Além das páginas, conheça cinco livros de aventura para ler
Menu & Busca
Além das páginas, conheça cinco livros de aventura para ler

Além das páginas, conheça cinco livros de aventura para ler

Home > Entretenimento > Cultura > Além das páginas, conheça cinco livros de aventura para ler

Acontecimento imprevisto e incidente são as definições mais usuais da palavra “Aventura”. Para os leitores, o significado pode ser um pouco maior dentro das páginas dos livros. São histórias de tirar o fôlego, que despertam a curiosidade e nos fazem torcer pelos personagens em suas trajetórias.

Além das aventuras já conhecidas de nossas sagas preferidas, muitos outros livros fazem sucesso e conquistam milhares de leitores. Conheça, aqui, cinco histórias para se aventurar por meio das páginas. 

livros
Além das páginas, conheça cinco livros de aventura para ler. | Foto: Reprodução.

Livros de aventura

Alice no País das Maravilhas, Lewis Carroll

Quem não se lembra dos icônicos personagens deste clássico? Utilizando o pseudônimo Lewis Carroll, o britânico Charles Lutwidge publicou, em 1865 As Aventuras de Alice no País das Maravilhas, o título original do livro. Inicialmente foi direcionado apenas para crianças, contudo, a garotinha curiosa conquistou todas as gerações. 

Esse clássico da literatura conta a história de Alice que, após seguir um notável Coelho Branco através de sua toca, chega ao País das Maravilhas, um lugar com características estranhas e seres bem peculiares. Lá ela acaba em uma aventura, faz muitos amigos – e inimigos – e sua curiosidade a faz questionar tudo ao seu redor. O livro é adorado por todos os públicos e seu sucesso já deu origem a adaptações para as telonas. 

Viagem ao Centro da Terra, Júlio Verne

Com viagens extraordinárias e personagens marcantes, o francês Júlio Verne ainda conquista leitores ao redor do mundo com suas histórias de aventuras e ficção científica. Publicou sua primeira obra, Cinco Semanas em Um Balão em 1863 e uma das mais conhecidas é Viagem ao Centro da Terra, de 1864. 

Aqui, conhecemos o impaciente, porém corajoso, Professor Otto Lidenbrock. Após encontrar e decifrar documentos antigos de um famoso alquimista islandês, ele descobre a suposta entrada para o centro da Terra. Como um bom cientista curioso, decide ir até o local para provar sua existência. A história da aventura é narrada por seu sobrinho, Axel, que conta os desafios da travessia e as impressionantes descobertas feitas por eles. 

É, sem dúvidas, uma obra emocionante que nos prende até a última página. Verne escreveu seus livros sempre com uma dose de temas científicos em meio às aventuras de personagens extraordinárias, como o Prof. Lidenbrock e o famoso Capitão Nemo no comando do submarino Náutilus, em Vinte Mil Léguas Submarinas (1870) e em A Ilha Misteriosa (1874).

A Máquina do Tempo, H. G. Wells

O escritor britânico Herbert George Wells, ou simplesmente H. G Wells, publicou A Máquina do Tempo em 1895 e obteve grande sucesso e reconhecimento mesmo sendo esse seu primeiro romance. O título foi ainda um dos primeiros a mencionar o tema das viagens no tempo.

Aqui, o protagonista inventa uma máquina que pode passar pela Quarta Dimensão, considerada a dimensão do tempo. Assim, ele viaja para um futuro distante no qual encontra seres pacíficos e um mundo aparentemente sem problemas e preocupações, como um paraíso. Porém, acaba descobrindo que existe uma outra raça predadora que posteriormente lhe traz grandes problemas. 

Além deste, Wells também obteve grande sucesso com O Homem Invisível (1897) e A Guerra dos Mundos, de 1898.

O Mundo Perdido, Arthur Conan Doyle

Nem só das aventuras de Sherlock Holmes viveu Sir. Arthur Conan Doyle. O autor britânico conhecido por suas histórias envolvendo crimes e as deduções impressionantes de seu detetive também obteve grande sucesso com O Mundo Perdido (1912), livro que iniciou as narrativas do paleontólogo e professor George Edward Challenger. 

Neste, o carismático professor é quem lidera uma expedição científica que parte de Londres com destino à Selva Amazônica. A viagem tem um objetivo que pode parecer impossível: desbravar um território congelado desde os tempos em que dinossauros habitavam o planeta. Como era de se esperar, o local é repleto de desafios, perigos e criaturas pré-históricas vivas. 

A obra traz referências de diferentes aventuras e expedições, nos fazendo viver uma aventura. É ainda, precursora de diferentes livros e filmes sobre o misterioso mundo dos dinossauros que chama a atenção de todas as idades.  

A Invenção de Hugo Cabret, de Brian Selznick

Uma aventura vivida por um garotinho órfão, uma leitora voraz e um homem rabugento dono de uma loja de brinquedos. Excêntrico, não? Escrito pelo norte-americano Brian Selznick, foi publicado em 2007 como um livro infantojuvenil, mas encantou leitores de todas as idades. Inspirou  uma adaptação cinematográfica em 2011, que foi vencedora de duas categorias do Oscar. 

Hugo Cabret é um menino órfão que vive escondido na central de trem de Paris da década de 30, e é ele quem cuida dos grandiosos relógios do lugar. Sua tranquilidade é posta em risco quando o dono de uma loja de brinquedos e sua afilhada, Isabelle, descobrem sua presença por ali. O garoto acaba ficando amigo de Isabelle, que o ajuda com seu projeto secreto que envolve muitas máquinas, um desenho enigmático e uma chave misteriosa roubada. 

E aí, qual é a sua aventura literária preferida? 

_____________________________
Por Karina Almeida – Fala! Cásper

Tags mais acessadas