Muitos nutricionistas recomendam a priorização do consumo de alimentos com maior densidade nutricional, seja em uma dieta de emagrecimento ou não. Realmente os benefícios são muitos e você começará a sentir os efeitos de uma alimentação mais “limpa” em pouco tempo: mais disposição e leveza.
Mas o que é densidade nutricional?
Os alimentos de alta densidade nutricional são aqueles que têm alta quantidade de nutrientes em relação ao seu valor energético, ou seja, promovem a maior ingestão de vitaminas, minerais, fibras, ácidos graxos poliinsaturados e outros nutrientes essenciais, com menos calorias.
Alguns exemplos são folhas, vegetais, algumas frutas e carnes magras. Por exemplo, há 100 gramas do alimento A e 100 gramas do alimento B. Se o alimento A tiver maior concentração de vitaminas e minerais disponíveis que o alimento B, dizemos que ele tem uma maior densidade nutricional.
Os alimentos naturais e menos industrializados contêm uma alta densidade nutricional. Priorize comida caseira e ingredientes frescos e emagreça com saúde!