sexta-feira, 26 abril, 24
HomeUniversidadesPretos no Enem: Iniciativa ajuda pessoas negras a prestarem vestibular

Pretos no Enem: Iniciativa ajuda pessoas negras a prestarem vestibular

A iniciativa Pretos no Enem juntou mais de 15 mil pessoas que se voluntariaram para pagar boletos de estudantes negros que desejam prestar o Enem. As inscrições para o exame nacional do ensino médio estão abertas até o dia 10/06.

Pretos no Enem
Pretos no Enem.

Conheça o projeto Pretos no Enem:

Os estudantes que se inscreveram para o vestibular teriam, a principio, até o dia 28 de maio para realizar o pagamento das inscrições, no valor de R$85. No entanto, o prazo foi adiado após o MEC divulgar que cerca de 300 mil candidatos fizeram a inscrição, mas não pagaram a taxa até o prazo estipulado.

A informação gerou movimentação na Internet, dando vida à iniciativa “Pretos no Enem”, que visa alcançar estudantes que desejam fazer o vestibular, mas não tiveram condições de arcar com as despesas da prova.

Muito obrigada! Eu tinha desistido de fazer o Enem. Fiquei desempregada e não tinha como tirar da pensão da minha filha para pagar o Enem. Obrigada, muito obrigada! Eu estou mais feliz que pato na lagoa em dia de sol!

Disse Namy, vestibulanda beneficiada pelo projeto Pretos no Enem.

A iniciativa surgiu em meio a um contexto de protestos anti-racismo que surgiram após a morte de George Floyd.

Os jovens pretos ainda são os mais castigados pela violência policial e pela desigualdade social. No Brasil, segundo o IBGE, os jovens negros morrem quase três vezes mais que os brancos. Se somos todos iguais, por que isso acontece? Vamos ajudar a facilitar o acesso ao ensino superior desses jovens negros, para que todo mundo tenha ma mesma oportunidade?

Disse Vidal, idealizadora do projeto, através de sua rede social.

Caso você conheça alguma pessoa negra que não teve condições de pagar sua taxa do Enem, compartilhe essa notícia. Para ser contemplado pelo projeto, basta enviar uma mensagem no Instagram do Pretos no Enem. Caso você deseje se voluntariar, clique aqui.