Conheça os benefícios do suco de abacaxi com hortelã
Menu & Busca

Conheça os benefícios do suco de abacaxi com hortelã

Home > Lifestyle > Saúde > Conheça os benefícios do suco de abacaxi com hortelã

Uma combinação de suco natural muito apreciada é a de abacaxi com hortelã. Refrescante e fácil de fazer, contém muitos pontos positivos à saúde caso preparado da maneira mais saudável: sem açúcar e sem coar, para que as fibras sejam preservadas. Uma opção é adicionar algumas gotinhas de limão no preparo para realçar o sabor.

Benefícios do suco de abacaxi com hortelã
Benefícios do suco de abacaxi com hortelã. | Foto: Reprodução.

Se o seu objetivo é desinchar o corpo e emagrecer de uma forma saudável, uma contribuição fundamental à sua dieta é o Suco Detox. Os sucos detox agem no corpo eliminando o excesso de líquidos retidos, fazendo com que você desinche, fique mais leve e emagreça. Para aprender melhor sobre esse processo e como usar os sucos na dieta, você pode clicar aqui.

Os benefícios do suco de abacaxi com hortelã

O suco de abacaxi com hortelã é rico em antioxidantes, que ajudam no combate aos radicais livres, trazendo benefícios para a pele, para os cabelos e para as unhas. Além disso, essa potente combinação ajuda com a digestão dos alimentos e no alívio de dores e inflamações pelo corpo.

Esses benefícios podem ser conseguidos ao utilizar um dos ingredientes dessa combinação ou ao consumi-los sozinhos. Isso porque cada um fornece algo, sendo o abacaxi fundamental para o sistema imunológico e digestivo e a hortelã para o sistema nervoso e respiratório.

Abacaxi melhora a imunidade

Uma fatia de abacaxi fornece mais da metade da necessidade diária de vitamina C, fundamental para o sistema imunológico. Assim, a fruta previne gripes, resfriados e outras doenças ao fortalecer as células de defesa do organismo. Também pela presença de vitamina C, o abacaxi auxilia na absorção do ferro contido em outros alimentos como carnes vermelhas, ovos e vegetais verde-escuros.

A bromelina presente no abacaxi ajuda na digestão das proteínas, na prevenção de inchaços e de dores musculares após os treinos e de azia. Ela atua na diminuição da acne e melhora o aspecto da pele. É uma grande aliada para quem tem artrites, artroses e outras doenças nas articulações.

A fruta contém manganês e potássio, essenciais para a contração muscular e cardíaca, evitando a fadiga excessiva após os exercícios físicos. O manganês também atua na construção e manutenção dos tecidos ósseos e conjuntivos do corpo. Já o potássio previne quadros de acidente vascular cerebral – AVC e de formação de pedras nos rins.

Hortelã – Uma folha poderosa

A hortelã alivia gases intestinais, diminui cólicas e alterações digestivas e pode aliviar náuseas e vômitos. Assim como o abacaxi, facilita a digestão e diminui a azia, pois melhora a função do sistema digestivo.

Para pessoas com resfriados ou gripes, uma dica é apostar nas folhas de hortelã. Elas ajudam a aliviar a febre, principalmente quando associadas ao gengibre, pois estimulam a circulação e são vasodilatadoras.

Outro ponto positivo é a diminuição dos sintomas de estresse, ansiedade e agitação, pois tem um efeito tranquilizante. Também age como antisséptico, capaz de dificultar o crescimento de bactérias e amebas no trato digestivo.

Seja no suco de abacaxi ou no chá, não deixe de consumir hortelã!

Quem pode beber suco de abacaxi com hortelã?

O suco de abacaxi com hortelã pode ser consumido por todas as pessoas, sem restrições. A bebida, contudo, deve ser ingerida com moderação e seguindo algumas dicas para torná-la mais saudável, deixando de lado os açúcares e adoçantes e mantendo as fibras (que são ricas em vitaminas).

Não é recomendado a ingestão desse suco para pessoas que sejam alérgicas a algum dos ingredientes utilizados, seja o abacaxi, a hortelã ou ambos. Recomenda-se então, que essas pessoas consumam esses ingredientes de forma separada ou procure outros ingredientes ricos em vitaminas, antioxidantes e anti-inflamatórios, como por exemplo a folha de batata doce.

Mulheres grávidas podem ingerir esse suco?

Não há restrições quanto ao suco de abacaxi com hortelã para mulheres grávidas ou que estejam amamentando. A bebida, porém, deve ser consumida com moderação, pois a hortelã interfere na produção de leite, ou seja, uma pessoas que está amamentando não pode beber suco de abacaxi com hortelã todos os dias ou em excesso.

Recomenda-se que a bebida seja ingerida uma ou duas vezes na semana, seja no café da manhã, almoço ou jantar. Além disso, evite seu consumo minutos antes da amamentação.

O abacaxi, entretanto, auxilia na digestão das mulheres e traz diversos benefícios à mulher grávida ou que está amamentando.

Receita de Suco de abacaxi com hortelã

Ingredientes

  • 1 abacaxi maduro
  • 10 folhas de hortelã
  • 1 litro de água
  • 10 pedras gelo

Modo de Preparo

Descasque o abacaxi, corte em cubos ou rodelas e bata no liquidificador com as folhas de hortelã. Em seguida, coloque água (e para quem desejar açúcar ou adoçante) e bata por 3 minutos. Coloque a bebida em uma jarra ou outro tipo de recipiente e acrescente as pedras de gelo

E aqui vai uma dica para incluir de forma mais inteligente e gostosa os sucos detox, como o de abacaxi com hortelã, na sua dieta: o Detox de 3 Dias é um livro digital com um passo a passo simples e prático para te ajudar a desinchar o seu corpo. Clique aqui e confira!

Tags mais acessadas