Branca de Neve: Saiba tudo sobre a primeira princesa da Disney
Menu & Busca
Branca de Neve: Saiba tudo sobre a primeira princesa da Disney

Branca de Neve: Saiba tudo sobre a primeira princesa da Disney

Home > Entretenimento > Cinema e Séries > Branca de Neve: Saiba tudo sobre a primeira princesa da Disney

Branca de Neve, protagonista do filme Branca de Neve e os Sete Anões (1937), foi a primeira princesa criada pelos estúdios Disney. Sua história, no entanto, baseia-se em um conto alemão que foi transcrito pelos Irmãos Grimm, em 1817.

Branca de Neve e os Sete Anões marca o início das produções sobre princesas da Disney.
Branca de Neve e os Sete Anões marca o início das produções sobre princesas da Disney. | Foto: Reprodução.

A protagonista do longa inspirou o perfil das demais princesas da Disney e se tornou a princesa perfeita e amada do estúdio. Branca de Neve aparece bem à frente das outras personagens nas imagens criadas para a franquia Princesas Disney (Disney Princess).

Princesa Branca de Neve – O início de uma história

Branca de Neve foi a primeira princesa escolhida pelos estúdios Disney para protagonizar um filme só seu. O estúdio, no entanto, tentou anteriormente outras animações com o tema “princesas”.

A primeira personagem escolhida por Walt Disney foi Perséfone, a deusa das flores, que é sequestrada por Hades e é levada ao submundo. O desenho A Deusa da Primavera (1934), contudo, é um curta e foi a primeira tentativa de animação em 2D com as novas tecnologias.

Após essa tentativa, a Disney decidiu-se pela jovem e doce Branca de Neve para estrear uma nova geração de filmes do estúdio. O longa-metragem foi um grande sucesso, com críticas que aclamavam o trabalho de Walt e sua visão do futuro de Hollywood. Branca de Neve e os Sete Anões recebeu um Oscar honorário (por não existirem categorias para animações), com oito estatuetas, sendo uma em tamanho original e sete menores.

Ficha de Personagem – Princesa Branca de Neve

Nome: Princesa Branca de Neve
Nacionalidade: Alemã
Idade: 14 anos
Altura: 1,55m
Cor do cabelo: Preto
Cor dos olhos: Castanho Escuro
Cor da pele: Branca
Cor do vestido: Azul e amarelo

Por que o nome Branca de Neve?

O nome Branca de Neve possui um significado peculiar e bem literal. A origem de seu nome é explicada em seu conto, escrito por William e Jacob Grimm, Os Irmãos Grimm. Segundo sua história, em um dia cheio de neve, uma rainha bordava beirando sua janela.

Durante o trabalho manual, a rainha espetou seu dedo na agulha e uma pequenas gotas de sangue caíram sobre a neve. Encantada com a beleza de sua visão, a mulher desejou que se tivesse uma filha, ela fosse branca como a neve, tivesse lábios vermelhos como sangue e cabelos negros como o ébano que era feito sua janela.

Quando a princesa nasce, a rainha, infelizmente, falece, porém, seu pai, o rei, a nomeia como Branca de Neve, em homenagem à mãe.

Origem

A história desta doce e adorável princesa, entretanto, não é de autoria dos estúdios Disney. Branca de Neve (em alemão Schneewittchen) é um conto originário da tradição alemã que foi transcrito por William e Jacob Grimm, os Irmãos Grimm.

Sua primeira versão foi publicada no livro de contos intitulado Contos de Fadas para Crianças e Adultos (Kinder-und Hausmärchen). A primeira publicação foi feita entre 1917 e 1922, cerca de 120 anos antes de Branca de Neve e os Sete Anões.

Conto dos Irmãos Grimm
Branca de Neve é um conto alemão e, diferente da versão Disney, com um final surpreendente. | Foto: Reprodução.

Na história original, uma rainha costurava, no inverno, ao lado de uma janela negra como ébano. Durante sua atividade, a jovem rainha espetou seu dedo na agulha e três pequenas gotas de sangue caíram na neve branca, deixando-a admirada com a beleza das cores que chegavam a seus olhos.

A rainha desejou então que se tivesse uma filha, gostaria que a jovem possuísse cabelos negros como ébano, lábios vermelhos como o sangue e uma pele branca como a neve. Não tardou para que ela desse à luz a uma pequena menina, porém, enquanto uma nova vida surgia, a rainha morria.

O rei nomeou sua filha como Branca de Neve e logo se casou com outra mulher, para que a nova rainha cuidasse e criasse sua filha. Sua madrasta, contudo, era vaidosa e esnobe e não gostava da pobre criança. Anos após o casamento, o rei morreu de maneira misteriosa e a Rainha Má tomou seu lugar.

A jovem menina foi trancafiada e, daquele dia em diante, tornou-se empregada do castelo. A rainha, no entanto, sentia inveja de Branca de Neve. Detentora de um espelho mágico, a bruxa questionou quem era a mulher mais bela do reino e quando a resposta foi a jovem princesa, ela ordenou que a pequena fosse morta.

O caçador, ordenado a matar Branca de Neve, não teve coragem de dar fim à princesa e pediu que ela fugisse. No lugar dos órgãos da jovem, ele entregou as tripas e o coração de um veado para a Rainha Má, que não desconfiou do homem. Quando retornou ao espelho, contudo, lhe foi revelado que Branca de Neve estava viva e continuava sendo a mais bela de todos.

A jovem, que fugiu para a floresta, hospedou-se na casa de sete anões, que lhe deram abrigo e comida. Então, quando a rainha descobriu onde Branca de Neve estava, decidiu matá-la. Disfarçada, ela foi até a casa e deu à jovem uma fita para por na cintura, porém, a rainha amarrou o acessório tão forte que a jovem desmaiou. Quando os anões retornaram, desamarraram a jovem, que voltou à consciência.

No dia seguinte, a rainha voltou e deu à jovem um pente, que quando colocado em sua cabeça a envenenou. Os anões, quando retornaram, entretanto, tiraram o acessório de sua cabeça, trazendo a jovem de volta à vida.

A última tentativa da rainha era uma maçã envenenada. Ela retornou mais uma vez ao local, disfarçada, e lhe ofereceu a fruta. Branca de Neve a comeu e, automaticamente, caiu morta no chão. Quando os anões retornaram, fizeram de tudo para trazer a princesa à vida, porém, nada foi eficiente.

Criaram então um belo esquife de vidro, ouro e diamante, onde a princesa Branca de Neve permaneceu. Um belo dia, um jovem príncipe encontrou a princesa na floresta e se apaixonou por ela. Ele pediu aos anões que deixassem que levasse o corpo da jovem embora, para cuidar dela, algo que foi autorizado pelos sete homens.

No meio do caminho, em direção ao castelo do príncipe, a carruagem em que estava o corpo da princesa chacoalhou e o pedaço da maçã preso em sua garganta saiu de sua boca. Branca de Neve despertou e, grata ao príncipe, aceitou seu pedido de casamento.

A Rainha Má foi convidada para a cerimônia e lá foi castigada por sua inveja. Foi obrigada a calçar um par de botas de ferro quente e dançar a noite toda.

Versões do Conto

A origem do conto Branca de Neve é incerta, a história possui inúmeras versões, que se diferem em poucos elementos. Acredita-se que a origem desse conto de fadas é durante a Idade Média, sendo uma história criada na região que hoje conhecemos como Alemanha e disseminada oralmente pelos mais pobres.

O conto escrito por Jacob e William Grimm teria se baseado nessa primeira versão da história. Os irmãos transcreveram a narrativa em seu livro e essa se tornou a versão mais popular não apenas na Europa, mas no mundo. Além disso, os Irmãos Grimm ainda escreveram outro conto, em que a personagem principal também se chama Branca de Neve.

Em Branca de Neve e a Rosa Vermelha, Branca de Neve e Rosa Vermelha são irmãs que para proteger seu reino, passam por diversas provações. O sofrimento das duas personagens é causado por uma anão do mal, que coloca as duas jovens em situações de perigo para poder roubar todo o tesouro do reino. No final do conto, Branca de Neve se casa com o príncipe que foi amaldiçoado pelo anão, enquanto Rosa Vermelha se casa com o irmão do jovem rapaz.

Outra versão muito conhecida na história se disseminou pela Albânia e o escritor Johann George von Hahn publicou-a em seu livro Griechische und albanesische Märchen (1864). Sob o título de Gesammelt, übersetzt and erläutert, o conto fala sobre uma jovem que se abriga com 40 dragões para se proteger de sua madrasta. A bruxa, no entanto, a encontra e por meio de um anel mágico, põe a jovem em um sono eterno.

As versões mais modernas de Branca de Neve mostram uma história mais simples e romântica, com elementos que a aproximam da atualidade. A mais conhecida foi a produzida por Walt Disney em 1937, na animação Branca de Neve e os Sete Anões. Nessa versão Branca de Neve foge do castelo de sua madrasta e se abriga na floresta com sete anões, que a protegem da bruxa. A vilã, no entanto, encontra a moça e por meio de uma maçã envenenada a condena ao sono da morte.

Na versão da Disney, Branca de Neve é salva pelo beijo de seu amor verdadeiro, o príncipe que conheceu no início da animação.

As histórias que sucederam a do estúdio são baseadas nessa versão criada para Disney, utilizando sempre a Rainha Má, os anões, o príncipe e a princesa como personagens principais. Além disso, a maçã se tornou um símbolo da história na cultura pop ocidental.

Aparência e Personalidade da Princesa Branca de Neve

Branca de Neve é uma princesa de 14 anos, que no início de sua animação é representada com roupas muito simples e esfarrapadas. Ao longo do filme, contudo, ela muda de roupa e usa um vestido azul com uma saia amarela e detalhes vermelhos.

Princesa Branca de Neve possui cabelos negros como ébano, lábios vermelhos como a rosa e pele branca como a neve.
Princesa Branca de Neve possui cabelos negros como ébano, lábios vermelhos como a rosa e pele branca como a neve. | Foto: Reprodução.

Como seu nome indica, a jovem é branca como a neve, possui lábios vermelhos como a rosa e cabelos negros como ébano. Além disso, seus olhos são castanhos e descritos como expressivos e adoráveis. Branca de Neve é a maior das princesas, porém, nos produtos da franquia Princesas Disney, seu tamanho é reduzido.

Sua personalidade é doce e meiga, fazendo amizade muito fácil, cativando aqueles que a conhecem. Além disso, a princesa é uma pessoa muito boa, disposta a ajudar seus amigos e fazer tudo o que desejam, como o que fez pelos sete homens que lhe abrigaram. Ela é descrita como a princesa mais meiga e ingênua da Disney.

Poderes e Habilidades

A jovem não possui poderes ou habilidades aparentes, no entanto, Branca de Neve é conhecida por sua facilidade em se comunicar com os animais. Ao longo de Branca de Neve e os Sete Anões, a princesa convence os bichinhos da floresta a lhe ajudar com a faxina da casa, com o preparo da janta e, até mesmo, a lhe levarem até uma casa onde pudesse se esconder de sua madrasta.

Desenvolvimento

Em 1934, Walt Disney e sua equipe iniciaram um projeto para criar longa-metragens em animação 2D. A ideia era ousada, pois até então nenhum estúdio de Hollywood havia feito algo do gênero. Inclusive, quando Disney anunciou alguns anos mais tarde que estava prestes a lançar Branca de Neve os Sete Anões, muitos diretores e produtores duvidaram de sua façanha.

O primeiro esboço de uma princesa foi feito com A Deusa da Primavera, um curta-metragem em 2D que serviu como teste e base para montar o longa. Quando o estúdio percebeu que era possível, começaram a pesquisar histórias em que poderiam se basear para criar a nova personagem, pois acreditavam que Perséfone, a personagem de A Deusa da Primavera, não seria uma figura interessante para um grande filme.

Walt Disney, então, decidiu que a história seria sobre Branca de Neve. Esse conto, segundo o fundador dos estúdios Disney, era seu favorito e quando optaram por criar um conto de fadas, essa história era sua melhor opção.

Caracterização

No início, Branca de Neve se assemelhava com Perséfone. A princesa tinha cabelos longos e loiros, os mesmos traços que a outra personagem e até os trejeitos imaginados para a jovem eram aqueles que foram feitos para a protagonista de A Deusa da Primavera. Quando perceberam o que estava acontecendo com a personagem, o estúdio mudou sua caracterização.

Sua aparência ficou sob a responsabilidade de Grim Natwick, animador e criador da personagem Betty Boop. Os primeiros desenhos feitos para a personagem se assemelhavam muito a Boop e outros esboços pareciam caricaturas de atrizes e personalidades famosas da época, como Zasu Pitts. Por fim, os esboços finais da personagem eram menos caricatos e mais bonitos que as tentativas iniciais. Além disso, ela não se assemelhava mais a outras personagens de desenho animado.

Quando o primeiro projeto de Hamilton Luske foi apresentado, a jovem princesa era uma adolescentes simples e atrapalhada. Em sua concepção, seria fácil animá-la sem o uso de uma referência live-action. Walt Disney, porém, tinha imaginado a produção de outra maneira e para facilitar suas ideias, pediu as cenas com atores reais. Outro detalhe apresentado por Disney foi o tamanho da cabeça da princesa. Ele pediu que fosse maior que o corpo da jovem, pois assim a personagem ficaria melhor na tela durante as interações com os anões.

Além disso, eles imaginavam uma personagem mais realista nas telas e para que isso acontecesse, utilizaram algumas técnicas de coloração. O cabelo da princesa, por exemplo, é um tom inventado pela equipe para se aproximar de um cabelo preto natural.

Marge Bell, também conhecida como Marge Champion, foi a atriz responsável pela encenação de Branca de Neve na referência live-action. Quando Walt pediu que a cabeça da personagem fosse maior, Luske, que estava dirigindo as cenas, pediu que a atriz colocasse um capacete, para servir de modelo.

Voz

Assim que a aparência de Branca de Neve estava determinada, o estúdio foi atrás de uma jovem para dublar a personagem. Eles queriam alguém que soubesse cantar, pois a maioria das cenas com a princesa envolviam uma canção. Mais de 150 meninas foram testadas, mas nenhuma satisfazia os critérios para interpretar Branca de Neve.

Desesperado, um dos produtores da Disney entrou em contato com o professor de música Guido Caselotti. Eles queriam saber onde poderiam encontrar uma bela voz em Hollywood para participar de sua animação musical. Caselotti estava disposto a ajudar o estúdio e iria oferecer suas melhores alunas para fazerem teste para o papel. Durante uma conversa de telefone, no entanto, o produtor da Disney ouviu Adriana, filha de Caselotti, cantando ao fundo. Impressionado com a voz da jovem, ele pediu que seu pai a levasse para o teste.

Adriana Caselotti foi escolhida como Branca de Neve e deu voz à personagem. Além disso, ela também realizou algumas cenas de referência para a animação.

De 2000 a 2010, a voz de Branca de Neve ficou a cargo de outra atriz, a jovem Carolyn Gardner. A partir de 2011, a voz da princesa mudou novamente e agora Katherine Von Till era sua dubladora. No Brasil, a princesa foi a primeira personagem a ser dublada, e as responsáveis foram Dalva de Oliveira, nos diálogos, e Maria Clara Tati Jácome, nas canções.

A História do Filme Branca de Neve e os Sete Anões

Em um reino distante, uma Rainha Má obriga sua enteada a trabalhar como sua empregada em seu castelo. A jovem, no entanto, mantém sua beleza e bondade intocáveis e, mesmo com os esforços da rainha, não deixa de ser a moça mais bela do reino.

Morrendo de inveja de Branca de Neve, sua madrasta ordena que um caçador mate a jovem princesa e traga, como prova, seu coração. O caçador, contudo, não consegue tirar a vida da menina e revela todo o plano da Rainha Má, exigindo que a jovem corra para a floresta e fuja de vez.

Quando retorna, o homem traz no lugar do coração de Branca de Neve um coração de cervo e engana a Rainha Má, que canta sua vitória. Enquanto isso, a pobre menina se vê perdida na floresta até que um bando de animais a encontram e a levam em segurança a uma pequena casa no bosque.

A princesa recebe a ajuda de pequenos animais da floresta durante as cenas de Branca de Neve e os Sete Anões.
A princesa recebe a ajuda de pequenos animais da floresta durante as cenas de Branca de Neve e os Sete Anões. | Foto: Reprodução.

Branca de Neve chega à pequena casa, o local parece abandonado e ela questiona se seriam crianças que moram ali. A princesa decide então permanecer lá e, em troca, iria cozinhar e lavar para os moradores. Ao anoitecer, a jovem acaba adormecendo nas camas da casa até que sete homens, todos anões, chegam ao local e encontram a princesa.

Eles aceitam que Branca de Neve fique na casa, ajudando-os com a casa e com comida. O grupo de sete homens é solícito e logo uma amizade surge entre eles. A rainha, contudo, descobre que Branca de Neve está viva e que se esconde em uma casa dentro da floresta. Decidida a se tornar a mulher mais bela do reino, ela se disfarça e prepara uma maçã envenenada para a moça.

Ao encontrar a princesa, entrega a fruta à jovem Branca de Neve que a come e, imediatamente, cai no sono da morte. A Bruxa sai comemorando sua façanha e ao retornarem para casa após um aviso dos animais, os sete anões encontram a jovem morta e, em um ato desesperado, seguem a Rainha Má, que acaba morrendo ao cair de um penhasco.

Os sete anões constroem um esquife de cristal para a princesa e Branca de Neve lá permanece, até que seu príncipe encantado a encontra. O rapaz, que já havia conhecido a jovem, a reconhece e, em um ato de amor, lhe dá um beijo, acordando-a do sono da morte. Branca de Neve se casa com o jovem príncipe e, juntos, vivem felizes para sempre.

Quando se passa a história de Branca de Neve?

Acredita-se que a história de Branca de Neve se passa no século XVI, aproximadamente entre 1500 e 1550. Em sua narrativa, no entanto, não há nada que indique essa passagem de tempo, ou seja, baseia-se na época em que o conto foi originalmente disseminado pela Alemanha.

Os irmãos Grimm, porém, só escreveram a história da jovem princesa séculos depois, no século XIX. A animação Branca de Neve e os Sete Anões é tão vaga sobre o período da história quanto o conto original.

Filmes e Séries

Branca de Neve e os Sete Anões

A princesa Branca de Neve possui apenas um filme com seu nome, sendo assim, a Disney optou por não dar uma continuação à sua história.

Durante o primeiro filme, Branca de Neve foge da Rainha Má, após ela ordenar que a jovem fosse morta. A princesa se abriga em uma casa na floresta, no entanto, o local não está abandonado, a pequena casa é o lar de sete anões, que a escondem da rainha.

Live-Action

Branca de Neve e os Sete Anões foi uma história contada e recontada nos cinemas diversas vezes, contudo, a princesa não possui um live-action produzido pela Disney.

O estúdio, no entanto, se programava para criar uma nova versão para a princesa Branca de Neve, após o sucesso de live-actions como A Bela e a Fera, Mulan e Malévola (filme sobre a vilã de A Bela Adormecida). A pandemia de Covid-19, porém, atrapalhou o planejamento da Disney para um novo filme.

Com a vacinação em massa nos Estados Unidos, contudo, os planos de criar uma versão live-action da primeira princesa da Disney voltou a caminhar. Recentemente, a atriz Rachel Zegler (Amor, Sublime Amor), de 20 anos, foi escolhida para o papel de Branca de Neve. A escolha da atriz de origem colombiana é um indicativo que eles pretendem reformular a história.

A Disney já provou que sabe recontar seus clássicos em live-action, adicionando novos elementos e criando, até mesmo, novas características para suas personagens. O último filme inspirado em uma de suas princesas foi Mulan.

Boatos indicam que a companhia quer Marc Webb, que dirigiu O Espetacular Homem-Aranha, como diretor. Além disso, a trilha sonora ficará a cargo de Benj Pasek e Justin Paul, ambos responsáveis pelas canções de La La Land e O Rei do Show. Segundo o site Deadline, a produção começará em 2022.

Outras Aparições de Branca de Neve

Além de seu filme, Branca de Neve faz aparições em diversos episódios e especiais do Point do Mickey. Durante suas aparições, ela está acompanhada dos setes anões e, raramente, é vista com seu príncipe.

A princesa Branca de Neve é o destaque no episódio Pluto Saves the Day, em que Bafo vestido como ela coloca a equipe da Casa a dormir com algumas maçãs mágicas que ele comprou da Rainha Má. Branca de Neve encontra-se sobre sua trama e ajuda Pluto a salvar o dia, dizendo-lhe para beijar os membros da equipe a fim de acordá-los. Ela também pode ser vista em O Natal Mágico do Mickey e em Os Vilões da Disney. Branca de Neve também participa do desenho Princesinha Sofia, do filme Descendentes e do mangá Kilala Princess.

O maior destaque para a princesa, contudo, é na série Once Upon A Time, onde Branca de Neve faz parte da trama principal da história, sendo mãe de Emma Swan, a protagonista. No seriado produzido pela ABC, a personagem já está mais velha e vive em Storybrooke, uma cidade criada pela Rainha Má. Branca de Neve está casada com o Príncipe Encantado, possui uma filha adulta e, até mesmo, um neto. Seu nome na série é Mary Margaret Blanchard.

Parques da Disney

Disneyland

Desde a inauguração dos parques da Disneyland, Branca de Neve e os sete anões são personagens constantes. Eles passeiam pelo parque cumprimentando os visitantes e tirando fotos. Além disso, eles participam de diversas atrações dentro do Resort e de outras instalações do local.

A princesa Branca de Neve também pode ser encontrada na Disneyland de Tóquio, Hong Kong e Paris. Assim como nos Estados Unidos, ela participa de eventos nesses locais.

Sorcerers of the Magic Kingdom

Assim como outras princesas e personagens, Branca de Neve participa do jogo interativo Sorcerers of the Magic Kingdom, realizado no Walt Disney World. Nessa atração,a princesa está presente como uma das cartas utilizadas para derrotar Hades, chamada limpeza da casa de Branca de Neve.

Fantasmic!

Na atração noturna Fantasmic!, Branca de Neve está presente na abertura do show. Em seu próprio barco, ela dança com o Príncipe durante a canção Medley Princess.

Dream Along with Mickey

Nesse show ao vivo realizado no Magic Kingdom Park, Branca de Neve e o Príncipe são convidados especiais do Mickey. A princesa e outras protagonistas da Disney, ajudam Minnie a se tornar uma verdadeira princesa, realizando o sonho da namorada de mouse.

Snow White’s Scary Adventures

Nesse passeio sombrio, os visitantes revivem a história de Branca de Neve e os Sete Anões, passando pela floresta escura e chegando à casa dos anões, até seu encontro final com o príncipe. A princípio, a princesa não era encontrada na atração, pois na mente de Walt Disney, as meninas que fizessem o percurso seriam a princesa naquela situação. A ideia, contudo, não pegou e logo foram adicionadas figuras da princesa pelo caminho.

Esse passeio está disponível na Walt Disney World, na Disneyland, Disneyland Tóquio e Disneyland Paris. Cada parque colocou uma figura da Branca de Neve em um pedaço diferente do percurso e em quantidades diferentes, sendo assim, em Paris é possível encontrar a princesa duas vezes, enquanto no Walt Disney World é possível vê-la cinco vezes.

Príncipe da Disney – Príncipe Florian

O Príncipe ou, como seria chamado futuramente, Príncipe Florian, é o par romântico de Branca de Neve em Branca de Neve e os Sete Anões. O personagem, que aparece nas primeiras cenas do longa-metragem, se apaixona pela bela jovem assim que a conhece e juntos fazem um lindo dueto.

O Príncipe se apaixona por Branca de Neve e juntos vivem felizes para sempre.
O Príncipe se apaixona por Branca de Neve e juntos vivem felizes para sempre. | Foto: Reprodução.

Alto, magro, cabelos castanhos claros e olhos azuis, Florian é o típico príncipe de contos de fadas, sempre muito encantador e gentil, disposto a beijar uma linda donzela desconhecida no meio do nada para acordá-la do sono da morte. Branca de Neve e o Príncipe se casam após o jovem salvá-la da Rainha e Má e, segundo a história, viveram felizes para sempre.

O personagem foi incluído na franquia Príncipes da Disney como um dos principais personagens. O Príncipe, no entanto, não está entre os príncipes mais populares do estúdio, papel que fica para Eric, par romântico de Ariel.

Vilã da Disney – Rainha Má

A grande vilã de Branca de Neve e os Sete Anões é a Rainha Má. Seu nome, ao longo do desenho, não é revelado e, diversas vezes, é citada como Rainha Malvada ou Rainha Feiticeira. Nos produtos Disney, entretanto, é nomeada de Rainha Grimhilde.

A Rainha Má é a vilã da Princesa Branca de Neve.
A Rainha Má é a vilã da Princesa Branca de Neve. | Foto: Reprodução.

Esta vilã está entre os principais vilões da franquia Vilões da Disney (Disney Villains). A Bruxa possui poderes mágicos, responsáveis por sua mudança de aparência ao decorrer na animação e pelo envenenamento de Branca de Neve. Rainha Má é madrasta da princesa, porém, sua relação não fica tão explícita no longa-metragem.

A Rainha Má é uma mulher vaidosa, que faz de tudo para ser a mais bonita de todas. Com roupas escuras, cabelos escondidos e uma coroa ornamentada, ela é descrita como impiedosa e suas maldades são exibidas no filme.

Animal de estimação – Os bichos da floresta

A princesa Branca de Neve, diferente das princesas que a sucederam, não possui um animal de estimação. Ela, no entanto, faz amizade com os animais da floresta, que a ajudam a chegar em segurança à casa dos anões, limpam o local com ela e chegam a cochilar com a princesa. Os bichos são diversos, são coelhos, pássaros, cervos, tartarugas, entre outros.

Todos esses animais são super fofos e carinhosos com Branca de Neve. São eles que avisam os anões quando a princesa é envenenada pela Bruxa. Além disso, são fiéis à princesa e ficam ao seu lado, junto com os anões, durante seu velório, até que o Príncipe chega e a desperta com um beijo de amor verdadeiro.

Curiosidades

  • O príncipe da Branca de Neve se chama Florian, porém, seu nome não é revelado na animação.
  • Branca de Neve é, desde o início, uma princesa, pois seu pai era o rei daquele reino.
  • Antes de escolherem o nome Dunga, para um dos anões, o personagem era chamado de Sétimo.
  • No conto dos Irmãos Grimm, os anões não possuem nomes.
  • A Rainha Má, a princípio, sequestraria o príncipe Florian, contudo, a ideia foi descartada.
  • O príncipe Florian possui apenas duas cenas em Branca de Neve e os Sete Anões.

Ficha Técnica – Branca de Neve e os Sete Anões

Título Original: Snow White and the Seven Dwarfs
Duração: 1h24min
Lançamento: 21 de dezembro de 1937
Distribuidora: Walt Disney Pictures
Dirigido por: David Hand
Classificação: Livre
Gênero: Família, Fantasia, Animação, Musical, Romance
País de Origem: EUA

__________________________________________
Por Luiza Nascimento – Redação Fala!

Tags mais acessadas