casa
É indicado manter uma rotina de exercícios físicos na quarentena. | Foto: Reprodução.

Ademais, se engana quem acha que não é viável exercitar-se dentro de casa. Na verdade, de uns anos para cá, com o avanço da internet, ficou muito mais fácil encontrar vídeos de treinos on-lines autoexplicativos e que se mostram realmente efetivos, só é necessário ter disciplina e foco para manter uma rotina de treinos. Sendo ainda, que, muitos desses, não necessitam de nenhum equipamento, o trabalho é feito inteiramente com o peso do seu próprio corpo.

Tais aulas existem tanto na forma gratuita quanto em pacotes que podem ser pagos, permitindo, assim, o acesso a um conteúdo mais completo. Canais do YouTube, como Exercício em casa e Carol Borba, contam com várias modalidades de treinos, onde englobam um trabalho de todo o corpo.

Outra opção, também, são alguns aplicativos disponíveis para download em smartphones, sendo necessário, em determinados apps, a necessidade de pagar para ter acesso a conteúdos exclusivos.

Além de todas essas posibilidades, para quem não se identifica com exercícios localizados e a “malhação tradicional”, existem inúmeros vídeos e aulas de danças, que podem ser feitos em qualquer cômodo desde que haja fôlego, ritmo e disposição. Dois dos canais de dança mais famosos do YouTube são o Daniel Saboya e o FitDance.

O importante mesmo é não se ver preso num estado de desânimo e descrença. Somos seres adaptáveis e, justamente por isso, capazes de buscar flexibilidade e equilíbrio para enfrentar as dificuldades. Nunca se esqueça: corpo são, mente sã.

_________________________________
Por Isabel Mello – Fala! Cásper

Tags mais acessadas