Branca de Neve: Saiba tudo sobre a primeira princesa da Disney
Menu & Busca
Branca de Neve: Saiba tudo sobre a primeira princesa da Disney

Branca de Neve: Saiba tudo sobre a primeira princesa da Disney

Home > Entretenimento > Cinema e Séries > Branca de Neve: Saiba tudo sobre a primeira princesa da Disney

Branca de Neve, protagonista do filme Branca de Neve e os Sete Anões (1937), foi a primeira princesa criada pelos estúdios Disney. Sua história, no entanto, baseia-se em um conto alemão que foi transcrito pelos Irmãos Grimm, em 1817.

Branca de Neve e os Sete Anões marca o início das produções sobre princesas da Disney.
Branca de Neve e os Sete Anões marca o início das produções sobre princesas da Disney. | Foto: Reprodução.

A protagonista do longa inspirou o perfil das demais princesas da Disney e se tornou a princesa perfeita e amada do estúdio. Branca de Neve aparece bem à frente das outras personagens nas imagens criadas para a franquia Princesas Disney (Disney Princess).

Princesa Branca de Neve – O início de uma história

Branca de Neve foi a primeira princesa escolhida pelos estúdios Disney para protagonizar um filme só seu. O estúdio, no entanto, tentou anteriormente outras animações com o tema “princesas”.

A primeira personagem escolhida por Walt Disney foi Perséfone, a deusa das flores, que é sequestrada por Hades e é levada ao submundo. O desenho A Deusa da Primavera (1934), contudo, é um curta e foi a primeira tentativa de animação em 2D com as novas tecnologias.

Após essa tentativa, a Disney decidiu-se pela jovem e doce Branca de Neve para estrear uma nova geração de filmes do estúdio. O longa-metragem foi um grande sucesso, com críticas que aclamavam o trabalho de Walt e sua visão do futuro de Hollywood. Branca de Neve e os Sete Anões recebeu um Oscar honorário (por não existirem categorias para animações), com oito estatuetas, sendo uma em tamanho original e sete menores.

Origem

A história desta doce e adorável princesa, entretanto, não é de autoria dos estúdios Disney. Branca de Neve (em alemão Schneewittchen) é um conto originário da tradição alemã que foi transcrito por William e Jacob Grimm, os Irmãos Grimm.

Sua primeira versão foi publicada no livro de contos intitulado Contos de Fadas para Crianças e Adultos (Kinder-und Hausmärchen). A primeira publicação foi feita entre 1917 e 1922, cerca de 120 anos antes de Branca de Neve e os Sete Anões.

Conto dos Irmãos Grimm
Branca de Neve é um conto alemão e, diferente da versão Disney, com um final surpreendente. | Foto: Reprodução.

Na história original, uma rainha costurava, no inverno, ao lado de uma janela negra como ébano. Durante sua atividade, a jovem rainha espetou seu dedo na agulha e três pequenas gotas de sangue caíram na neve branca, deixando-a admirada com a beleza das cores que chegavam a seus olhos.

A rainha desejou então que se tivesse uma filha, gostaria que a jovem possuísse cabelos negros como ébano, lábios vermelhos como o sangue e uma pele branca como a neve. Não tardou para que ela desse à luz a uma pequena menina, porém, enquanto uma nova vida surgia, a rainha morria.

O rei nomeou sua filha como Branca de Neve e logo se casou com outra mulher, para que a nova rainha cuidasse e criasse sua filha. Sua madrasta, contudo, era vaidosa e esnobe e não gostava da pobre criança. Anos após o casamento, o rei morreu de maneira misteriosa e a Rainha Má tomou seu lugar.

A jovem menina foi trancafiada e, daquele dia em diante, tornou-se empregada do castelo. A rainha, no entanto, sentia inveja de Branca de Neve. Detentora de um espelho mágico, a bruxa questionou quem era a mulher mais bela do reino e quando a resposta foi a jovem princesa, ela ordenou que a pequena fosse morta.

O caçador, ordenado a matar Branca de Neve, não teve coragem de dar fim à princesa e pediu que ela fugisse. No lugar dos órgãos da jovem, ele entregou as tripas e o coração de um veado para a Rainha Má, que não desconfiou do homem. Quando retornou ao espelho, contudo, lhe foi revelado que Branca de Neve estava viva e continuava sendo a mais bela de todos.

A jovem, que fugiu para a floresta, hospedou-se na casa de sete anões, que lhe deram abrigo e comida. Então, quando a rainha descobriu onde Branca de Neve estava, decidiu matá-la. Disfarçada, ela foi até a casa e deu à jovem uma fita para por na cintura, porém, a rainha amarrou o acessório tão forte que a jovem desmaiou. Quando os anões retornaram, desamarraram a jovem, que voltou à consciência.

No dia seguinte, a rainha voltou e deu à jovem um pente, que quando colocado em sua cabeça a envenenou. Os anões, quando retornaram, entretanto, tiraram o acessório de sua cabeça, trazendo a jovem de volta à vida.

A última tentativa da rainha era uma maçã envenenada. Ela retornou mais uma vez ao local, disfarçada, e lhe ofereceu a fruta. Branca de Neve a comeu e, automaticamente, caiu morta no chão. Quando os anões retornaram, fizeram de tudo para trazer a princesa à vida, porém, nada foi eficiente.

Criaram então um belo esquife de vidro, ouro e diamante, onde a princesa Branca de Neve permaneceu. Um belo dia, um jovem príncipe encontrou a princesa na floresta e se apaixonou por ela. Ele pediu aos anões que deixassem que levasse o corpo da jovem embora, para cuidar dela, algo que foi autorizado pelos sete homens.

No meio do caminho, em direção ao castelo do príncipe, a carruagem em que estava o corpo da princesa chacoalhou e o pedaço da maçã preso em sua garganta saiu de sua boca. Branca de Neve despertou e, grata ao príncipe, aceitou seu pedido de casamento.

A Rainha Má foi convidada para a cerimônia e lá foi castigada por sua inveja. Foi obrigada a calçar um par de botas de ferro quente e dançar a noite toda.

Aparência e Personalidade da Princesa Branca de Neve

Branca de Neve é uma princesa de 14 anos, que no início de sua animação é representada com roupas muito simples e esfarrapadas. Ao longo do filme, contudo, ela muda de roupa e usa um vestido azul com uma saia amarela e detalhes vermelhos.

Princesa Branca de Neve possui cabelos negros como ébano, lábios vermelhos como a rosa e pele branca como a neve.
Princesa Branca de Neve possui cabelos negros como ébano, lábios vermelhos como a rosa e pele branca como a neve. | Foto: Reprodução.

Como seu nome indica, a jovem é branca como a neve, possui lábios vermelhos como a rosa e cabelos negros como ébano. Além disso, seus olhos são castanhos e descritos como expressivos e adoráveis. Branca de Neve é a maior das princesas, porém, nos produtos da franquia Princesas Disney, seu tamanho é reduzido.

Sua personalidade é doce e meiga, fazendo amizade muito fácil, cativando aqueles que a conhecem. Além disso, a princesa é uma pessoa muito boa, disposta a ajudar seus amigos e fazer tudo o que desejam, como o que fez pelos sete homens que lhe abrigaram. Ela é descrita como a princesa mais meiga e ingênua da Disney.

Poderes e Habilidades

A jovem não possui poderes ou habilidades aparentes, no entanto, Branca de Neve é conhecida por sua facilidade em se comunicar com os animais. Ao longo de Branca de Neve e os Sete Anões, a princesa convence os bichinhos da floresta a lhe ajudar com a faxina da casa, com o preparo da janta e, até mesmo, a lhe levarem até uma casa onde pudesse se esconder de sua madrasta.

Filmes e Séries

Branca de Neve e os Sete Anões

A princesa Branca de Neve possui apenas um filme com seu nome, sendo assim, a Disney optou por não dar uma continuação à sua história.

Durante o primeiro filme, Branca de Neve foge da Rainha Má, após ela ordenar que a jovem fosse morta. A princesa se abriga em uma casa na floresta, no entanto, o local não está abandonado, a pequena casa é o lar de sete anões, que a escondem da rainha.

Live-Action

Branca de Neve e os Sete Anões foi uma história contada e recontada nos cinemas diversas vezes, contudo, a princesa não possui um live-action produzido pela Disney.

O estúdio, no entanto, se programava para criar uma nova versão para a princesa Branca de Neve, após o sucesso de live-actions como A Bela e a Fera, Mulan e Malévola (filme sobre a vilã de A Bela Adormecida). A pandemia de Covid-19, porém, atrapalhou o planejamento da Disney para um novo filme.

Boatos indicam que a companhia quer Marc Webb, que dirigiu O Espetacular Homem-Aranha, como diretor.

Outras Aparições de Branca de Neve

Além de seu filme, Branca de Neve faz aparições em diversos episódios e especiais do Point do Mickey. Durante suas aparições, ela está acompanhada dos setes anões e, raramente, é vista com seu príncipe.

A princesa Branca de Neve é o destaque no episódio Pluto Saves the Day, em que Bafo vestido como ela coloca a equipe da Casa a dormir com algumas maçãs mágicas que ele comprou da Rainha Má. Branca de Neve encontra-se sobre sua trama e ajuda Pluto a salvar o dia, dizendo-lhe para beijar os membros da equipe a fim de acordá-los. Ela também pode ser vista em O Natal Mágico do Mickey e em Os Vilões da Disney. Branca de Neve também participa do desenho Princesinha Sofia, do filme Descendentes e do mangá Kilala Princess.

O maior destaque para a princesa, contudo, é na série Once Upon A Time, onde Branca de Neve faz parte da trama principal da história, sendo mãe de Emma Swan, a protagonista. No seriado produzido pela ABC, a personagem já está mais velha e vive em Storybrooke, uma cidade criada pela Rainha Má. Branca de Neve está casada com o Príncipe Encantado, possui uma filha adulta e, até mesmo, um neto. Seu nome na série é Mary Margaret Blanchard.

A História do Filme Branca de Neve e os Sete Anões

Em um reino distante, uma Rainha Má obriga sua enteada a trabalhar como sua empregada em seu castelo. A jovem, no entanto, mantém sua beleza e bondade intocáveis e, mesmo com os esforços da rainha, não deixa de ser a moça mais bela do reino.

Morrendo de inveja de Branca de Neve, sua madrasta ordena que um caçador mate a jovem princesa e traga, como prova, seu coração. O caçador, contudo, não consegue tirar a vida da menina e revela todo o plano da Rainha Má, exigindo que a jovem corra para a floresta e fuja de vez.

Quando retorna, o homem traz no lugar do coração de Branca de Neve um coração de cervo e engana a Rainha Má, que canta sua vitória. Enquanto isso, a pobre menina se vê perdida na floresta até que um bando de animais a encontram e a levam em segurança a uma pequena casa no bosque.

A princesa recebe a ajuda de pequenos animais da floresta durante as cenas de Branca de Neve e os Sete Anões.
A princesa recebe a ajuda de pequenos animais da floresta durante as cenas de Branca de Neve e os Sete Anões. | Foto: Reprodução.

Branca de Neve chega à pequena casa, o local parece abandonado e ela questiona se seriam crianças que moram ali. A princesa decide então permanecer lá e, em troca, iria cozinhar e lavar para os moradores. Ao anoitecer, a jovem acaba adormecendo nas camas da casa até que sete homens, todos anões, chegam ao local e encontram a princesa.

Eles aceitam que Branca de Neve fique na casa, ajudando-os com a casa e com comida. O grupo de sete homens é solícito e logo uma amizade surge entre eles. A rainha, contudo, descobre que Branca de Neve está viva e que se esconde em uma casa dentro da floresta. Decidida a se tornar a mulher mais bela do reino, ela se disfarça e prepara uma maçã envenenada para a moça.

Ao encontrar a princesa, entrega a fruta à jovem Branca de Neve que a come e, imediatamente, cai no sono da morte. A Bruxa sai comemorando sua façanha e ao retornarem para casa após um aviso dos animais, os sete anões encontram a jovem morta e, em um ato desesperado, seguem a Rainha Má, que acaba morrendo ao cair de um penhasco.

Os sete anões constroem um esquife de cristal para a princesa e Branca de Neve lá permanece, até que seu príncipe encantado a encontra. O rapaz, que já havia conhecido a jovem, a reconhece e, em um ato de amor, lhe dá um beijo, acordando-a do sono da morte. Branca de Neve se casa com o jovem príncipe e, juntos, vivem felizes para sempre.

Vilã da Disney – Rainha Má

A grande vilã de Branca de Neve e os Sete Anões é a Rainha Má. Seu nome, ao longo do desenho, não é revelado e, diversas vezes, é citada como Rainha Malvada ou Rainha Feiticeira. Nos produtos Disney, entretanto, é nomeada de Rainha Grimhilde.

A Rainha Má é a vilã da Princesa Branca de Neve.
A Rainha Má é a vilã da Princesa Branca de Neve. | Foto: Reprodução.

Esta vilã está entre os principais vilões da franquia Vilões da Disney (Disney Villains). A Bruxa possui poderes mágicos, responsáveis por sua mudança de aparência ao decorrer na animação e pelo envenenamento de Branca de Neve. Rainha Má é madrasta da princesa, porém, sua relação não fica tão explícita no longa-metragem.

A Rainha Má é uma mulher vaidosa, que faz de tudo para ser a mais bonita de todas. Com roupas escuras, cabelos escondidos e uma coroa ornamentada, ela é descrita como impiedosa e suas maldades são exibidas no filme.

Curiosidades

  • O príncipe da Branca de Neve se chama Florian, porém, seu nome não é revelado na animação.
  • Branca de Neve é, desde o início, uma princesa, pois seu pai era o rei daquele reino.
  • Antes de escolherem o nome Dunga, para um dos anões, o personagem era chamado de Sétimo.
  • No conto dos Irmãos Grimm, os anões não possuem nomes.
  • A Rainha Má, a princípio, sequestraria o príncipe Florian, contudo, a ideia foi descartada.
  • O príncipe Florian possui apenas duas cenas em Branca de Neve e os Sete Anões.

Ficha Técnica – Branca de Neve e os Sete Anões

Título Original: Snow White and the Seven Dwarfs
Duração: 1h24min
Lançamento: 21 de dezembro de 1937
Distribuidora: Walt Disney Pictures
Dirigido por: David Hand
Classificação: Livre
Gênero: Família, Fantasia, Animação, Musical, Romance
País de Origem: EUA

__________________________________________
Por Luiza Nascimento – Redação Fala!

Tags mais acessadas