terça-feira, 23 julho, 24
HomeCulturaVermelho: Qual a importância histórica da cor vermelha?

Vermelho: Qual a importância histórica da cor vermelha?

Todas as cores tem sua história relacionada ao processo evolutivo humano. O pigmento vermelho feito de ocre foi uma das primeiras cores usadas na arte pré-histórica. De todas as cores que existem, o vermelho é a que teve mais conotações ao longo da história, ele vem acompanhando os humanos no processo criativo desde a pré-história. Foi uma das primeiras cores usadas nas pinturas rupestres, das quais ainda são mantidos registros.

Saiba qual a importância do vermelho para a nossa história. | Foto: Reprodução.

Em algumas línguas, como espanhol, vermelho é o próprio significado de cor, como colorado. Coloratus, em latim, é vermelho e colorido. Krasnoï, vermelho em russo, também quer dizer belo.  

Antigamente, o vermelho era considerado a única cor. O branco representava o que não tinha cor e o preto, aquilo que era sujo, através do sistema cromático que girava em torno dessas três cores. Desde o período paleolítico, há 35 mil anos atrás, o ser humano já utilizava o vermelho, obtido a partir de argilas e terras avermelhadas. Portanto, desde cedo o homem começou a fabricar pigmentos vermelhos, a partir de fontes minerais. 

Posteriormente, no período Neolítico surgiu a erva Garance, em que as raízes produziam uma cor avermelhada. Ao longo do tempo, começaram a usar pigmentos obtidos a partir de certos metais, como o ferro, o mercúrio,entre outros. Por causa da facilidade da produção desse pigmento, obtido de diversas fontes, essa cor obteve tanto sucesso.

A cor vermelha sempre foi atribuída ao poder, seja na religião ou na guerra e também ao fogo e sangue. No cristianismo, o vermelho era símbolo de vida, como as línguas de fogo que descem sobre as cabeças dos apóstolos no dia de Pentecostes. O sangue vermelho de Cristo é símbolo de salvação. Por outro lado, a cor também é relacionada com a morte, o inferno, a carne impura, os crimes, o pecado e as impurezas. Porém ela também representa o amor.

Os maias e os egípcios pintavam o rosto de vermelho nas cerimônias, e os generais romanos tingiam seus corpos dessa cor para celebrar suas vitórias.

No Egito antigo, esta cor era associada à vida, saúde e vitória. As mulheres egípcias usavam o ocre vermelho para maquiar as bochechas. O vermelho também era uma cor importante na China, em que era usado para colorir a cerâmica primitiva e depois os portões e paredes dos palácios. 

O vermelho ganhou significado político na Revolução Francesa, as bandeiras vermelhas nos cruzamentos de Paris sinalizavam que o povo estava proibido de se manifestar. O prefeito da cidade hasteou uma bandeira vermelha na praça, onde os manifestantes se reuniram. A polícia matou cerca de 50 manifestantes, mas no dia 17 de julho, os revolucionários invadiram o Campo de Marte e conseguiram vencer e destituir Luís XVI.  Após esse acontecimento, a cor vermelha começou a ser usada por muitos partidos populares, especialmente de esquerda. 

____________________________________________
Por Lívia Ferreira de Almeida – Fala! Mack

ARTIGOS RECOMENDADOS