Sergiño Dest, conheça a nova esperança do Barcelona
Menu & Busca
Sergiño Dest, conheça a nova esperança do Barcelona

Sergiño Dest, conheça a nova esperança do Barcelona

Home > Notícias > Esporte > Sergiño Dest, conheça a nova esperança do Barcelona

Sergiño Dest é a mais nova aposta do time

O brasileiro Daniel Alves é o jogador com mais títulos na história do futebol, com 43 títulos no total conquistados ao longo de sua carreira. Desses todos, incríveis 23 foram ganhados enquanto ele jogava no gigante Barcelona, onde teve sua melhor fase na carreira, com um parceria excelente com o craque argentino Lionel Messi. Hoje, o lateral joga no São Paulo, atuando como meio-campista, e está com 37 anos de idade.

Desde da saída de Daniel em 2016, o Barcelona teve sérios problemas para encontrar o substituto ideal para o brasileiro e testou jogadores como Sergi Roberto, o espanhol Aleix Vidal e o português Nélson Semedo. Porém, para a temporada 2020–2021, a diretoria do clube catalão vai apostar em um novo jovem para a lateral-direita: o talentoso Sergiño Dest, de apenas 19 anos.

Sergiño Dest

Nascido em Almere, no centro da Holanda, Dest começou sua carreira jogando no pequeno Almere City FC, aos 9 anos de idade, onde ficou até os 12. Depois, se juntou às categorias de base do tradicional Ajax, maior clube do país.

A promessa foi se desenvolvendo ao passar dos anos, chegando ao time sub-17 em 2017 e no sub-19 no ano seguinte. Sergiño estreou no Jong Ajax, equipe reserva que disputa a 2ª divisão holandesa, em outubro de 2018, contra o Jong PSV na derrota por 2×1. Ao todo, ele disputou 17 partidas na liga, marcando 1 gol e distribuindo duas assistências. O jovem ainda jogou a UEFA Youth League, onde o Ajax chegou às oitavas de final e foi eliminado para o Lyon, da França.

Ajax
Sergiño Dest assinando seu 1º contrato profissional com o Ajax. | Foto: Site oficial do Ajax.

Sua estreia como profissional aconteceu em agosto de 2019, pela Johan Cruyff Shield, partida disputada anualmente entre os campeões da liga e da copa da Holanda. Com gols marcados por Daley Blind e pelo dinamarquês Kasper Dolberg, o Ajax levou a taça pela nona vez derrotando o seu grande rival PSV.

Na temporada 2019–2020, Dest logo conquistou o seu espaço na equipe, jogando como titular na Eredivisie pela 1ª vez na terceira rodada contra o VVV-Venlo. Ao todo, a promessa deu 5 assistências em apenas 20 partidas, já que o campeonato holandês foi interrompido por conta da pandemia da Covid-19 e considerado finalizado pela federação do país. Sergiño também esteve presente em 5 das 6 partidas da decepcionante campanha do clube na Liga dos Campeões, onde foi eliminado ainda na fase de grupos.

Seu rápido desenvolvimento e grande potencial despertou o interesse de grandes clubes europeus. O alemão Bayern de Munique chegou a ter um acordo acertado com o jogador, mas, quando a proposta do Barcelona chegou, o jovem não pensou duas vezes em se juntar aos catalães. A equipe espanhola pagou 26 milhões de euros ao Ajax pelo atleta e estabeleceu um contrato até 2025. A multa rescisória para tirar o Dest do clube é de 400 milhões de euros, o que mostra que os espanhóis pretendem utilizar o jogador por muitos anos.

Por seu pai ter nascido nos Estados Unidos, Sergiño escolheu defender a seleção americana e foi convocado pela primeira vez em 2017, para disputar a Copa do Mundo sub-17 daquele ano. O jovem ainda disputou a Copa do Mundo sub-20 dois anos mais tarde e estreou pela seleção principal em setembro, na derrota contra o México por 3×0. Dest ainda disputou mais duas partidas (amistosos diante de Uruguai e Canadá) e foi eleito o melhor atleta masculino jovem dos Estados Unidos no ano.

Características

Sergiño Dest
Sergiño Dest atuando pela seleção dos Estados Unidos. | Foto: Ira L. Black/Getty Images.

Sergiño é um lateral de muita velocidade e chegada na linha de fundo. Sua excelente visão de jogo e bons cruzamentos permite ao atleta dar muitas assistências ao seus companheiros e criar grandes chances para a equipe. Suas maiores fraquezas são na bola aérea e em erros em algumas tomadas de decisão, algo normal para sua idade e que pode ser aprimorado com o passar dos anos.

O técnico Ronald Koeman poderá contar com o talentoso jogador por muitos anos e espera que ele se desenvolva e assuma a posição da equipe rapidamente. Dest faz parte de uma excelente geração de estadunidenses que vêm ganhando espaço em grandes times europeus, como o meia Giovanni Reyna, do Borussia Dortmund, o volante Weston McKennie, da Juventus, e o ponta Christian Pulisic, atleta do Chelsea da Inglaterra, e que prometem ganhar ainda mais destaque em um futuro muito próximo.


*Nós, do projeto Esporte em Pauta, estamos realizando uma parceria com o Fala!; se quiser ter acesso a mais conteúdos sobre os mais variados esportes, procure nossa página no Instagram (@esporte_em_pauta) e no Twitter (@EsportePauta).

____________________________
Por Victor Fardin – Fala! PUC

Tags mais acessadas