Cadastre-se e tenha acesso a conteúdos exclusivos!
Quero me cadastrar!
Menu & Busca
Os riscos de comer fora de casa

Os riscos de comer fora de casa

Segundo dados da Associação Brasileira das Empresas de Benefício ao Trabalhador – ABBT, o indivíduo paga em média, no Brasil, R$34,84 ao fazer uma refeição fora de casa, durante o almoço em restaurantes que aceitam vouchers ou cartões refeição. Ao somar cada prato e a frequência do consumo, pode ser que o valor não seja financeiramente viável, mas existem soluções para isso.

quanto-custa-almocar-fora-de-casa.jpg
Gráfico da ABBT

Ao decidir comer em restaurantes, além do alto custo, existe o risco da ingestão de gordura trans, aquela mesma que “todo mundo” fala que faz mal, e óleos vegetais em excesso, por meio de grelhados encharcados e frituras. Assim, pelo preço, muitos clientes acabam optando por industrializados, marcados pelo açúcar “camuflado” em suas composições.

Por que a gordura trans faz mal?

O nome “trans” é utilizado porque os átomos de hidrogênio estão organizados sinteticamente de forma transversal, ou seja, diagonal. Naturalmente, os ácidos graxos (“pequenos pedaços” oriundos da quebra da gordura) estão ajustados em pararelo.

Bolachas recheadas que contém gordura trans

É encontrada em biscoitos, principalmente os recheados, margarina, batata frita, salgadinhos de pacote e sorvete. A sua ingestão recomendada é de dois gramas por dia, relativamente baixa ao se comparar com a da gordura insaturada, máximo de 44g/dia. Quando essa quantidade não é respeitada, o colesterol ruim (LDL) pode aumentar no organismo, ao mesmo tempo reduzindo o bom (HDL).

Onde está o açúcar?

Em 200mL de Coca-Cola tem 21,2 gramas de açúcar refinado. Já em bebidas muitas vezes consideradas saudáveis como o chá Nestea de limão, pode-se encontrar em uma latinha de 330 mL cerca de 25,4g. Um suco de laranja de garrafa (330 mL) contém 34 gramas e um iogurte Danone (300mL) 35,7 gramas. Por isso a necessidade de sempre se atentar aos rótulos.

Iogurte e quantidade de açúcar que contém

No site você pode encontrar outras fotos como essa acima, e visualizar de uma maneira simples e didática a quantidade deste ingrediente embutida em cada alimento.

Para acompanhar as bebidas, nada melhor do que um snack, certo?! Acredito que sua opinião poderá mudar… A bolacha Nesfit, por exemplo, aparenta ser saudável porém está lotada deste “vilão”. Cinco unidades são compostas por 128kcal e 8 gramas de açúcar. Imaginem em um pacote inteiro!

Tabela nutricional Nesfit

Como substituir sem perder o sabor?

Para mudar as bolachas, uma opção interessante é preparar as suas próprias em casa com ingredientes como banana, aveia, cacau em pó, uvas-passas, tâmaras e outras frutas secas de sua preferência para adoçar. Os salgados industrializados se tornam desnecessários quando opções naturais como chips de batata assados, de coco e de outros legumes são formas deliciosas para o lanche.

Aveia em pote de vidro

De acordo com a nutricionista Juliana Veloso (CRN: 21891), o consumo de fibras como aveia, granola, linhaça, chia e amaranto aumentam a saciedade e podem contribuir para a ingestão de menos calorias na próxima refeição.

_____________________________________________________________
Por Izadora Del Bianco (@izadbr) – Fala! Cásper Líbero

0 Comentários

Tags mais acessadas