Receita de kefir é uma opção para o verão!
Menu & Busca
Receita de kefir é uma opção para o verão!

Receita de kefir é uma opção para o verão!

Home > Lifestyle > Saúde > Receita de kefir é uma opção para o verão!

O kefir é diferente do iogurte, apesar de oferecer alguns benefícios similares. Por ser um alimento rico em bactérias não patogênicas, ou seja, que não causam doenças, pode beneficiar a flora intestinal. Além disso, é excelente para o verão, por ser uma opção leve, que combina com frutas e outros cereais.

Aprenda uma receita de kefir super saudável para o verão

Ele é considerado funcional por “colonizar” as bactérias benéficas ao organismo. Por isso, é uma forma eficaz contra infecções e na melhora do sistema imunológico como um todo.

A sua receita é bem simples, entretanto, é preciso tomar alguns cuidados antes de produzi-la. Primeiro, saiba que existem duas opções diferentes: com água e com leite. Cada cultura apresenta características únicas e não deve ser misturada à outra.

Tipos de kefir

Kefir com leite

Conta com mais lactobacilos e microorganismos. Por isso é mais completo nutricionalmente. O valor energético é, basicamente, referente ao leite que você utiliza: o integral, por conter mais gorduras, é mais calórico.

Entretanto, devido ao processo de fermentação, algumas calorias são “perdidas”. Ou seja, 200 mL de kefir tem um pouco menos de calorias do que 200 mL de leite desnatado, se você utilizar o desnatado, ou integral, caso você utilize o integral.

Kefir com água

O kefir feito com água é uma bebida fermentada que parece gaseificada, mas não é composta por bactérias acéticas. É indicado para pessoas intolerantes à lactose e também contém, normalmente, poucas calorias.

Benefícios do kefir

Abaixo estão listados alguns outros benefícios do kefir à saúde:

  • auxilia no tratamento de gastrite, úlcera e refluxos;
  • pode melhorar problemas hepáticos, pois controla a produção de bile;
  • pode contribuir na melhora de problemas intestinais como diarreias e constipações;
  • age contra problemas respiratórios como asma e bronquite, e como coadjuvante no tratamento de tuberculose;
  • pode auxiliar na melhora da pele, no crescimento do cabelo e em unhas mais saudáveis;
  • contribui na síntese muscular, pois potencializa a absorção de glicose pelas células.

No vídeo, a nutricionista Patricia Leite (@nutricionistapatricialeite) apresenta mais informações acerca do alimento, além de explicar como tomar e quais acompanhamentos seriam ideais para você que deseja emagrecer, ou até ganhar massa muscular.

Receita de kefir com leite

Ingredientes

  • 1/2 litro de leite (de sua preferência);
  • 1 colher de sopa dos grãos de kefir.

Modo de preparo

Coloque os grãos em um recipiente, cubra com um plástico ou pano de prato e deixe em um lugar fechado de 12 até 36 horas. Quanto mais tempo deixar, menos lactose o kefir terá. Coe em algum recipiente de plástico. Guarde o líquido na geladeira para consumir. Os grãos que ficarem na peneira deverão ser utilizados no preparo do próximo kefir e, assim, sucessivamente.

Tags mais acessadas