'Os Simpsons': conheça os episódios mais polêmicos da série
Menu & Busca
‘Os Simpsons’: conheça os episódios mais polêmicos da série

‘Os Simpsons’: conheça os episódios mais polêmicos da série

Home > Entretenimento > Cinema e Séries > ‘Os Simpsons’: conheça os episódios mais polêmicos da série

A animação foi criada pelo cartunista, roteirista e produtor norte-americano Matt Groening, que concebeu a ideia para Os Simpsons em 1985, no saguão do escritório do diretor e produtor James L. Brooks, que havia pedido para que Matt criasse uma família engraçada para a TV. Estrearam como vinhetas de três minutos no show de variedades The Tracey Ullman Show em 19 de abril de 1987. Já em 1989, os curtas ganharam sua própria série com The Simpsons, que estreou na noite de 17 de dezembro de 1989, na recém-criada rede Fox. Desde então, já foram ao ar mais de 550 episódios e seu filme foi lançado em 2007.

Seu humor ácido e politicamente incorreto levou o então presidente George Bush, em 1992, a citá-lo em seu discurso após a reeleição: “Nós vamos continuar tentando fortalecer a família americana, para tornar as famílias americanas muito mais como os Waltons e um muito menos como os Simpsons”. Os escritores revidaram o comentário três dias mais tarde antes de uma reprise do episódio “Stark Raving Dad”, em que Bart respondeu: “Hey, nós somos como os Waltons. Estamos orando por um fim para a depressão, também”.

Ao longo de mais de 30 anos de exibição, a série também se envolveu em algumas outras controvérsias por expor certos temas em seus episódios. Sendo assim, conheça, a seguir, os episódios mais polêmicos do cotidiano da família Simpson: 

Episódios mais polêmicos de Os Simpsons

The Cartridge Family (5º episódio, 9ª temporada)

The Cartridge Family
Cena de The Cartridge Family. | Foto: Reprodução.

Neste episódio, Homer abusa do poder que conquistou após conseguir uma arma. Sendo a liberação de armas um tema polêmico, a TV do Reino Unido chegou a censurar sua exibição. Há cenas de Homer a apontando para Marge e também de Bart pegando a arma e ameaçando o amigo Milhouse.

Blame it on Lisa (15° episódio, 13ª temporada)  

O episódio retrata a viagem da familia ao Rio de Janeiro, mas, certas vezes, exagera ao representar os locais, como se só existisse violência na cidade e sexualizando aspectos da cultura carioca, deixando-se levar por pensamentos muito preconceituosos e estereotipados. Por essa exibição, a própria prefeitura do Rio de Janeiro chegou a ameaçar processar a série.

Looking for Mr Goodbart (20° episódio, 28ª temporada)

Looking for Mr Goodbart
Cena de Looking for Mr Goodbart. | Foto: Reprodução.

No capítulo, Homer está viciado em um jogo como Pokémon Go e entra para jogar em uma cerimônia que parecia ser da Igreja Ortodoxa Russa. Dessa forma, a TV russa decidiu censurá-lo por considerar um desrespeito. 

Weekend At Burnsie’s (16° episódio, 13ª temporada) 

Os Simpsons
Cena de Weekend At Burnsie’s. | Foto: Reprodução.

O capítulo chamou a atenção por Homer aparecer fumando maconha. Mesmo após a justificativa da trama de que o uso seria medicinal, o personagem começa a desenvolver um vício pela droga, o que preocupa a família dos Simpsons. Por conta da temática, o episódio foi censurado por anos no Reino Unido.

Stark Raving Dad (1º episódio, 3ª temporada)

Os Simpsons polêmicas
Cena de Stark Raving Dad. | Foto: Reprodução.

No episódio, Homer foi trancado em uma instituição mental, na qual atende um paciente que acredita ser Michael Jackson. No entanto, em 2019, o criador da série tomou a decisão de cancelar as exibições desse episódio por causa dos escândalos que envolveram Michael após o lançamento do documentário Leaving Neverland, da HBO.

Treehouse of Horror XXVII (4º episódio, 28ª temporada) 

Os Simpsons previsões
Cena de Treehouse of Horror XXVII. | Foto: Reprodução.

O especial de Halloween daquela temporada exagerou na dose de violência. Mesmo sendo comum pela temática, o capítulo ficou marcado pelo excesso de agressividade, no qual possui até uma trama em que um amigo imaginário de Lisa começa a assassinar todas as pessoas ao redor dela. A princípio foi censurado na Nova Zelândia, mas o episódio de Os Simpsons chegou a ser transmitido em um horário mais recomendado para violência mostrada.

______________________________
Por Glícia Santos – Fala! Cásper

Tags mais acessadas