Semifinais da UEFA Champions League: Relembre as partidas
Menu & Busca
Semifinais da UEFA Champions League: Relembre as partidas

Semifinais da UEFA Champions League: Relembre as partidas

Home > Notícias > Esporte > Semifinais da UEFA Champions League: Relembre as partidas

Os 4 semifinalistas decidem as duas vagas na final durante esta semana, vamos relembrar as partidas das quartas de final da UEFA Champions League que definiram os 4 times que buscam uma vaga na grande final.

Relembre as quartas de final da Champions League

PSG 2×1 Atalanta

Neymar
Neymar e Mbappé em partida contra a Atalanta. | Foto: Diego Ramos/AFP.

A primeira partida das quartas de final aconteceu na quarta-feira, dia 12 de agosto, o jogo entre Paris Saint-Germain e Atalanta foi um dos melhores jogos dessa fase eliminatória. Uma Atalanta muito bem organizada e bem treinada por Gian Piero Gasperini contra o PSG desfalcado de alguns jogadores importantes, comandado pelo alemão Thomas Tuchel.

Logo no começo do primeiro tempo, Neymar teve uma chance cara a cara com o goleiro Sportiello, e desperdiçou, talvez, a melhor chance do jogo. E mesmo com toda pressão, após um bate e rebate na área, Duvan Zapata só rolou a bola para Mario Pasalic, que acertou um belo chute de esquerda e abriu o placar para o time italiano, foi o terceiro gol do croata na Champions League.

Porém, no segundo tempo, após a entrada de Kylian Mbappé, a pressão do time francês deu resultado. Mas, apenas no final de jogo, aos 45 minutos, após bela jogada do camaronês Choupo-Moting, Neymar tentou o chute e a bola acabou sobrando para o zagueiro brasileiro Marquinhos, que só empurrou a bola para dentro.

E ainda na segunda etapa, aos 48 minutos, após mais uma bela jogada entre o trio de ataque Neymar, Mbappé e Choupo-Moting, o gol da classificação saiu, e o alívio do time francês de chegar na semifinal, o que não acontecia desde a temporada 1994/1995, quando caiu para o Milan. Mas, agora, o time francês, comandado pelo brasileiro, é o favorito para chegar à final.

RB Leipzig 2×1 Atlético de Madrid

UEFA Champions League
Time do RB Leipzig comemorando um dos gols contra o time madrilenho. | Foto: Getty Images.

Uma das surpresas das quartas de final, o RB Leipzig, time que “nasceu” em 2009, eliminou um dos favoritos para chegar à grande final, o Atlético de Madrid, time que nunca foi campeão, mas recentemente chegou a duas finais, onde perdeu ambas para o seu rival de cidade, Real Madrid.

Um primeiro tempo fraco tecnicamente, onde o time alemão teve mais posse de bola, mas o time espanhol teve uma finalização a mais. Já na segunda etapa, logo aos 5 minutos, o espanhol Dani Olmo abriu o placar para o Leipzig, chegando ao seu terceiro gol nesta atual edição, sendo dois pelo seu ex-time Dinamo Zagreb.

Mas, após a entrada de João Félix, o time espanhol cresceu no jogo e conseguiu empatar com um gol do próprio português, de pênalti, aos 35 minutos. Entretanto, no finalzinho do jogo, aos 43 minutos, o meio-campista americano Tyler Adams, de 21 anos, fez o gol da classificação do time alemão, que chega à semifinal da Champions League pela primeira vez em sua história.

Bayern de Munique 8×2 Barcelona

Bayern
Comemoração de um dos 8 gols do Bayern contra o Barcelona. | Foto: Manu Fernandez/POOL via Reuters.

O confronto entre Bayern de Munique e Barcelona era o mais esperado das quartas de final, o time alemão entrou como favorito para a partida, mas o time espanhol de Lionel Messi tinha chances de se classificar. Mas dentro de campo, ficou escancarada a desorganização do time espanhol e o massacre do time alemão foi justíssimo.

No primeiro tempo, logo aos 4 minutos, Muller abriu o placar para o time de Munique, mas, aos 7 minutos, o Barcelona já empatou a partida, com um gol contra do zagueiro austríaco David Alaba. Mas, entre os 21 e os 31 minutos, o time alemão fez mais 3 gols, um de Perisic, um de Gnabry e mais um de Thomas Muller e resolveu a partida.

No segundo tempo, quem marcou primeiro foi o Barcelona, gol de Luis Suárez, aos 12 minutos. Mas não adiantou nada, pois logo, 6 minutos depois, após bela jogada de Alphonso Davies, Kimmich fez o quinto gol do time bávaro. E não parou por aí, porque entre os 37 e os 44 minutos, o time alemão fez mais três gols, um de Lewandowski e dois de Philippe Coutinho, ex-jogador do Barcelona.

Uma goleada que vai ficar marcada na história, um sonoro 8×2 que representa mesmo o que o Barcelona é desde 2015. Uma goleada que pode ter sido o último jogo de Lionel Messi pelo time espanhol e, por fim, uma goleada que assusta qualquer time que pode enfrentar o Bayern daqui para frente.

Lyon 3×1 Manchester City

Champions League
Dembelé e Toko-Ekambi comemorando um dos 3 gols do Lyon. | Foto: Damien LG – OL.

A maior surpresa das quartas de final, o Lyon, time que ficou em sétimo lugar na Ligue 1, eliminou o Manchester City de Pep Guardiola, time vice-campeão inglês que era um dos favoritos ao título dessa UEFA Champions League. O time de Manchester entrou na partida com uma escalação muito diferente da tradicional, e essa estratégia não deu certo.

Aos 24 minutos do primeiro tempo, após um lançamento para frente, Maxwel Cornet pegou uma bola sobrada, deu um belo chute, tirando a bola do alcance do goleiro brasileiro Éderson, e abriu o placar para o Lyon. A primeira etapa acabou com o City tendo 68% de posse de bola, mas não converteu isso em gol.

No início do segundo tempo, Guardiola tirou o polivalente Fernandinho para colocar o argelino Riyad Mahrez, o que mudou o jogo. Tanto que, aos 24 minutos, após bela jogada do inglês Raheem Sterling, Kevin De Bruyne, eleito melhor jogador da última edição da Premier League, empatou o jogo para o Manchester City.

Mas isso não foi suficiente, porque o time de Manchester desperdiçou diversas chances, as duas principais foram muito decisivas, a primeira com o brasileiro Gabriel Jesus, que ficou sozinho dentro da área e finalizou por cima, e logo no contra-ataque, Moussa Dembelé, que tinha entrado 4 minutos antes, fez o segundo gol da equipe francesa.

E a chance mais feia desperdiçada pelo City foi com Sterling, que de dentro da pequena área, conseguiu finalizar por cima da trave (imagem abaixo). E, mais uma vez, no contra-ataque, mais um gol de Moussa Dembelé, após falha do goleiro Éderson, só empurrou a bola para o fundo da rede e decretou a classificação do time francês para a semifinal da Champions pela primeira vez na sua história.

Champions League
Gol perdido por Sterling. | Foto: Franck Fife/POOL via Reuters.

Confrontos das semifinais

Pela primeira vez, temos dois times alemães e dois times franceses nas semifinais da Champions League, consideradas por muitos como as duas ligas mais fracas entre as 5 grandes europeias. Os times favoritos para os confrontos que acontecem entre terça-feira (18) e quarta-feira (19) são Paris Saint-Germain e Bayern de Munique, respectivamente.

Mas não podemos descartar os times de Leipzig e Lyon de jeito nenhum, ambos eram considerados como zebras desde as oitavas de final e já eliminaram grandes times que poderiam disputar o título tranquilamente. Então, vamos ficar de olho na tela da TNT, os jogos acontecem às 16:00, e eu pergunto para vocês, quem serão os finalistas dessa Super Champions League?

  • PSG x RB Leipzig — Terça-feira, dia 18, às 16:00
  • Bayern x Lyon — Quarta-feira, dia 19, às 16:00

___________________________________
Por Leonardo Pignatari – Fala! PUC

Tags mais acessadas