Receita fácil de hambúrguer para abandonar o fast-food
Menu & Busca
Receita fácil de hambúrguer para abandonar o fast-food

Receita fácil de hambúrguer para abandonar o fast-food

Home > Lifestyle > Saúde > Receita fácil de hambúrguer para abandonar o fast-food

A preferência por alimentos prontos e industrializados é uma realidade no Brasil. O país é um dos locais onde as pessoas mais consomem fast-food no mundo. A EAE Business School realizou uma análise dos hábitos de consumo nesse segmento alimentício há alguns anos. Hoje, os números são mais altos, o que gera o questionamento sobre como está a situação de saúde da população em geral. 

Receita de hambúrguer: deixe de lado o fast-food
Mais da metade da população adulta brasileira está com excesso de peso |
Foto: i yunmai@yunmai

Uma publicação do Ministério da Saúde constatou que 55,7% da população adulta está com excesso de peso e 19,8% está obesa, de acordo com a Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), de 2018. Dados da mesma origem ainda mostram que mais de 7% da população adulta apresenta diabetes e mais de 24% hipertensão, doenças que podem estar relacionadas à obesidade. Uma Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) indica que, dentre os adultos com diabetes, 75,2% têm excesso de peso e, entre os da mesma faixa etária com hipertensão, 74,4% também apresentam excesso de peso.

Os resultados acima estão intimamente relacionados aos hábitos alimentares nada saudáveis dos indivíduos. Além disso, a falta de atividade física é um fator preponderante. Em alguns casos também entram os problemas hormonais e genéticos. Prezar por um cardápio o mais fresco possível e livre de aditivos químicos é um início para ter uma alimentação cada vez mais equilibrada. 

Pensando nisso, e continuando com o assunto sobre fast-food, você já pensou em preparar um lanche bem parecido ao do McDonald’s e, às vezes, até mais saboroso? Você vai aprender com Aluísio Nahime (@arnahime), que já participou do Masterchef, como preparar um hambúrguer caseiro em pouquíssimo tempo! 

Como o próprio cozinheiro disse, é possível deixar o hambúrguer com a porcentagem de gordura que você deseja. Quanto menos gordura, menos calorias o seu prato vai ter. O sal é o único condimento utilizado para a receita, não é necessário adicionar aqueles temperos prontos lotados de sódio, o que deixará a sua carne ainda mais saudável. 

Receita fácil de hambúrguer para abandonar o fast-food
É possível adicionar o pão de sua preferência nesta receita fácil de hambúrguer

O queijo utilizado foi o cheddar, mas você pode adicionar opções mais “magras”. Além disso, acrescente alface, tomate, ou salada de sua preferência e deixe a refeição ainda mais completa. Em relação ao pão, você pode trocar por opções integrais, mas as calorias serão praticamente as mesmas, em contrapartida, a quantidade de fibras será maior. 

E os complementos? 

Faça uma batata “frita” sem óleo e surpreenda-se com o sabor. Corte a batata inglesa em palitinhos e cozinhe na água com sal. Após escorrer, tempere com azeite e outras ervas como orégano. Deixe assar até ficarem mais “sequinhas” por fora. Para quem tem airfryer, é só marcar 25 minutos a 180ºC e pronto: lembre-se de colocar as batatas já cozidas no aparelho!   

Receita fácil de hambúrguer para abandonar o fast-food
Batata feita sem óleo é uma opção de acompanhamento para hambúrguer

Como você percebeu, com alguns tipos de receita é possível emagrecer, ter um estilo de vida mais saudável e ainda optar por ingredientes benéficos ao organismo. Assim, não é difícil que o projeto verão dure o ano todo!

Tags mais acessadas