sábado, 20 abril, 24
HomeSaúdeVeja como criar o hábito de praticar atividades físicas

Veja como criar o hábito de praticar atividades físicas

Só quem já teve como meta desenvolver o costume de fazer atividades físicas regularmente e falhou sabe o quanto é difícil transformar a atividade em hábito a longo prazo.

E quando a questão relaciona-se a resultados visíveis no corpo, saúde e qualidade de vida, os benefícios só aparecem depois de certo tempo desenvolvendo uma rotina certa de cuidados.

Mas, para te ajudar a entender os mecanismos que nosso corpo possui, se motivar e manter firme no propósito, preparamos algumas dicas de como criar o hábito de praticar atividades físicas e colher os frutos, seja qual for sua intenção.

atividades físicas
Veja como criar o hábito de praticar atividades físicas. | Foto: Pixabay.

Como criar o hábito de praticar atividades físicas

Primeiramente, é preciso que a atividade seja prazerosa, para que você tenha motivação em iniciá-la e mantê-la até que o cérebro entenda aquilo como rotina favorável. Então, procure e dê preferência à prática de exercícios as quais tenha maior afinidade e dos quais goste mesmo de fazer, desta forma, será mais fácil desenvolver o hábito de praticá-lo regularmente sem sofrimento.

Depois da escolha da atividade mais adequada, trace metas e planos de ação, para que a experiência seja mais motivadora. Os seres humanos tendem a se sentir mais estimulados quando veem que os planos estão dando resultados e que os benefícios estão vindo. Portanto, traçando pequenas metas ao longo do caminho, você se manterá estimulado a atingi-las e passar para novas etapas, mas sem cobranças em demasia – é necessário que sejam metas alcançáveis, para que o efeito não seja contrário. Metas inatingíveis tendem a desanimar.

Com atividade física escolhida, metas e planos traçados, agora é a vez da execução. Para que um novo hábito seja criado, é preciso que haja constância. O corpo precisa entender aquilo como uma nova rotina benéfica, então, é indicado que haja a persistência de fazer exercícios diariamente, ou pelo menos três vezes por semana, se possível sempre no mesmo horário. Assim, o corpo se acostuma e naturaliza os novos costumes como sendo algo benéfico e fica cada vez mais fácil manter.

Aliada à nova rotina, é necessário associar também novos hábitos de vida mais saudáveis que vão auxiliar na manutenção destes hábitos recém-adquiridos. Portanto, dê preferência a costumes que favoreçam a nova rotina, como alimentação mais saudável, estímulos físicos e visuais que te incentivem na prática – como ter companhia para treinar ou seguir páginas de pessoas que têm rotina parecida para se espelhar – observar cada nova conquista, mesmo que pequena e aplaudir sua própria evolução e, acima de tudo, não desistir.

Pesquisas apontam que o cérebro humano leva em torno de vinte e um dias para criar um novo hábito e naturalizá-lo em nosso inconsciente. Por isso, é indicado manter o foco nas primeiras semanas, seguindo direitinho a nova rotina até que ela se torne um belo hábito. E lembre-se, o mais importante é que seja uma rotina prazerosa, que te cause bons estímulos, assim, toda a construção do hábito será mais fácil e melhor aproveitada em todos os sentidos.

Aproveite as dicas e boa sorte. Agora é só começar!

__________________________________
Por Luana Cardoso – Fala! UFG