7 alimentos para o jantar que ajudam a emagrecer
Menu & Busca
7 alimentos para o jantar que ajudam a emagrecer

7 alimentos para o jantar que ajudam a emagrecer

Home > Lifestyle > Saúde > 7 alimentos para o jantar que ajudam a emagrecer

A janta é a última refeição do dia, contudo, manter um cardápio saudável e com alimentos que ajudam a emagrecer é fundamental. Além disso, ingerir grandes porções à noite pode causar um efeito inverso, sendo assim, ao invés de perder peso, a pessoa pode engordar.

Ingerir alimentos saudáveis, como saladas e chás, no jantar pode ajudar a emagrecer.
Ingerir alimentos saudáveis, como saladas e chás, no jantar pode ajudar a emagrecer. | Foto: Freepik.

Recomenda-se pequenas porções de alimentos pouco calóricos e de fácil digestão, contudo, que são suficientemente energéticos para a queima de calorias da madrugada.

Dito isso, separamos 7 alimentos saudáveis para o seu jantar que ajudam a emagrecer e a conquistar o corpo desejado.

Veja quais os alimentos saudáveis no jantar ajudam a emagrecer

Folhas verde-escuras

As folhagens são conhecidas por seus benefícios à saúde e por serem aliadas ao emagrecimento. O que poucos sabem, no entanto, é que as folhas verde-escuras podem ser mais eficientes para quem deseja perder peso e se manter saudável.

emagrecer
As folhas escuras são excelentes para a saúde e perda de peso. | Foto: Freepik.

Alimentos como a couve, acelga, agrião, couve manteiga e espinafre são ricos em vitaminas, minerais e, principalmente, em fibras. Por tais razões, são eficientes para quem deseja emagrecer, pois as fibras ajudam com a digestão e o funcionamento do intestino. Além disso, por possuírem muito ferro, contribuem com o transporte de oxigênio pelo corpo, potencializando exercícios e o fortalecimento dos músculos.

Como Consumir

Folhagens verde-escuras podem ser consumidas cozidas e, em sua maioria, cruas. Para prepará-las, basta colocar um fio de azeite em uma panela, alho, especiarias e refogar até que as folhas reduzam o tamanho. Para as saladas, a couve manteiga é uma das mais saborosas e pode ser consumida com cenoura ralada ou picada.

Ovos

Os ovos estão entre os melhores alimentos para emagrecer, pois além de extremamente ricos em vitaminas e um das melhores fontes de proteína animal, o ovo acelera o metabolismo, colaborando com a perda de peso. Isso ocorre porque esse alimento possui aminoácidos, que contribuem com a manutenção do organismo e do nosso metabolismo.

Ovos
Ovos estão entre os alimentos para o jantar que ajudam a emagrecer. | Foto: Freepik.

Além disso, o ovo é pouco calórico, sendo que um ovo médio possui apenas 73 calorias. É possível realizar uma refeição completa de 300 calorias com quatro ovos cozidos e uma porção de legumes a seu gosto.

Eles são indicados principalmente pela manhã, pois por serem uma fonte de proteínas, causam o efeito de saciedade por mais tempo. Estudos indicam que uma mulher adulta e sob peso que coma pelo menos um ovo pelo café da manhã irá ingerir uma quantidade menor de carboidratos em 36 horas.

Como Consumir

Ovos são extremamente saudáveis, desde que sejam consumidos com moderação e em pequenas porções. Um ovo cozido à noite pode aumentar sua saciedade e garantir que a pessoa tenha fome muitas horas após a refeição. Caso frite o alimento com óleo ou manteiga, ele será mais calórico, uma adição de cerca de 50 calorias na refeição.

Chá de limão

Um delicioso chá pode substituir a janta, caso não esteja com fome ou tenha comido um pouco a mais em outras refeições. Entre todos os tipos dessa bebida, o chá de limão é um dos melhores chás para emagrecer. Fácil de fazer e muito saboroso, ele ajuda a eliminar toxinas do organismo, desinchando o corpo.

chá de limão
O chá de limão pode ser uma ótima alternativa para o jantar. | Foto: Freepik.

Além disso, essa bebida faz muito bem à saúde, como um antigripal natural, fortalecendo sua imunidade. Durante resfriados e gripes ele também é indicado como remédio.

Como Consumir

O chá de limão deve ser consumido sem adição de açúcar ou adoçantes, além disso, é possível adicionar uma colher de café de mel. Para preparar a bebida, esquente água e, quando ela chegar ao ponto de fervura, adicione suco de um limão e meio.

Fermentados

Outra alternativa para o jantar são os chamados fermentados. Grandes exemplos desse tipo de alimento que ajuda a emagrecer são o kefir e a kombucha. Eles são conhecidos pelo aumento da sensação de saciedade e por serem ricos em nutrientes.

alimentos emagrecer
Os fermentados são um dos alimentos que ajudam a emagrecer. | Foto: Freepik.

Além desses, o iogurte é um exemplo de fermentado que faz muito bem à saúde e ajuda a perder peso. Escolha aquele que lhe agrada mais e consuma uma porção moderada desses alimentos, que podem ser ingeridos com frutas e um pouco de mel.

Como Consumir

Em um recipiente, adicione o iogurte ou o kefir e, em seguida, corte algumas frutas como morangos e outras frutas vermelhas e uma colher de café de mel. Para a kombucha, ingira uma xícara deste preparado, que é indicado uma vez ao dia durante a semana.

Mostarda

As especiarias, em sua maioria, ajudam a emagrecer, no entanto, os grãos de mostarda estão entre as melhores para a perda de peso. Isso porque essa semente é um ótimo termogênico, que acelera o metabolismo e auxilia na queima de calorias e gordura corporal.

alimentos emagrecer
Alimentos termogênicos, como a mostarda, ajudam a emagrecer. | Foto: Freepik.

Quando se fala em mostarda, contudo, esqueça o molho que compramos pronto nos mercados. Para emagrecer e se manter saudável, recomenda-se ingerir os grãos da planta, que podem ser moídos e se transformam em um tempero delicioso.

Como Consumir

A mostarda pode ser consumida de duas maneiras distintas, sendo as sementes usadas como temperos. Ao serem moídas, como a pimenta-do-reino, elas servem para dar sabor às saladas, aos refogados, entre outras comidas. Além disso, é possível ingerir suas folhas, que são ricas em fibras, além da ação termogênica.

Farelo de trigo

O farelo de trigo é um dos melhores alimentos para ingerir no jantar para emagrecer. A cada 100 gramas de alimento, 12,5 gramas de fibras são ingeridas, auxiliando o funcionamento do intestino. Além disso, o alimento possui poucas calorias, mantém a saciedade e ajuda no controle da glicemia.

farelo de trigo
O farelo de trigo é ótimo para o intestino, pois é rico em fibras. | Foto: Freepik.

O farelo de trigo deve ser ingerido em pequenas porções, além de ser indicado de uma a duas vezes ao dia, principalmente em refeições intermediárias. Uma colher do alimento como acompanhamento já traz benefícios.

Como Consumir

Por ser um alimento com um sabor muito fraco, ele pode ser ingerido com outros alimentos, como em um pote de iogurte, em uma salada de frutas ou, até mesmo, em pratos salgados como saladas e refogados de legumes, verduras e folhagens.

Quinoa

A quinoa é rica em vitaminas, minerais, proteínas, fibras, compostos fenólicos, fitoesteróis e fitoecdisteróides com propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e neuroprotetoras. Além disso, é um alimento rico em ômega 3 e 6, enzimas responsáveis pela queima de gordura, aumento do metabolismo e a redução do armazenamento de gorduras, o que provoca a perda de peso e redução de medidas.

quinoa
Rica em fibras, a quinoa é um excelente alimento para o jantar. | Foto: Freepik.

Outro detalhe a respeito da quinoa é que o alimento é rico em fibras, o que aumenta a sensação de saciedade. Sendo assim, é possível diminuir a quantidade de calorias ingeridas nas próximas refeições.

Como Consumir

A quinoa é simples de ser consumida, podendo ser ingerida pura, em saladas, refogados, sopas, shakes e em outros alimentos. Uma das melhores maneiras de comê-la é como farinha, mistura a folhas como espinafre e couve manteiga.

Para saber quais outros alimentos podem ser consumidos no dia, confira 11 alimentos para o café da manhã que ajudam a emagrecer, 6 alimentos para o almoço que ajudam a emagrecer e 5 alimentos para o café da tarde que ajudam a emagrecer.

____________________________________________
Por Luiza Nascimento – Redação Fala!

Tags mais acessadas