O talento de Ansu Fati: Conheça a trajetória do jogador
Menu & Busca
O talento de Ansu Fati: Conheça a trajetória do jogador

O talento de Ansu Fati: Conheça a trajetória do jogador

Home > Notícias > Esporte > O talento de Ansu Fati: Conheça a trajetória do jogador

Conheça mais sobre Ansu Fati, jogador do Barcelona

Dia 14 de agosto de 2020. Uma data que vai ficar marcada na história do futebol europeu e internacional. O Bayern de München aplicou uma goleada histórica por 8×2 em cima do Barcelona no Estádio da Luz, em Lisboa, que evidenciou a grande superioridade do clube alemão à tradicional equipe da Catalunha.

O craque argentino Lionel Messi, jogador do time há mais de 15 anos, chegou a pedir a sua liberação à diretoria, que garantiu que o atleta fica até pelo menos julho de 2021, quando seu contrato chega ao fim.

Em meio a muitas incertezas em relação ao futuro, a maior promessa do clube catalão é o ponta Ansu Fati, de apenas 17 anos. Nascido na capital de Guiné-Bissau, no oeste da África, o jovem se mudou para a pequena cidade de Herrera, na Espanha, aos 6 anos de idade, pois seu irmão mais velho Braima foi contratado para a base do Sevilla.

Jovem Ansu Fati em ação pelo Barcelona, da Espanha (Foto: Alex Caparros)
Jovem Ansu Fati em ação pelo Barcelona, da Espanha. | Foto: Alex Caparros.

Ansu Fati

Ansu começou sua carreira atuando no pequeno clube local e depois jogou pelo Sevilla até os 10 anos. Em 2012, se juntou a “La Masia”, famosa categorias de base do Barcelona.

O talentoso ponta africano foi companheiro de excelentes jogadores, como o japonês Takefusa Kubo, atualmente atleta do Real Madrid, e o lateral Juan Miranda, que estava emprestado ao Schalke 04, da Alemanha, na temporada passada. Fati foi o grande destaque da equipe na UEFA Youth League 2018/2019, a Liga dos Campeões para os jovens jogadores, com 4 gols e 3 assistências, ajudando a equipe a chegar até as semifinais do torneio.

Ansu Fati e Takefusa Kubo juntos comemorando um título na base do Barcelona (Foto: LaSexta)
Ansu Fati e Takefusa Kubo juntos comemorando um título na base do Barcelona. | Foto: LaSexta.

Fati estreou profissionalmente em agosto de 2019, em partida válida pela La Liga contra o Real Betis, aos 16 anos e 298 dias, sendo o 2º mais jovem a atuar pelo Barcelona desde 1941. Na partida seguinte, a promessa marcou seu 1º gol em um empate por 2×2 contra o Osasuna com uma bela cabeçada após o cruzamento do espanhol Carles Pérez. No mês seguinte, Ansu foi o jogador mais novo da história a fazer um gol e dar uma assistência na mesma partida na vitória por 5×2 contra o Valencia.

Ao todo, o guineense marcou 7 gols no Campeonato Espanhol e mostrou grande personalidade atuando pela equipe principal com tão pouca idade. Fati também jogou 5 partidas na Liga dos Campeões, deixando sua marca contra a Internazionale na fase de grupos do torneio, e mais uma vez sendo o atleta mais jovem a marcar na competição na história.

Em setembro de 2019, Ansu conseguiu a sua nacionalidade espanhola, algo desejado tanto pelo atleta quanto pela federação de futebol do país. No mês seguinte, o jovem foi convocado para a equipe sub-21 após a lesão do ponta Carles Pérez e atuou em uma partida contra Montenegro pelas eliminatórias para o Europeu sub-21 de 2021. Porém, o melhor ainda estava por vir.

Na volta do técnico Luis Enrique ao comando da seleção principal, Fati recebeu uma grande oportunidade e não desperdiçou. Foi titular em um jogo contra a Ucrânia pela Liga das Nações da UEFA e marcou o seu 1º gol pela equipe principal, após um belíssimo chute de fora da área.

Ansu Fati jogando pela seleção da Espanha na Liga das Nações da UEFA 2020–2021 (Foto: Gonzalo Arroyo Moreno/Getty Images/Onefootball)
Ansu Fati jogando pela seleção da Espanha na Liga das Nações da UEFA 2020–2021. | Foto: Gonzalo Arroyo Moreno/Getty Images/Onefootball.

Características

Anssumane Fati é um jogador de muita velocidade e grande poder de finalização. Sua formação na base do Barcelona lhe deu uma ótima precisão nos passes e muita qualidade nos chutes de longa distância. Aquilo que mais impressiona no garoto é a sua maturidade e personalidade dentro de campo com apenas 17 anos.

Apesar de o clube catalão viver um momento complicado, inclusive com a quase saída do craque argentino Lionel Messi, os torcedores “culés” podem ter esperança em um futuro melhor para o time. Com o talento de Fati em mãos, a diretoria do Barça tem obrigação de proteger o garoto e o desenvolver, para que ele alcance o seu enorme potencial e dê alegrias à equipe novamente.


*Nós, do projeto Esporte em Pauta, estamos realizando uma parceria com o Fala!; se quiser ter acesso a mais conteúdos sobre os mais variados esportes, procure nossa página no Instagram (@esporte_em_pauta) e no Twitter (@EsportePauta).

_________________________
Por Victor Fardin – Fala! PUC

Tags mais acessadas