Qual a melhor forma de emagrecer rápido e de forma saudável?
Menu & Busca
Qual a melhor forma de emagrecer rápido e de forma saudável?

Qual a melhor forma de emagrecer rápido e de forma saudável?

Home > Lifestyle > Saúde > Qual a melhor forma de emagrecer rápido e de forma saudável?

Quem nunca desejou emagrecer rápido e saudável, conquistando o corpo desejado por muitos? Essa missão, no entanto, parece impossível, visto que as dietas do mercado prometem perda de peso, mas sem se preocuparem com sua saúde.

Qual é a melhor maneira de emagrecer rápido e de forma saudável?
Qual é a melhor maneira de emagrecer rápido e de forma saudável? | Foto: Freepik.

Dito isso, reunimos as melhores dicas para quem deseja emagrecer rápido e de forma saudável, sem grandes restrições e mudanças.

Confira as 5 dicas para emagrecer rápido e saudável

Para aqueles que desejam começar um processo de emagrecimento, é necessário reforçar alguns detalhes importantes para essa jornada em busca de um novo corpo.

O primeiro passo é conhecer seu Índice de Massa Corpórea (IMC), pois ele indicará quantos quilos são necessários perder para que você alcance seu peso ideal. Esse cálculo leva em consideração a relação entre sua altura e peso e indicará se possui um nível de massa corporal ideal, abaixo ou acima do normal. Para calcular seu IMC, clique no link a seguir.

Além disso, é importante compreender que os resultados não irão aparecer em menos de uma semana. Por isso, recomenda-se que a pessoa se pese uma vez por semana e anote os valores que surgirem na balança, como um meio de controle e comparação.

Coma devagar

Uma das dicas mais fáceis de seguir para emagrecer rápido e de forma saudável é comer devagar, respeitando a saciedade de seu corpo. Degustar os alimentos e mastigá-los bem é ótimo para quem deseja perder peso, pois, com isso, você ajuda o sistema digestivo a digerir e eliminar o que comeu mais rápido. Além disso, é o tempo necessário para que o estômago avise o cérebro que já está satisfeito e a sensação de fome seja anulada.

Aconselha-se mastigar, no mínimo, 32 vezes cada colher de comida e, além disso, ingerir pequenas porções podem auxiliar nesse processo.

Pratos variados e em pequenas porções

Dietas restritivas são conhecidas por sua eficácia, porém, elas são prejudiciais à saúde por privarem o organismo de determinadas fibras, proteínas e, até mesmo, carboidratos necessários. Por isso, quem deseja emagrecer rápido sem deixar de ser saudável deve comer de tudo, mas em poucas quantidades.

Então, montar refeições variadas, onde haja um dos elementos de cada grupo (fibras, proteína, vitaminas) é o ideal e, para que esses alimentos não pesem no estômago ou não engordem, coloque pequenas porções, levando em consideração o número de calorias por grama de cada alimento.

Além disso, algumas dicas extras podem ser adicionadas às suas refeições, como as seguintes:

  • Evite o açúcar simples em suas refeições diárias;
  • Adicione uma colher de sobremesa de sementes (linhaça, gergelim e chia) nos sucos e iogurtes;
  • Coma pequenas porções de castanhas ou amendoins por dia;
  • Escolha apenas uma fonte de carboidrato por refeição;
  • Coma salada crua antes do almoço e do jantar;
  • Adicione uma colher de sopa de azeite extra virgem no almoço e no jantar;
  • Evite comer após estar saciado.

Não fique com fome

Um dos maiores erros de quem está buscando emagrecer rápido é se privar da alimentação, além de não ser eficiente, esse método não é saudável. Por isso, evite passar fome, ou seja, ficar muito tempo sem se alimentar de uma refeição principal à outra.

Nesse meio tempo, coma pequenos lanches, como amêndoas e amendoins, iogurtes, vitaminas e smoothies, frutas ou, se preferir, alguns legumes crus ou assados com um pouco de sal e azeite. Esses alimentos lhe ajudarão a manter a saciedade e devem auxiliar a chegar à refeição seguinte.

Além disso, quando ficamos muito tempo sem nos alimentarmos, tendemos a comer muito mais nas refeições principais, o que prejudica a perda de peso e, até mesmo, a saúde.

Beba muita água

Beber água é muito importante no processo de emagrecimento e para a nossa saúde. Além de nos manter hidratados, garantindo o bom funcionamento dos rins e de outros órgãos, esse líquido ajuda a nos manter saciados até as próximas refeições.

É importante reforçar, no entanto, que beber água em excesso pode causar desconforto e até mesmo ser um problema para sua saúde e, por isso, deve-se beber com moderação. O indicado é de 2 a 2,5L por dia de água. Além disso, evite beber antes das refeições, cerca de 45 minutos, e logo após, sendo recomendado ingerir o líquido até 1h30min depois.

Isso ocorre porque a água pode prejudicar a digestão dos alimentos ao diluir os sucos gástricos que se formam no estômago.

Pratique exercícios físicos

Mais do que uma alimentação balanceada e em porções menores, uma pessoa que deseja emagrecer rápido e de forma saudável precisa praticar exercícios físicos. Esse é o conjunto ideal para perder peso, pois, enquanto uma boa alimentação garante o valor ideal de calorias ingeridas, os exercícios irão queimar essa energia de seu corpo.

Exercícios aeróbicos podem ser ideais para quem deseja perder peso, garantindo até 10kg a menos, além da perda de medidas. Essas atividades, entretanto, devem ser monitoradas por profissionais, como instrutores de academia ou professores de educação física.

Emagrecer rápido e saudável pode ser fácil e simples, basta seguir essas pequenas dicas para ver a mudança acontecer.

________________________________________
Por Luiza Nascimento – Redação Fala!

Tags mais acessadas