Messi ficou: o que esperar do Barcelona para a temporada 2021?
Menu & Busca
Messi ficou: o que esperar do Barcelona para a temporada 2021?

Messi ficou: o que esperar do Barcelona para a temporada 2021?

Home > Notícias > Esporte > Messi ficou: o que esperar do Barcelona para a temporada 2021?

A pré-temporada do Barcelona começou da pior maneira possível, quando Lionel Messi pediu abertamente para deixar o clube, o que já era esperado após o sonoro 8×2 sofrido pelo Bayern de Munique. Mas, depois de muitas discussões, ataques à diretoria do clube e críticas ao presidente Josep Maria Bartomeu, o camisa 10 acabou ficando por mais um ano, para evitar uma briga judicial com o clube.

Com a possível saída de Lionel Messi no final da temporada 2020/2021, com a saída de ídolos recentes, como Luis Suárez e Ivan Rakitic, e com uma troca (necessária) no comando do clube, Ronald Koeman é o novo técnico, o que podemos esperar dessa última temporada do Barcelona com o maior jogador da sua história?

Barcelona

Reforços para a temporada

A janela de transferências do Barcelona foi bem movimentada, e muitos reforços chegaram. Francisco Trincão, jovem promessa portuguesa, Sergiño Dest, ex-lateral direito do Ajax, e também Miralem Pjanic, que chegou da Juventus em uma troca pelo meio-campista brasileiro Arthur, que chegou ao Barcelona com o status de “Novo Xavi” e deixou o clube pela porta dos fundos.

Coutinho
Coutinho está de volta a equipe culé. | Foto: Reprodução.

Mas um dos melhores reforços para o clube foi a volta de Phillipe Coutinho, que estava emprestado para o Bayern de Munique na temporada passada, onde conquistou a tríplice coroa. Mesmo com uma passagem não tão brilhante pelo time alemão, o meia brasileiro conseguiu bons números, principalmente na reta final da UEFA Champions League.

A sensação Ansu Fati e o uso de La Masia

Ansu Fati Barcelona
Ansu Fati, esperança do Barcelona. | Foto: Joan Monfort.

Além de todos os reforços, essa será a primeira temporada completa do jovem Ansu Fati na equipe principal do Barcelona. O jovem de 17 anos é uma das principais promessas do mundo, e quem quiser saber um pouco mais sobre ele, já temos um texto na página, na série Craques do Futuro.

O novo camisa 22 da equipe culé está sendo moldado para ser o que Lionel Messi foi para Ronaldinho em 2003. A esperança de um futuro melhor para a equipe catalã passa muito pelos pés dele, além de outros jogadores da base brilhante do Barcelona, La Masia como é conhecida. 

Além de Ansu Fati, também podemos citar outros jogadores, como, por exemplo, Riqui Puig e Jean-Clair Todibo. O espanhol foi muito bem na reta final da La Liga na temporada passada e deu um ritmo de jogo diferente para o time. Mas, neste começo de temporada, o treinador Ronald Koeman disse que não pretende em contar com o jogador, que já falou abertamente que deseja ficar e quer provar que serve para ser um jogador do Barcelona.

Diminuição na folha salarial

Além de muitos reforços, o Barcelona também teve muitos jogadores de saída durante toda a janela de transferências, saíram Arda Turan, Ivan Rakitic, Arthur, Luis Suárez, Arturo Vidal e Nélson Semedo. Muitos desses jogadores já não entregavam tudo que o time precisava, como o ex-camisa 9, que saiu de graça para o Atlético de Madrid.

Suárez fora do Barcelona
Suárez já em campo pelo Atlético de Madrid. | Foto: Rodrigo Jimenez.

O uruguaio deixa o clube após 5 anos como o terceiro maior artilheiro da história do clube, conquistando 1 UEFA Champions League, 4 La Ligas, 4 Copas do Rei, além de um Mundial de Clubes e uma Supercopa da UEFA. Outro jogador que conquistou todos esses títulos foi o croata Rakitic, que agora está de volta ao Sevilla, após uma passagem regular pela equipe azul grená.

Fator Lionel Messi e a Champions League

Lionel Messi
Lionel Messi com a nova camisa do Barcelona. | Foto: Reprodução.

Inegavelmente, todos sabemos que Lionel Messi é o maior jogador da história do Barcelona. Mesmo com todos os problemas dentro e fora de campo nas últimas temporadas, o argentino “decidiu” ficar para ter sua temporada de despedida. E mesmo sem conseguir enxergar um sinal de melhora, o camisa 10 já garantiu que dentro de campo vai esquecer todos os problemas e tentar conquistar todos os títulos pela equipe culé.

Já na UEFA Champions League, o Barcelona caiu no grupo H, com a Juventus, o Dinamo Kiev, da Ucrânia, e o Ferencvárosi, da Hungria. Essa é a primeira vez que veremos um confronto entre Lionel Messi e Cristiano Ronaldo pela fase de grupos da Liga dos Campeões, que ainda não tem uma data exata para começar. O argentino está em busca de seu quinto título na competição, que já conquistou em 2006, em 2009, em 2011 e em 2015.

O que esperar do Barcelona para a temporada 2020/2021?

Pode ser uma temporada boa, assim como pode ser mais uma temporada decepcionante. Nos dois primeiros jogos de La Liga, o time conseguiu duas vitórias convincentes, 4×0 contra o Villarreal e 3×0 contra o Celta de Vigo, com duas partidas muito boas de Ansu Fati, que marcou 3 gols, e também de Phillipe Coutinho, que já tem 3 assistências no campeonato.

Na La Liga, o Barcelona pode disputar o título como faz em todas temporadas; na Champions League, é esperado que o time se classifique de forma tranquila na fase de grupos. Mas tudo depende muito do que será Lionel Messi na sua “última dança” pelo Barcelona, acompanhado pelos jovens de La Masia, pelos reforços que chegaram e por um treinador que sabe o que é ser Barcelona.

Então, vamos acompanhar mais uma temporada do time que encantou o mundo com Pep Guardiola, o time que encantou o mundo com o trio MSN, e o time que fez muita gente se apaixonar por futebol. Só o futuro dirá o que será essa última temporada de Lionel Messi pelo Barcelona.

_________________________
Por Leonardo Pignatari – Fala! Esporte em Pauta

Tags mais acessadas