'What If...?': nova animação da Marvel explora o Multiverso no Disney+
Menu & Busca
‘What If…?’: nova animação da Marvel explora o Multiverso no Disney+

‘What If…?’: nova animação da Marvel explora o Multiverso no Disney+

Home > Entretenimento > Cinema e Séries > ‘What If…?’: nova animação da Marvel explora o Multiverso no Disney+

Toda história começa com uma pergunta: “E se…?” Uma ideia surge na mente de um autor e roteiros brilhantes são escritos. Stephen King imaginou que um palhaço, símbolo da diversão,  poderia ser assustador e assassinar crianças. Já George Orwell pensou em um mundo distópico onde todos são vigiados. Assim, infinitas possibilidades se criam com um questionamento. E é a partir dessa lógica que What If …?, a nova série de animação da Marvel, chega ao Disney+.

A produção, que estreou no dia 11 de agosto, traz uma reinvenção das histórias contadas no Universo Cinematográfico da Marvel (MCU) desde 2008 com Homem de Ferro. Isso porque, ao final da série Loki, o Multiverso foi instituído. Sendo assim, a série animada apresentará as realidades alternativas, em diferentes dimensões, que podem existir por causa deste evento. Em 10 episódios, as trajetórias dos personagens do UCM serão mudadas por situações inusitadas. Dessa forma, você saberá o que esperar das próximas estreias da Fase 4 da Marvel.

E se a Gamora usasse a armadura do Thanos? O que aconteceria se Peggy Carter fosse a Capitã América? E se o T’Challa se tornasse o Senhor das Estrelas, ao invés de Peter Quill? Essas e outras perguntas What If…? irá responder para te mostrar tudo que pode acontecer no Multiverso.

Essa é a quarta série da Marvel no Disney+, depois de WandaVision, Falcão e Soldado Invernal e Loki. As três produções receberam ótimas avaliações da crítica e se tornaram sucessos de audiência no mundo do streaming

what if marvel
Ao Inverse, Brad Winderbaum afirmou que a série irá expandir o UCM e algumas histórias poderão estrear no live-action. | Foto: Reprodução/Disney+.

Das páginas às telas: as HQ’s que inspiraram a série

Em 1977, a Marvel lançou uma sequência de quadrinhos com o título homônimo da série. No Brasil, a tradução escolhida foi: O que aconteceria se…?. A proposta era dar liberdade aos autores para usarem sua criatividade e mudarem os rumos do Universo Marvel em poucas páginas. Então, a primeira edição foi dedicada ao Homem-Aranha, que narra como seria se o amigo da vizinhança tivesse se unido ao Quarteto-Fantástico. 

Cada título explorava uma realidade alternativa. Histórias inusitadas, que às vezes inseriam os personagens em cenários sombrios. “O que aconteceria se o mundo soubesse que o Demolidor era cego?”; “O que aconteceria se o Dr. Estranho fosse um aprendiz de Dormammu?”, foram algumas edições que chocaram os leitores.

Já outras histórias, ao mudarem momentos-chave, imaginavam como tudo seria se alguns desastres nunca tivessem acontecido. Por exemplo, em uma edição, Peter Parker consegue salvar sua amada Gwen Stacy, depois que ela é empurrada da ponte George Washington pelo Duende Verde.

Desse modo, foi por meio dessa saga de HQ’s que o Multiverso se tornou um dos conceitos mais emblemáticos do mundo Marvel. Esse elemento fantástico possibilita que mundos alternativos coexistam em suas próprias realidades, e assim, inúmeras histórias são criadas.

Stan Lee, Archie Goodwin e Roy Thomas foram os criadores da edição de HQ’s. | Foto: Montagem/Reprodução.

Elenco

Para o elenco da série, a Marvel buscou escalar os mesmos atores e atrizes que deram vida aos personagens no UCM. Por isso, você ouvirá as vozes de: Benedict Cumberbatch (Doutor Estranho) Tom Hiddletston (Loki); Sebastian Stan (Bucky Barnes); Hayley Atwell (Peggy Carter); Dominic Cooper (Howard Stark); Karen Gillan (Nebulosa); Mark Ruffalo (Bruce Banner); Chris Hemsworth (Thor); Samuel L. Jackson (Nicky Fury) e mais.

No entanto, alguns nomes famosos que estiveram em outros projetos não retornam para dublarem seus personagens. Dessa forma, Chris Evans (Capitão América), Tom Holland (Homem-Aranha), Brie Larson (Capitã Marvel) e Robert Downey Jr. (Homem de Ferro) não estão no elenco da animação.

Vale destacar que esse foi o último trabalho de Chadwick Boseman como T’Challa, o personagem que o eternizou nos cinemas. Em agosto de 2020, o astro de Pantera Negra morreu vítima de um câncer de cólon.

Além disso, em What If…?, um novo personagem se apresenta: Uatu, o Vigia, interpretado por Jeffrey Wright. Ele é a entidade cósmica que narra as histórias do Multiverso, mas sem interferir em quaisquer que sejam.

what if o vigia
Uatu, O Vigia. | Foto: Montagem/Reprodução.

O que os fãs da Marvel podem esperar de What If…?

O Multiverso se apresenta como a nova estratégia do UCM para a fase 4. Com a instituição oficial após o último episódio de Loki, agora a Marvel poderá explorar vários mundos paralelos e introduzir novos personagens. Nesse sentido, o que a animação propõe é um convite para viajar por essas dimensões e repensar tudo o que você já viu.

Fora da série animada, ao que tudo indica, os espectadores poderão assistir a um pouco mais sobre o Multiverso em Homem-Aranha: Sem Volta para Casa, que estreará em 17 de dezembro deste ano, e em Doutor Estranho: Multiverso da Loucura, previsto para março de 2022. 

marvel
A segunda temporada de What If…? já está confirmada. | Foto: Montagem/Reprodução.

Para o produtor executivo da série, Brad Winderbaum, o Multiverso não é apenas um conceito encantador, mas uma oportunidade divertida de reconstruir as histórias da Marvel. “Isso é totalmente radical. Um terreno fantástico para contar histórias estranhas e inesperadas. Então, foi um trabalho divertido poder pegar esses personagens e reinventá-los. […] E não é por um caso que What If…? estreou depois de Loki. O Multiverso explodiu em várias direções e a animação nos dá a chance de explorar”, explicou em entrevista ao SlashFilm

Já a roteirista A.C.Bradley falou ao Beyond The Trailer sobre como essas mudanças nas narrativas do UCM podem trazer novas lições para o público. De forma especial, para Bradley, a maior mensagem está em Peggy Carter, que assume a posição de primeira vingadora no primeiro episódio. “Enquanto nós estávamos criando a série e escrevendo o episódio da Capitã Carter, isso se tornou algo muito maior para mim. Eu percebi que poderia falar sobre o lugar da mulher e como o mundo pode mudar quando uma mulher está no comando”.

Assista ao trailer oficial de What If…?

Portanto, não deixe de conferir What If…?, a nova série da Marvel que está bombando no Disney+. Os dois primeiros episódios já estão disponíveis!

_____________________________
Por Lucas Kelly – Redação Fala!

Tags mais acessadas