Emagrecer no frio: 6 exercícios para perder peso no inverno
Menu & Busca
Emagrecer no frio: 6 exercícios para perder peso no inverno sem ficar desconfortável

Emagrecer no frio: 6 exercícios para perder peso no inverno sem ficar desconfortável

Home > Lifestyle > Saúde > Emagrecer no frio: 6 exercícios para perder peso no inverno sem ficar desconfortável

Emagrecer no frio é um grande desafio, pois nesse período ficamos mais preguiçosos e sentimos mais fome. Perder peso nesse período, no entanto, é possível e, com os exercícios certos, isso ocorre em pouco tempo. Além disso, ingerir alimentos que ajudam a emagrecer no inverno pode ser uma ótima solução.

Dito isso, confira 6 exercícios para emagrecer no frio, para chegar ao verão em forma.

Conheça 6 exercícios para emagrecer no frio de forma rápida

O inverno pode ser um grande aliado para quem deseja emagrecer, afinal, nesse período, queimamos mais calorias, pois o organismo necessita de mais energia para se aquecer. Por isso, manter uma dieta balanceada e continuar com seus exercícios é muito importante.

As atividade físicas, no entanto, devem ser diferenciadas, porque o frio nos deixa mais preguiçosos e queimar muitas calorias pode ser prejudicial à saúde. Por isso, antes de criar uma rotina para perder peso nesse período, recomenda-se procurar a orientação de um nutricionista. Um médico poderá indicar um cardápio saudável para o inverno e ajudar com as calorias que devem ser queimadas no dia.

Emagrecer é muito bom, porém, deve ser feito de maneira saudável e sem pressionar seu corpo.

Treino funcional

como emagrecer no frio
Treino funcional é uma alternativa para emagrecer no inverno. | Foto: Reprodução.

Um ótimo exercício para perder peso no inverno é o treino funcional. Uma atividade dinâmica, o funcional exercita diversas partes do seu corpo, como o quadril, os braços e as pernas. É possível realizar essa atividade dentro de casa, ao ar livre e em academias, sendo indicada para todas as pessoas.

Exemplos de treino funcional são: 

  • Prancha: neste exercício, deite-se de barriga com as pernas esticadas, com todo o corpo tocando o chão. Em seguida, levante seu corpo com os braços e faça um apoio com os dedos dos pés. Assim que estiver apoiada, apoie os braços nos chãos, deixando sua coluna reta e todo o seu corpo esticado. Fique nessa posição por 30 segundos e repita esse movimento 3 vezes.
  • Extensão dos quadris: deite-se de costas no chão, com os braços esticados rentes ao corpo, pernas flexionadas e pés no chão. Em seguida, empurre o quadril para cima, tirando-o do chão e permaneça nessa posição por 30 segundos. Repita esse movimento 3 vezes.
  • Gato: apoie as mãos e as pernas no chão, ficando nos quatro apoios. Em seguida, estique o braço direito e a perna esquerda, enquanto o outro braço e perna servem de apoio no chão. Segure essa posição por 10 segundos, se for iniciante, e por 60 segundos, se for avançado. Em seguida, volte para os quatro apoios e estique o braço e a perna que estavam no chão anteriormente e permaneça por mais alguns segundos nessa posição.
  • Agachamento: em pé, afaste um pouco as pernas, até que elas fiquem alinhadas com seu ombro. Estique os braços para frente e alinhe-os com seu quadril. Em seguida, faça um agachamento e volte, repetindo o movimento 10 vezes. Faça três repetições dessa série.

Para ajudar com os movimentos, é possível utilizar um tapete para yoga ou outro apoio. Isso é muito importante para que você não sinta dores nos joelhos e nas mãos, além de impedir que você escorregue durante o treino.

Pular corda

exercícios para emagrecer no frio
Outra boa opção para perder peso é pular corda no inverno. | Foto: Reprodução.

Outro exercício excelente para o frio é a corda. Pular corda é ótimo, pois trabalha várias partes do corpo, além de ajudar com seu condicionamento físico. Ela é uma atividade aeróbica e seu maior benefício é cardiovascular, pois melhora a resistência cardiovascular, as funções metabólicas e as funções articulares.

Para começar o exercício, pule entre 1 e 5 minutos, mantendo o ritmo que desejar. Faça um intervalo de 20 segundos para se recuperar e, em seguida, volte para a corda ou outro exercício. Crie uma série, pois assim fica mais fácil na hora de realizar a atividade física. Quando estiver mais acostumado à sua rotina de exercícios, troque os 20 segundo de intervalo por uma ginástica de menor impacto, como uma série de agachamentos ou uma marcha leve.

Pedalar

dicas para emagrecer no frio
Uma das dicas para emagrecer no frio é pedalar. | Foto: Reprodução.

Andar de bicicleta pode ser uma das alternativas para se exercitar no frio. Pedalar contribui para o fortalecimento e definição dos músculos, acelera o metabolismo, auxiliando com a queima de calorias, ajuda a regular sua frequência cardíaca, além de ser desestressante.

Recomenda-se pedalar por, no mínimo, 30 minutos, porém, aqueles que já estejam acostumados com uma rotina de exercícios podem estender por uma hora ou mais, definindo essa atividade como o exercício físico do dia.

Dança

emagrecer no frio
A dança é um dos exercícios mais divertidos para emagrecer no frio. | Foto: Reprodução.

Dançar é uma ótima atividade física para emagrecer no frio, pois, além de queimar muitas calorias, nos ajuda a desestressar e nos manter animados nos dias de inverno. Nesse caso a pessoa possui muitos estilos para escolher, pois a dança possui muitas variedades.

O mais indicado, no entanto, são as aulas de zumba, dança de salão, hip-hop e dança do ventre. Além disso, muitas academias criaram a dança fit, um estilo que mistura passos de dança com movimentos aeróbicos, ótimos para queimar calorias e fortalecer a musculatura.

Corrida

Corrida
A corrida é uma ótima opção para quem quer emagrecer no frio. | Foto: Reprodução.

Correr é outra atividade que pode ser feita no inverno, contudo, é necessário escolher um momento mais apropriado se for realizar o exercício ao ar livre. Os melhores períodos são nos momentos em que o sol está mais forte, pois assim fica mais agradável a corrida. Não se esqueça, contudo, do protetor solar, pois mesmo no inverno ele é indispensável.

Mas se correr ao ar livre não for de seu agrado, essa atividade pode ser realizada em casa ou em uma academia, por meio das esteiras. Recomenda-se 30 minutos de corrida por dia, que pode ser alternada com caminhadas que duram até um minuto. O mais importante é não deixar seu corpo parado totalmente, pois assim a queima de calorias irá se intensificar.

Exercícios com a bola suíça

bola suíça
A bola suíça pode ser uma grande aliada na perda de peso. | Foto: Reprodução.

Os exercícios com a bola suíça também são ótimos para emagrecer no inverno. Isso porque podem ser feitos dentro de casa ou em academias sem problema algum. São atividades que lembram os exercícios funcionais, contudo, a bola facilita todo o processo, criando um apoio durante a ginástica.

Exemplos de atividades que podem ser feitas com a bola suíça são: 

  • Agachamento com a bola: apoie a bola suíça na parede e suas costas na bola. Separe um pouco as pernas, até que fiquem alinhadas ao seu ombro e estique os braços para a frente, alinhando-os com o quadril. Com o auxílio da bola, deslize até o chão e, em seguida, suba. Repita esse movimento 12 vezes e faça 3 sessões de agachamento.
  • Flexão: apoie as pernas na bola suíça e os braços no chão, deixando o corpo reto. Em seguida, flexione os braços e suba novamente, não deixando que a bola escape de suas pernas. Repita esse movimento 8 vezes e faça 3 sessões de flexão.
  • Abdominal supra na bola: apoie suas costas na bola suíça com os pés no chão. Em seguida, coloque suas mãos na base de sua cabeça e erga o tronco, comprimindo o abdômen. A bola servirá de apoio para o exercício, que será repetido 20 vezes e por 3 sessões.
  • Prancha na bola: apoie seus braços na bola e na ponta dos pés crie um apoio. Fique nessa posição por 30 segundos e faça 3 sessões de prancha.

Esses exercícios são ótimos para emagrecer no frio, pois ajudam a queimar calorias, mas sem o desconforto habitual do frio. Para que o resultado se potencialize, procure um nutricionista e junte as atividades físicas com uma dieta balanceada.

__________________________
Por Luiza Nascimento – Redação Fala!

Tags mais acessadas