O esporte em sua origem: a tradição das competições
Menu & Busca
O esporte em sua origem: a tradição das competições

O esporte em sua origem: a tradição das competições

Home > Notícias > Esporte > O esporte em sua origem: a tradição das competições

A prática esportiva sempre esteve presente na vida humana nas ações mais básicas já praticadas, como nas medidas de sobrevivência. No entanto, o uso do esporte para fins competitivos teve seus registros cerca de 4 mil anos antes de Cristo

esporte
Ilustração da antiga cidade de Olímpia. | Foto: viajento.com.

A Grécia Antiga serviu como pilar para diversos avanços no quesito social que influenciam a lógica mundial até os dias atuais. Vários setores da linha de estudo e conhecimento humano, tais quais a política, filosofia, matemática e os esportes.

No ano de 776 a.C., estão os registros oficiais de práticas esportivas, marcadas na primeira edição dos Jogos Olímpicos da história. Modalidades como luta livre, maratona e arremesso de dados. O evento era considerado de tamanha importância para época que paralisava todos os conflitos militares para que todos pudessem participar; era realizado em Olímpia – por isso a referência ao nome dos jogos.

Existem alguns registros na França e na China Antiga da prática de esportes sem motivação externa. Nas cavernas de Lascaux, oeste francês, há pinturas na parede que representam lutadores há mais de 15 mil anos. Outros tipos de imagens similares também foram encontrados na Ásia, como a Mongólia, Japão e China – retratando modalidades das artes marciais e ginástica. Alguns estudiosos apontam que esse esporte inusitado que era praticado na China mil anos antes de Cristo, ficou conhecido na contemporaneidade de kung fu.      

Ascensão do esporte

Depois do domínio grego na hegemonia mundial, a ascensão do Império Romano tornou a prática esportiva mais agressiva: a luta de gladiadores, que tradicionalmente acabava em óbito por um dos competidores, era a modalidade favorita da época.

Alguns historiadores apontam que pode ter sido neste momento o nascimento da “febre por esporte”. Que seria a torcida incondicional por parte dos espectadores por um determinado competidor. Esse comportamento pode ter influenciado as torcidas uniformizadas de futebol que operam hoje em dia.

A partir da Idade Média, houve um retrocesso em todas as áreas de conhecimento, com o domínio da Igreja Católica, e a prática esportiva também foi afetada pelo rigor das novas normas sociais. O que passou a ser mais disseminado foram as artes de guerra, tais como arco e flecha e jogos a cavalo.

Nos século XVII, XVIII e XIX, as regras passaram a tomar forma e os esportes mais conhecidos no mundo tornam-se populares. Jogos com bola lideram as novas práticas esportivas para que, em 1904, aconteçam os primeiros Jogos Olímpicos do mundo moderno, que foi realizado em Atenas. O foco principal passou a ser o desempenhos dos atletas e a profissionalização do esporte.       

___________________________________
Por Nina Galiotte – Fala! Cásper

Tags mais acessadas