Entenda tudo sobre o prêmio The Best de futebol Entenda tudo sobre o prêmio The Best de futebol
Menu & Busca
Entenda tudo sobre o prêmio The Best de futebol

Entenda tudo sobre o prêmio The Best de futebol

Home > Notícias > Esporte > Entenda tudo sobre o prêmio The Best de futebol

No dia 17 de dezembro, aconteceu a premiação anual mais aguardada pelo mundo do futebol, o The Best FIFA 2020. O evento, que aconteceu de forma virtual por conta da pandemia da Covid-19, coroou os jogadores com melhor desempenho durante a temporada 19/20.

Os principais prêmios anunciados foram o de melhor jogador do mundo (feminino e masculino), melhor técnico (feminino e masculino), as seleções dos melhores jogadores do ano (feminino e masculino) e o Prêmio Puskás, dedicado ao gol mais bonito do ano.

Este ano, o The Best foi o único prêmio individual da temporada, já que a revista France Football cancelou a entrega da Bola de Ouro por conta do ano atípico de pandemia.

Prêmio The Best

Jogadores

melhores jogadores de futebol
A lateral inglesa Lucy Bronze, do Manchester City, e o atacante polonês Lewandowski, do Bayern de Munique foram eleitos os melhores do mundo pela primeira vez em suas carreiras. | Foto: Divulgação.

As expectativas eram altas, mas aconteceu o que já era esperado. Lewandowski foi eleito o melhor jogador do mundo. Neste ano, o jogador foi campeão da Bundesliga (Campeonato Alemão), da Copa da Alemanha e da Liga dos Campeões da UEFA , sendo o artilheiro das três competições jogando pelo Bayern. Também venceu a Supercopa da UEFA e a Supercopa da Alemanha. Pelo time alemão, o jogador marcou 55 gols em 47 partidas disputadas. Lewa superou o português Cristiano Ronaldo, do Juventus, e o argentino Lionel Messi, do Barcelona.

Já a inglesa Lucy Bronze, foi a vencedora da premiação de melhor jogadora do mundo. As suas atuações de destaque ocorreram em um time diferente do que está atualmente. Em 2020, jogando pela equipe francesa Lyon, a lateral conseguiu conquistar os títulos do Campeonato Francês, da Copa da França, da Supercopa da França e da Liga dos Campeões da UEFA.

Em novembro, já no Manchester City, Bronze ainda conseguiu vencer a Copa da Inglaterra graças ao adiamento das datas em decorrência da pandemia da Covid-19. Ela superou a atacante dinamarquesa Pernille Harder, do Chelsea, e a zagueira francesa Wendie Renard, sua ex-companheira de equipe pelo Lyon. 

Goleiros

futebol
A francesa Sarah Bouhaddi, goleira do Lyon, e o alemão Manuel Neuer, do Bayern de Munique, foram eleitos os melhores goleiros do mundo. | Foto: Divulgação.

Acompanhando as conquistas de Lewandowski e Lucy Bronze, o goleiro do Bayern de Munique e a goleira do Lyon foram eleitos os melhores do mundo em sua posição. 

Manuel Neuer bateu Alisson, goleiro do Liverpool e da seleção brasileira, e Oblak, do Atlético de Madrid. Já Sarah Bouhaddi, superou Christiane Endler, do PSG, e Alyssa Naeher, do Chicago Red Stars.

Treinadores

The Best
O treinador do Liverpool, Jürgen Klopp, e a treinadora da seleção feminina holandesa, Sarina Wiegman, foram eleitos os melhores técnicos de futebol do mundo. | Foto: Divulgação.

Em relação aos treinadores de equipes masculinas, o alemão Jürgen Klopp foi eleito o melhor. O técnico do Liverpool superou o argentino Marcelo Bielsa, do Leeds United, e o também alemão Hansi Flick, do Bayern de Munique, por muitos cotado como o favorito ao prêmio.

Klopp fez história ao ser o primeiro treinador a ganhar o prêmio duas vezes na categoria de times masculinos, uma em 2019 e agora em 2020. A conquista da Premier League pelo Reds, após 28 anos de jejum, e a vitória inédita do Mundial de Clubes em jogo contra o Flamengo foram cruciais para a escolha do treinador. 

Já em relação aos treinadores de equipes femininas, não teve ninguém capaz de superar Sarina Wiegman. A britânica, técnica da seleção holandesa, disputou o prêmio com o francês Jean-Luc Vasseur, do Lyon, e com a inglesa Emma Hayes, do Chelsea.

Assim como Klopp, Wiegman também fez história e conseguiu ser a primeira pessoa a ganhar o prêmio duas vezes na categoria de times femininos, tendo conquistado uma vez em 2017 e agora em 2020. A sua boa campanha pelo comando da seleção holandesa fez Wiegman ser premiada.

O gol mais bonito, segundo o The Best

The Best prêmio
O atacante sul-coreano Son venceu o prêmio Puskás. | Foto: Divulgação.

O gol mais bonito da temporada foi marcado pelo sul-coreano Son Heung-Min, jogador do Tottenham, contra o Burnley pelo campeonato inglês. No gol, o jogador mostrou a sua habilidade no controle de bola e toda a sua velocidade ao pegar a bola no campo defensivo e marcar um belo gol. Para ganhar o prêmio, Son superou Arrascaeta, jogador do Flamengo e Luis Suárez, então jogador do Barcelona.

As seleções da temporada

The Best futebol
O sindicato mundial de jogadores profissionais, FIFro, divulgou o resultado dos times com os melhores jogadores masculinos e femininos da temporada. | Foto: Divulgação.

As seleções mundiais da temporada elegidas pelo FIFPro também foram divulgadas durante o The Best. 

Seleção Masculina: Alisson Becker, Trent Alexander-Arnold, Sergio Ramos, Virgil van Dijk, Alphonso Davies, Kevin de Bruyne, Thiago Alcantara, Joshua Kimmich, Lionel Messi, Robert Lewandowski, Cristiano Ronaldo.

Seleção Feminina: Christiane Endler, Lucy Bronze, Wendie Renard, Millie Bright, Delphine Cascarino, Barbara Bonansea, Veronica Boquete, Megan Rapinoe, Pernille Harder, Vivianne Miedema, Tobin Heath.

Outros vencedores do The Best

Além das categorias focadas a premiar os melhores desempenhos da temporada, o The Best também possui uma premiação para o melhor torcedor da temporada e outra para a melhor atitude de Fair Play da temporada.

O vencedor da categoria de melhor torcedor é Marivaldo Francisco da Silva, brasileiro e torcedor do Sport Recife. Marivaldo ganhou destaque internacional com a sua história de amor ao Leão da Ilha. O torcedor caminhou cerca de 64km para assistir a uma partida de seu time.

Já na categoria de Fair Play, o vencedor foi o jovem italiano Mattia Agnese. Na época, ainda com 17 anos, Agnese prestou os primeiros socorros ao jogador da equipe adversária que caiu desacordado após um choque. A sua atitude foi capaz de salvar a vida do atleta, mostrando que no futebol a rivalidade está apenas na partida. 

Polêmicas

Muitos acharam injusto o brasileiro Neymar estar de fora da lista dos 3 melhores jogadores do mundo. Inclusive, o brasileiro ironizou diversas vezes no Twitter, não apenas o fato dele estar de fora, mas também de nenhum jogador da sua equipe, o Paris Saint-Germain, estar na equipe dos 11 melhores do mundo da FIFPro. 

Outras pessoas discordaram da escolha de Klopp como o melhor treinador e acreditam que Hans-Dieter Flick, treinador campeão da Champions League de forma invicta pelo Bayern de Munique, deveria ser o escolhido. 

E, por fim, a jogadora Megan Rapinoe, presente na seleção das melhores jogadoras da temporada, postou em suas redes sociais uma surpresa relacionada à sua própria convocação na equipe da FIFPro. A jogadora parabenizou as escolhidas, mas se disse surpresa em ser mencionada, já que não jogava uma partida desde março. 

____________________________
Por Lucas Souza da Hora – Fala! UFSC

Tags mais acessadas