Ryan Gravenberch, a carreira do jogador mais jovem da Holanda
Menu & Busca
Ryan Gravenberch, a carreira do jogador mais jovem da Holanda

Ryan Gravenberch, a carreira do jogador mais jovem da Holanda

Home > Notícias > Esporte > Ryan Gravenberch, a carreira do jogador mais jovem da Holanda

Nascido em 2002, Ryan Gravenberch é considerados uma das principais promessas do Ajax e de seu país natal

Ryan Gravenberch
O jovem Ryan Gravenberch em ação pelo gigante Ajax. | Foto: Divulgação/YouTube/Sports Moments.

Nos últimos dias, as seleções europeias, que participarão da Eurocopa 2020 (agora disputada em 2021), estão divulgando a sua lista final com os 26 jogadores convocados para a disputa da competição. Dentre os muitos jovens lembrados, os três mais novos são os meias Jamal Musiala (Alemanha), Jude Bellingham (Inglaterra) e Kacper Kozłowski (Polônia), todos nascidos em 2003.

Início da carreira de Ryan Gravenberch

Pela Seleção Holandesa, o principal talento lembrado pelo técnico Frank de Boer foi o volante Ryan Gravenberch, jogador do Ajax, de apenas 19 anos de idade. Nascido na capital Amsterdã, ele começou no futebol atuando pelo pequeno AVV Zeeburgia. Integrou as categorias de base do Ajax em 2010, quando Ryan tinha apenas oito anos de idade. O garoto foi se desenvolvendo com o passar dos anos, sendo eleito o melhor jogador da base do clube em 2018.

Ajax
Ryan Gravenberch sendo marcado por três adversários nas categorias de base do Ajax. | Foto: Reprodução/152 Football.

Sua estreia pelo time principal aconteceu em setembro de 2018, em uma derrota por 3×0 para o PSV, válido pela sexta rodada da Liga Holandesa. Com a participação na partida, Gravenberch se tornou o atleta mais jovem a jogar na competição nacional pelo Ajax, com 16 anos e 130 dias, ultrapassando a marca do lendário Clarence Seedorf.

Primeiros anos de Ajax

Em sua temporada de estreia, Ryan também jogou um jogo da Copa da Holanda, onde o jovem marcou o seu primeiro gol, após um belo chute de perna direta na goleada por 7×0 contra o Te Werve. No ano seguinte, Gravenberch teve mais espaço na equipe principal, atuando em 12 partidas no total. Além disso, ele esteve presente em 17 oportunidades no time B, marcando seis gols e distribuindo quatro assistências.

Em 2020/2021, o holandês assumiu de vez a titularidade do Ajax, contribuindo muito para a conquista da liga nacional e da copa do país. Ao todo, Ryan jogou 47 partidas, onde marcou cinco gols e seis assistências. De quebra, ele foi eleito o Talento do Futebol Holandês do Ano, prêmio que já foi conquistado por nomes como Dennis Bergkamp, Patrick Kluivert, Arjen Robben e Wesley Sneijder.

Seleção da Holanda e suas características

Vestindo as cores da Laranja Mecânica, Gravenberch é convocado com a frequência desde a categoria sub-16. Em 2018, ele esteve presente no título da Holanda do Europeu sub-17, quando o país eliminou Irlanda, Inglaterra e Itália para ficar com a taça. No último mês de março, Ryan estreou pela seleção principal nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022, atuando nos jogos contra Turquia, Letônia e Gibraltar.

futebol
O talentoso Ryan Gravenberch em ação pela Seleção Holandesa contra a Turquia, válido pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022. | Foto: Reprodução/ANP Sport/Getty Images.

Ryan Gravenberch é um meio-campista de muita qualidade com a bola os pés e intensidade durante as partidas. Com 1,90m de altura, ele apresenta um excelente passe, boa combatividade defensiva e grande capacidade de efetuar chutes de longa distância. Sua concentração e foco com tão pouca idade também chama atenção, já que demonstrar uma personalidade dentro e fora de campo é algo essencial para o desenvolvimento de um jovem jogador.

Aos 19 anos, Gravenberch disputará o seu primeiro torneio importante com a Seleção Holandesa. Tendo a companhia de bons meio-campistas como Frenkie de Jong e Georginio Wijnaldum, o garoto irá viver uma experiência única na carreira, repleta de novos aprendizados e que pode acabar até com o título de Eurocopa no final, o que seria algo extremamente marcante em sua trajetória.


*Nós, do projeto Esporte em Pauta, estamos realizando uma parceria com o Fala!; Se quiser ter acesso a mais conteúdos sobre os mais variados esportes, procure nossa página no Instagram (@esporte_em_pauta) e no Twitter (@EsportePauta).

___________________________
Por Victor Fardin – Fala! PUC-SP

Tags mais acessadas