sexta-feira, 22 novembro, 24
HomeUrbanoRebelião causa massacre em Altamira, que deixou 57 mortos no Pará

Rebelião causa massacre em Altamira, que deixou 57 mortos no Pará

O massacre em Altamira, que ocorreu na manhã da última segunda feira (29) deixou 57 mortos e foi o mais cabuloso atentado em presídio desde a chacina no Carandiru, que resultou em 111 mortes em 1992. A rebelião em Altamira ocorreu por conta de uma guerra entre facções

O QUE APRENDEMOS APÓS 25 ANOS DO MASSACRE DO CARANDIRU
PRISÕES SE TORNAM ESPAÇOS DE ATUAÇÃO DO CRIME ORGANIZADO

massacre em altamira
Foto: Reprodução
Massacre em Altamira

Massacre em altamira, presídio no Pará

A rebelião durou cerca de cinco horas e começou quando uma das facções invadiu por volta das 7h da manhã o anexo do presidio aonde se encontravam membros da facção rival e incendiaram o local. Alguns detentos morreram por asfixia devido a fumaça.

O massacre em Altamira terminou por volta do meio dia. O Governo paraense determinou a transferência de 46 detentos que participaram do massacre, sendo eles dez líderes de facções que irão para um presídio federal, em vagas oferecidas pelo ministro da Justiça, Sergio Moro. Das 57 vítimas, pelo menos 16 foram decapitadas.

FACÇÕES CRIMINOSAS SE FORTALECEM NAS FALHAS DO SISTEMA CARCERÁRIO
FLORDELIS FALA SOBRE EXECUÇÃO DE SEU MARIDO ANDERSON CARMO DE SOUZA
CAETANO VELOSO FALA SOBRE DITADURA

Sergio Moro sobre o Massacre em Altamira

Dois agentes penitenciários foram mantidos reféns durante uma hora, mas foram liberados e passam bem. Cerca de 40 famílias ficaram do lado de fora do presídio para obterem notícias de seus entes queridos.

Foi muito angustiante ver aquelas mulheres em desespero, sem saber se seus entes queridos estavam mortos ou vivos. Passaram o dia sem receber informações.

Disse Padre do presídio em Altamira em entrevista para a Globo

Padre Patricio fala sobre vida em presídio de Altamira

É muita gente para pouco espaço. Eram até 30 pessoas numa mesma cela”

Contou o religioso

MASSACRE NA CATEDRAL METROPOLITANA DE CAMPINAS
ATENTADOS EM IGREJAS DE SRI LANKA MATAM MAIS DE 290 CRISTÃOS

Um relatório do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) disse que as condições do Centro de Recuperação de Altamira são péssimas. A unidade possui 343 presos, mais que o dobro da capacidade projetada, que é para 163 vagas

SUZANO: UM DOSSIÊ NA TRAGÉDIA

Rebelião e assassinato em massa

O massacre em Altamira é o segundo no presídio em menos de um ano. Em setembro de 2018 presos fizeram uma rebelião e 7 presos foram mortos.

ARTIGOS RECOMENDADOS