Esportes que melhoram a postura: veja alguns que podem ajudar
Menu & Busca
Esportes que melhoram a postura: veja alguns que podem ajudar

Esportes que melhoram a postura: veja alguns que podem ajudar

Home > Notícias > Esporte > Esportes que melhoram a postura: veja alguns que podem ajudar

Saber como cuidar da saúde da coluna é imprescindível, afinal, é ela a responsável por dar sustentação, proteger a medula espinhal e manter a flexibilidade para a movimentação do tronco. No entanto, devido à correria do dia a dia, é muito comum esquecermos de nos atentar à postura. Passamos horas na mesma posição, sentamos curvados e ficamos tortos mesmo deitados ou em pé. E isso tem uma explicação: a maioria de nós não têm força muscular. “A gente nasce com a musculatura fraca – todo bebê é molinho –, então, é com os anos que a gente precisa adquirir uma postura correta”, frisa a médica ortopedista Ana Paula Simões. 

A boa postura melhora o tônus muscular geral, oxigena ainda mais o corpo e diminui os riscos de uma lesão na coluna. Segundo o profissional de educação física André de Souza Leite Vieira, “a questão crucial da postura correta é a estabilidade muscular e articular da coluna vertebral, algo que evita prejuízos de compressão discal excessiva e possíveis pinçamentos nervosos”. Existe todo um estresse mecânico causado também sobre as articulações, que pode vir a ser diminuído com uma postura correta.

A postura pode melhorar com a prática de esportes

A atividade física é uma ótima solução para quem quer ter uma vida mais saudável e se livrar dos desconfortos. “Da mesma maneira que a má função da musculatura responsável pela sustentação da coluna vertebral frequentemente é causa de dor nas costas, a boa função (musculatura com boa qualidade de tônus e bem alongada) é o principal instrumento para o tratamento da dor associada a doenças na coluna, como hérnia de disco ou artrose”, explica Raphael Pratali, médico especialista em coluna. “Algumas modalidades de exercício têm um enfoque no fortalecimento muscular isométrico, que é o mais eficaz para a cadeia muscular do core, como, por exemplo, o Pilates e o Yoga”. Em paralelo a esportes que auxiliam no alinhamento do corpo, como a natação, dança, lutas e ginástica, contribuem muito para aumentar o nível de consciência postural dos praticantes. 

dor na coluna
A dor na coluna pode ser solucionada com a prática constante de exercícios como o Pilates. | Foto: Reprodução.

Por conta da pandemia, muitas coisas tiveram que ser adaptadas. Atividades físicas que não são em grupo e que não demandam equipamentos próprios foram facilmente transportadas para o universo das aulas on-line. Um exemplo que se destaca são os exercícios funcionais, em que a única carga utilizada, na maioria das vezes, é o próprio peso corporal. Eles se baseiam em movimentos naturais do ser humano, como correr, puxar, agachar, pular e empurrar, e, diferentemente da musculação, atingem diversos músculos ao mesmo tempo, trazendo maior flexibilidade ao corpo, coordenação, equilíbrio, melhor capacidade respiratória e postura mais ereta.

Em contrapartida, com a pandemia, também veio muitos problemas posturais devido ao excesso de tempo que se expende em uma mesma posição, durante o home office. “A cada uma hora de trabalho sentado, deve-se levantar e caminhar pela casa por cerca de dez minutos associando a uma sessão de alongamento global do tronco”, recomenda o médico Alberto. O alongamento é importante para manter o comprimento das fibras, que tendem a encurtar com o passar dos anos e, quando feito de forma adequada, auxilia muito na postura. 

Ainda sobre o trabalho em frente de uma tela, é comum, por exemplo, a pessoa ter que virar, levantar ou abaixar o pescoço se o computador estiver fora da linha do olho. Outros descuidos, como deixar os cotovelos para baixo e não apoiar os pés totalmente no chão, ainda são agravados pelos formatos dos móveis: “A questão da ergonomia dos aparelhos e móveis ajudam a manter uma postura mais curva ou fletida, o que dificulta o entendimento corporal da postura ereta”, explica André. Por isso, é importante se atentar à altura da cadeira, do computador e ao cruzamento das pernas. Para dormir, o ideal é que o travesseiro não seja nem alto demais nem muito baixo, de modo a deixar a coluna reta. Durante o dia, a escolha dos calçados não deve passar despercebida. Os que forem leves e tiverem amortecimento podem ser opções interessantes para influenciar positivamente a postura.

postura
É importante atentar-se à postura durante o trabalho. | Foto: Reprodução.

Em resumo, são diversos os erros que prejudicam a postura, mas há o que possa ser feito para ajudar a melhorá-la. A prática de exercícios é uma excelente maneira de alguém que tenha ou não um problema crônico na coluna viver com boa qualidade de vida. “Manter a postura alinhada requer paciência e correção constante”, afirma André. Adquirir consciência corporal, portanto, independe da escolha do esporte – o importante é exercitar o corpo e a mente para desenvolver a autopercepção, já que de nada adianta praticar uma hora de exercícios por dia alinhando o corpo e ficar outras oito horas com postura totalmente errada.

______________________________
Por Natália Tavares Leite Vieira – Fala! Cásper

Tags mais acessadas