Disney: conheça cinco filmes da empresa dos anos 90
Menu & Busca
Disney: conheça cinco filmes da empresa dos anos 90

Disney: conheça cinco filmes da empresa dos anos 90

Home > Entretenimento > Cinema e Séries > Disney: conheça cinco filmes da empresa dos anos 90

O império da Walt Disney Studios, que começou em 1937 com o clássico Branca de Neve, é hoje um dos líderes em serviços de streaming e entretenimento. Com mais de 50 filmes já produzidos, é certo dizer que cada um cumpriu um papel importante na jornada que levou essa empresa ao topo, desde os clássicos, como Cinderela, até os mais recentes, como Raya e o Último Dragão. De todas as décadas, podemos dizer uma que, com certeza, se destacou: a dos anos 90.

 Confira 5 filmes desta década tão marcante:

Filmes da Disney dos anos 90

1. Operação Cupido (1998)

disney anos 90
Pôster de divulgação. | Foto: Reprodução.

Este clássico estrelado por Lindsay Lohan conta a história de Halley Parker e Annie James, gêmeas que foram separadas quando bebês, pelo divórcio dos pais. Após se encontrarem em um acampamento de verão, a dupla faz um plano: as meninas trocam de lugar para conhecer mais sobre seus pais, e também para uma possível reconciliação entre os progenitores.

O filme é a estreia de Lohan no meio cinematográfico e rendeu à atriz, que na época tinha apenas 10 anos, o prêmio de Young Artist Award.

2. Pocahontas (1995)

Pocahontas
Pôster de divulgação. | Foto: Reprodução.

O longa-metragem se passa na época da colonização dos Estados Unidos. Pocahontas, filha do chefe Powhatan, é uma jovem que se prepara para assumir o lugar de seu pai e também para casar com seu futuro marido Kocoum, até que conhece John Smith, um inglês que acaba de chegar no continente americano. Com as desavenças entre a tribo e os ingleses, os dois vivem uma história como a de Romeu e Julieta. O musical, recheado de ensinamentos sobre amor ao próximo e respeito à natureza, ganhou o Oscar de “Melhor Trilha Sonora”.

3. Mulan (1998)

Mulan
Cartaz de divulgação. | Foto: Reprodução.

Baseado na lenda chinesa Hwa Mulan, a trigésima quinta animação da Disney apresenta Fa Mulan como personagem principal. Posterior à invasão dos Hunos na China, um homem de cada família do país deve se apresentar no campo de batalha. Sendo filha única, Mulan foge de casa e decide fingir ser um homem para salvar a vida de seu pai, mesmo sabendo que se fosse descoberta, seria sentenciada à morte. A obra recebeu indicações ao Oscar e Globo de Ouro.

4. O Corcunda de Notre Dame (1996)

melhores filmes disney
Cartaz de divulgação. | Foto: Reprodução.

Quasímodo foi criado pelo juiz Frollo, nas torres da Catedral de Notre Dame, escondido de tudo e todos, alheio à situação de tudo do lado de fora. Um dia, o corcunda decide fugir de seu esconderijo por apenas um dia, para ir ao Festival dos Tolos, onde conhece a cigana Esmeralda e o Phebo, chefe da guarda real.

A adaptação do livro de Victor Hugo traz aventura e romance embaladas com músicas sobre temas como liberdade e fé, e ganhou indicações na categoria “Melhor Trilha Sonora” ao Oscar e Globo de Ouro.

5. O Rei Leão (1994) – um dos maiores clássicos da Disney

disney
​Cartaz de divulgação. | Foto: Reprodução.

Seria impossível fazer uma lista de filmes dos anos 90 e não citar O Rei Leão. Adaptação do clássico de Shakespeare, Hamlet, o enredo traz Simba, que quando filhote viu seu pai Mufasa ser morto por um plano de seu tio Scar, para conseguir chegar ao trono. Depois de anos, Simba volta para destronar seu tio e recuperar seu lugar de direito.

A animação arrecadou um total de US$ 968.511.805 de dólares em bilheteria ao redor do mundo e, até Frozen ser lançado, era o filme com maior bilheteria da Disney. Venceu dois Oscars nas categorias “Melhor Trilha Sonora” e “Melhor Canção Original”, e três Globos de Ouro por “Melhor Filme”, “Melhor Trilha Sonora Original” e “Melhor Canção Original”.

Esses filmes, que têm como tema amor, amadurecimento, respeito e liberdade, não só marcaram gerações como também ajudaram a produção dos que vieram a ser produzidos depois. A tendência é a Disney continuar crescendo mais, sempre trazendo obras como essas e fortalecendo ainda mais seu império.

______________________________
Por Fernanda de Andrade Silva – Fala! Cásper

Tags mais acessadas