Receita de doce pode ajudar a emagrecer: confira!
Menu & Busca
Receita de doce pode ajudar a emagrecer: confira!

Receita de doce pode ajudar a emagrecer: confira!

Home > Lifestyle > Saúde > Receita de doce pode ajudar a emagrecer: confira!

Existem várias explicações para aquele momento em que você deseja um chocolate. Principalmente em situações de maior ansiedade e estresse, o corpo busca por sensações de prazer, e muitas delas podem vir da comida. Por isso, vários tipos de receita saudáveis podem ser a solução. Comer doce e continuar a emagrecer não é impossível.

Donuts são doces muito calóricos por serem fritos e com muito açúcar e gordura |
Foto: Unsplash

Juliana Veloso (@julianavelosonutri), nutricionista especializada em Nutrição Clínica e Esportiva, afirma que alguns neurotransmissores são ativados quando você ingere algum alimento que contenha açúcar e, por isso, o sentimento de prazer acontece. São eles: dopamina, endorfina, ocitocina e serotonina.

Entretanto, a sensação de felicidade, bem-estar e satisfação é momentânea e pode gerar um ciclo vicioso prejudicial à saúde, fazendo com que você busque por mais alimentos “vazios” em nutrientes, excluindo as variáveis mais saudáveis do cardápio. Para que isso não aconteça, aposte em opções mais benéficas ao organismo, feitas com ingredientes funcionais.

No programa Manhã Total, a jornalista e apresentadora Mônica Cunha recebeu a profissional para falar um pouco mais sobre essas alternativas saudáveis de doce. Juliana fez questão de enfatizar que, de vez em quando, não há problema em saborear alguma sobremesa que te agrade. A questão é quando isso se torna um hábito, o que pode afetar negativamente o sistema imunológico.

Para exemplificar sua fala, até trouxe uma receita de tortinha de limão tradicional, essa sim com açúcar e outros ingredientes como bolacha e manteiga, que pode ser visualizada no vídeo. Para a nutricionista, o segredo está em balancear as quantidades e saborear cada mordida, sem pressa para terminar de comer.

Uma outra dica que ofereceu é dividir sempre com amigos e familiares, assim você não tem a possibilidade de ingerir tudo sozinho e fazer com que todo o seu esforço e dedicação sejam perdidos.

Além da tortinha de limão, outras receitas como mousse de chocolate, trufas e brownie foram mencionadas. Aprenda, a seguir, a receita do mousse de chocolate funcional, sem açúcar e sem lactose, ideal para comer à noite como ceia, ou em qualquer horário que sentir vontade de algo mais doce e saboroso, principalmente agora no verão!

Mousse de chocolate sem açúcar e sem lactose

O avocado é semelhante ao abacate, porém apresenta um tamanho menor e costuma ser mais doce | Foto: Unsplash

Ingredientes

  • 1/2 abacate (pode ser avocado) congelado ou 1 banana congelada (caso não goste de abacate);
  • leite de coco a gosto (até adquirir a textura desejada);
  • 2 quadradinhos de chocolate meio amargo sem açúcar e sem lactose;
  • adoçante xilitol a gosto;
  • coco ralado sem açúcar para decorar (opcional).

Modo de preparo

Bata no liquidificador ou mixer o abacate congelado ou a banana já em pedaços, o leite de coco e o adoçante até ficar homogêneo. Enquanto isso, derreta o chocolate no microondas por, aproximadamente, 30 segundos. Incorpore o chocolate derretido à mistura do liquidificador, salpique o coco ralado por cima e pronto. A receita pode ser armazenada na geladeira, mas é interessante consumir na hora!

Benefícios do abacate à saúde

O abacate é encontrado com maior facilidade no Brasil em relação ao avocado. Além disso, o seu preço é mais acessível. Abaixo está a tabela referente a uma unidade média.

322kcal
17.15g de carboidrato
1.33g de açúcar
4.02g de proteínas
29.47g de gorduras
13.5g de fibras
14mg de sódio
975mg de potássio

Ele é rico em ácidos graxos monoinsaturados. Por isso, proporciona uma diminuição do LDL (“gordura ruim”) e aumento do HDL (“gordura boa”). É indicado também para reduzir o colesterol e promover maior saciedade entre as refeições.

Além disso, a fruta contém vitaminas A, E, C, do complexo B e sais minerais como fósforo, cálcio e ferro. Mais especificamente as vitaminas E e C têm uma função antioxidante, que serve para combater os radicais livres que causam o envelhecimento.

Para saber a diferença nutricional entre o abacate e avocado, clique aqui!

Tags mais acessadas