Picolé saudável para o verão: confira ingredientes
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Picolé saudável para o verão: confira ingredientes

Picolé saudável para o verão: confira ingredientes

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No verão, o picolé pode ser uma excelente opção de sobremesa e até lanche da tarde. Ele refresca e ainda garante muitos nutrientes à sua refeição, devido à adição das frutas. Afinal, você não precisa parar de comer doce para emagrecer, é só ter moderação e fazer escolhas inteligentes.

Neste vídeo, a nutricionista Simone Bach (@cozinhabachoficial) ensina como preparar dois sabores de picolés sem açúcar refinado e sem aditivos químicos. São compostos por ingredientes acessíveis e muito fáceis de fazer. Confira!

A primeira opção é interessante pois, além do suco de laranja, são adicionados pedaços de cenoura cruas. A laranja contém vitamina C, muito importante para fortalecer o sistema imunológico. Já a cenoura apresenta uma grande quantidade de betacaroteno, importante para uma boa visão e para manter a pele saudável. Adicionar a manga, por mais que seja uma fruta mais calórica, é uma forma de substituir o açúcar refinado, um ingrediente tão inflamatório ao organismo.

Na segunda opção, é importante destacar os benefícios do cacau. Ele é um alimento rico em flavanoides, que apresentam uma propriedade vasodilatadora, facilitando a circulação sanguínea, estabilizando a pressão arterial e consequentemente ajudando na prevenção de doenças cardiovasculares. Por isso, você não precisa excluir completamente o chocolate da sua rotina saudável.

Picolé saudável para o verão: confira ingredientes
Saiba como fazer um picolé de chocolate saudável e sem açúcar refinado | Foto: Anshu A.

Confira outras opções de picolés, só que agora menos calóricos, com mais ingredientes saudáveis para fazer na sua própria casa!

Picolé de limão

Limão siciliano | Banco de Imagens Unsplash

O limão é uma fruta com baixíssima quantidade de frutose, um tipo de carboidrato. Assim, apresenta poucas calorias. Para a receita saudável, você deve substituir o açúcar por xilitol, ou por qualquer outro adoçante de sua preferência.

Ingredientes

  • 250 mL de água;
  • 30 mL de suco de limão (qualquer tipo);
  • 40 g de xilitol. Se utilizar outro adoçante, fique atento às quantidades, que podem variar.

Modo de preparo

Bata tudo no liquidificador ou mixer e coloque em forminhas de picolé ou de gelo. Espere congelar para comer ou servir.

Picolé de morango cremoso

Morangos são frutas pouco calóricas | Banco de Imagens Unsplash

Faça uma vitamina apenas com morangos, leite desnatado e mel: ela ficará muito cremosa. Ao preparar o picolé, adicione pedacinhos da fruta no líquido e espere congelar.

Ingredientes

  • 200 mL de leite desnatado ou leite de coco para beber (opção vegana);
  • aproximadamente 60 gramas de morangos picados congelados;
  • 2 colheres de sopa de mel ou melado de cana (opção vegana);
  • morangos picados.

Modo de preparo

Bata tudo no liquidificador ou mixer, menos os morangos picados que não estão congelados. Coloque em forminhas para picolé, adicione os pedacinhos de morango e deixe no freezer até adquirirem uma consistência mais firme.

Picolé de frutas vermelhas

Picolé de frutas vermelhas é uma opção menos calórica | Banco de Imagens Unspash

Ingredientes

  • Morangos congelados;
  • amoras congeladas;
  • framboesas congeladas;
  • iogurte natural desnatado ou leite de coco;
  • açúcar de coco ou xilitol;
  • coco em flocos grossos sem açúcar.

Modo de preparo

Bater no liquidificar ou mixer até adquirir a consistência desejada. Salpicar o coco por cima antes de servir. Lembre-se: ao utilizar o açúcar de coco, seu picolé ficará mais escuro. Ao utilizar o xilitol, ele ficará mais rosado. Em 100 gramas de morango são apenas 30 calorias: aproveite!

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