quinta-feira, 25 abril, 24
HomeSaúdeConheça 5 alimentos que fortalecem seu sistema imunológico

Conheça 5 alimentos que fortalecem seu sistema imunológico

Transforme esses alimentos em aliados da sua saúde e fortaleça o sistema imunológico

Imunidade é o nome que se dá à capacidade do organismo de se defender de invasores, no caso vírus, bactérias ou fungos que possam causar doenças. Quando ela está baixa, ficamos muito mais propensos a ter pequenas e grandes infecções e quadros como gripes.

Somente é possível manter nosso sistema imunológico fortalecido com uma alimentação adequada, é importante saber escolher boas vitaminas, minerais, carboidratos e proteínas que auxiliam no fortalecimento da imunidade.

Os alimentos que aumentam a imunidade são principalmente as frutas e os vegetais, como o morango, a laranja e o brócolis, mas também as sementes, os frutos secos e o peixe, pois são ricos em nutrientes que ajudam na formação das células do sistema imune.

alimentos
Conheça 5 alimentos que fortalecem seu sistema imunológico. | Foto: Getty Images.

A seguir, confira os 5 melhores alimentos para a sua imunidade e não deixe de incluí-los no seu prato:

Alimentos que fortalecem seu sistema imunológico

1. Peixes

Alimentos, como o salmão e a sardinha, que possuem ômega 3, reduzem o processo inflamatório, aumentando sempre a imunidade. Os ácidos graxos, por exemplo, são substâncias que não podem ser produzidas pelo corpo humano e, por isso, devem ser ingeridas por meio da alimentação, pois têm grande poder anti-inflamatório e são essenciais para a manutenção do sistema imunológico.

2. Iogurte

O consumo diariamente do iogurte ajuda muito a recompor as bactérias benéficas da flora intestinal – chamadas probióticos. Elas são verdadeiros soldados lutando para expulsar do organismo as bactérias “ruins”. Esses microrganismos contribuem bastante para aumentar a imunidade. O intestino mais saudável é capaz de separar o que não nos faz bem do que faz e, assim, absorver os principais micronutrientes, como as vitaminas.

3. Alho

O alho é um dos alimentos mais conhecidos e utilizados para aumentar as defesas do organismo. Isso porque possui um composto sulfurado chamado de alicina, que possui atividade antimicrobiana, inibindo o crescimento e proliferação de bactérias, vírus e fungos no sistema imunológico.

O alho é um forte aliado para reforçar o sistema imunológico por ser rico em vitaminas A e C. Além de conter nutrientes que ajudam no bom funcionamento do sistema imunológico. Além dessas vitaminas, possui também uma grande quantidade de elementos antioxidantes, como o selênio e quercetina, que ajudam tanto na proteção de danos relacionados às infecções quanto ao envelhecimento.

4. Gengibre

O gengibre é uma raiz que contém gingerol e outros compostos que exercem propriedades antimicrobianas, antioxidantes e anti-inflamatórias, ajudando a evitar infecções bacterianas, também como doenças crônicas, como diabetes, obesidade e doenças cardiovasculares.

Essa raiz pode ser utilizada em sua forma natural ou também como pó para temperar os alimentos, além de poder ser consumido na forma de chá ou em cápsula. Conta também com uma importante ação bactericida e boa quantidade de vitamina B6 e C, que faz dele um expectorante natural, auxiliando a reduzir as inflamações e a dor.

5. Batata-doce

Bem famosa nas dietas por ser considerada um carboidrato “do bem”, a batata-doce é rica em betacaroteno, um pioneiro de vitamina A, que é um dos principais nutrientes usados para fortalecer o nosso sistema imunológico. Além disso, possui outros compostos antioxidantes, como a vitamina C, que ajudam a elevar o potencial de defesa do nosso organismo.

É importante diminuir o consumo de calorias vazias, como os alimentos fontes de gordura ruim, açúcar e industrializados, especialmente os produtos que contêm muitos corantes e conservantes, responsáveis por deixar a saúde do corpo mais vulnerável. Se você percebeu que sua imunidade anda em baixa, uma ótima pedida é apostar em ajustes nas refeições.

Ao atingir a recomendação diária de consumo de frutas e vegetais, você já garante uma defesa melhor para o seu organismo. Anote aí: o consumo deve ser de cinco porções por dia, sendo três de frutas e duas de vegetais.

____________________________
Por Sabrina Ferreira – Fala! Centro Universitário Brasileiro de Pernambuco – Recife