A rivalidade é uma das grandes coisas que move uma torcida de futebol. Entretanto, nem sempre os jogadores se deixam levar por tal sentimento, afinal, para os atletas, o futebol é antes de tudo uma profissão.
E é pensando nisso que trouxemos uma lista de jogadores que atuaram em grandes rivais e que, até mesmo, viraram ídolos em tais times.
Jogadores que já atuaram em times rivais
Ronaldo Fenômeno
Grande herói da copa de 2002 pelo Brasil, Ronaldo, em seus 14 anos no futebol europeu, jogou em quatro grandes times envolvidos em rivalidades históricas: Barcelona, Real Madrid, Milan e Inter de Milão.
O primeiro desses clubes foi o catalão, onde jogou de 1996 até 1997, quando se transferiu para a Inter. Após cinco anos no time italiano, se transferiu para o Real Madrid, atitude que não agradou a torcida culé. Sua passagem pelo clube madrilenho também durou cinco anos, até 2007, quando vestiu a camisa do Milan.
Luís Figo
O craque português também esteve envolvido com os gigantes espanhóis Barcelona e Real Madrid. Contratado pela equipe azul-grená junto ao Sporting, Figo vestiu a camisa do Barcelona por cinco anos, mais precisamente entre os anos de 2000 a 2005, quando uma oferta milionária dos merengues o fez se juntar ao clube.
Tal transferência foi rodeada de polêmicas, pois a torcida do Barcelona não gostou nem um pouco da atitude do atacante, chegando até mesmo a arremessar uma cabeça de porco durante um El Clássico.
Zlatan Ibrahimović
Polêmica e irreverente, a carreira do jogador sueco Zlatan Ibrahimović é marcada pelas suas constantes transferências, tendo jogado até mesmo em times protagonistas de um derby histórico. Ele já defendeu a Inter de Milão e o Milan, ambos clubes italianos rivais, além de ter comprado ações, em 2019, do Hammarby, time sueco o qual é rival do Malmö.
Em 2006, Ibrahimović foi contratado pela Inter de Milão, onde jogou até 2009, quando passou a defender o Barcelona. Em 2010, foi emprestado ao Milan, maior rival dos Nerazzurri, o que gerou bastante polêmica entre essa torcida.
Em 2019, o sueco também causou muita polêmica ao comprar partes do clube sueco Hammarby, maior rival do Malmö, time o qual revelou o atacante no futebol profissional. A repercussão negativa foi tão grande que uma estátua construída em homenagem ao jogador sofreu diversos atos de vandalismo por parte dos torcedores do Malmö.
Robert Lewandowski
O atual melhor jogador do mundo, já vestiu a camisa de dois grandes rivais do futebol alemão: Borussia Dortmund e Bayern de Munique.
Vindo do Lech Poznan, da Polônia, em 2010, Lewandowski se transferiu ao Borussia Dortmund, onde teve uma passagem de 4 temporadas bastante emblemática e importante para o clube.
Porém, em 2014, passou a defender o Bayern de Munique, forte rival da equipe anterior, o que causou bastante revolta nos torcedores do BVB.
Romário
O campeão da copa de 1994 pelo Brasil já jogou por grandes rivais, principalmente no futebol carioca, onde jogou pelo Flamengo, Vasco e Fluminense. Essas passagens foram as mais polêmicas, com direito até a declarações do craque comparando as torcidas e ressaltando que a torcida do rubronegro carioca era melhor do que a torcida vascaína, isso enquanto atuava pelo cruzmaltino.
____________________________________
Por Amanda Dutra e Victor Santos – Fala! UFG