Dia das Crianças: Quais filmes da Disney mais marcaram nossas vidas
Menu & Busca
Dia das Crianças: Quais filmes da Disney mais marcaram nossas vidas

Dia das Crianças: Quais filmes da Disney mais marcaram nossas vidas

Home > Entretenimento > Cinema e Séries > Dia das Crianças: Quais filmes da Disney mais marcaram nossas vidas

A Disney marcou nossas vidas de diversas formas, com filmes emocionantes que nos trazem uma mensagem de vida muito importante para crescermos com elas. E não se pode deixar de lado as músicas e trilhas sonoras que, mesmo passando o tempo, nos emocionam cada vez que escutamos, parecendo que voltamos alguns anos e lembrando de como ser uma criança novamente. Hoje, no Dias das Crianças, fizemos uma homenagem para os adultos que cresceram vendo os filmes da Walt Disney ou Pixar, falando de filmes que marcaram nossas infâncias e até hoje assistimos. 

Perguntamos para diversas pessoas sobre quais filmes da Disney assistiram quando eram crianças e cresceram junto. A média de idade das pessoas é de 15 anos (o início da adolescência) até quem nasceu nos anos 1995, ou seja, 25 anos. Infelizmente, não podemos falar sobre filmes recentes, como Frozen, Enrolados, Moana, Divertidamente e outros pois, quem está nesta média de idade, não cresceu vendo essas produções.

A cada filme citado, iremos recordar como foi seu lançamento e como repercutiu nos cinemas. Assim, lembrando da cena mais marcante das franquias – seja emocionante, feliz ou triste – e suas melhores músicas ou trilhas sonoras. A votação foi popular, escolhendo 5 filmes que marcaram suas vidas.

Dia das Crianças: Filmes da Disney que marcaram a infância

Monstros S.A. (2001)

monstros sa
Monstros S.A é um bom filme para ver no Dia das Crianças. | Foto: Reprodução. 

Com os mesmos criadores de Toy Story, Monstros S.A. foi lançado aqui, no Brasil, no dia 14 de novembro de 2001, depois do lançamento mundial, que foi dia 2 de novembro de 2001.

O filme foi um grande sucesso, arrecadando mais de 500 milhões de dólares, tendo uma crítica super positiva, com 95% do Rotten Tomatoes, tendo várias crianças e adultos chorando no cinema.

Em 2013, lançou o filme Universidade Monstros, que se passa antes do primeiro filme da franquia, não tendo o mesmo sucesso que seu antecessor, mas agradou vários fãs da franquia. O valor da amizade é o grande ensinamento do filme, mostrando que, mesmo com obstáculos em seus caminhos, não existe valor maior que uma amizade bem construída.

O filme conta a historia das aventuras de Mike e Sullivan, dois amigos que trabalham na empresa Monstros S.A. em Monstróspolis, uma cidade cheia de monstros horrendos e engraçados, tendo objetivo de coletar gritos de crianças durante a noite, passando por portas que teletransportam para o mundo humano. Afinal, os gritos infantis formam a energia para a cidade funcionar.

Tudo muda quando uma garotinha humana, chamada Boo, passa por uma dessas portas entrando na vida de Sullivan e Mike, que têm a missão de levar a garotinha perdida de volta para sua casa e seu mundo. 

Momento mais marcante da franquia: Nas últimas cenas, onde Sullivan deixa sua amiga Boo em sua cama, sabendo que nunca mais irá vê-la novamente, fechando a porta dando adeus para a garotinha. Essa cena é bem famosa nos dias de hoje, fazendo quem assiste cair em lágrimas.

Trilha sonora marcante: Temos a música cantada por Sullivan e Mike, mostrando valor da amizade: Eu nada seria se não fosse você.

Procurando Nemo (2003)

Dia das Crianças
Procurando Nemo. | Foto: Reprodução. 

O quinto filme produzido pela Pixar Studios, Procurando Nemo foi um sucesso mundial. Mostrou a força da empresa em termos gráficos, dando um grande avanço à tecnologia para produzir filmes em 3D.

De acordo com informações oficiais, a animação arrecadou 70 milhões em sua estreia, tendo um total de 940 milhões em 2003, ficando apenas atrás do filme Senhor dos Anéis em bilheterias. Com 99% das críticas, o filme não só marcou para quem viveu na época, mas também para quem vive hoje, se tornando um clássico dos cinemas. O filme nos ensina a importância do amor entre pai e filho (a paternidade) independente de sua espécie, de como o peixe palhaço faz de tudo para proteger seu filho.

A história conta sobre um peixe palhaço na Austrália, que viu a morte de sua amada por um peixe carnívoro. Depois desse evento trágico, Marlim tem sua missão como pai de proteger seu filho, Nemo. No seu primeiro dia de escola de nado, Nemo acaba sendo capturado por um pescador e Marlim vai atrás para procurar seu filho, com ajuda de Dory, uma amiga que encontra no meio do mar e que sofre de perda da memória recente – mas bem esperta e divertida.

Momento mais marcante da franquia: Certamente, a cena da morte da esposa de Marlim. Quando ela viu que estava sendo ameaçada, ela correu para a toca onde estavam seus milhares de ovos, protegendo seus filhos. Infelizmente, ela acaba morrendo, junto com seus filhos, porém sobra apenas um, Nemo. A cena fez muita gente se emocionar nos cinemas, com a frase de Marlim para seu único filho: “Fique tranquilo, papai está aqui, vou sempre te proteger, Nemo”.

Musica marcante: A música de abertura, e a única música vocal tocada: Beyond the Sea.

O Rei Leão

rei leão
O Rei Leão é uma ótima opção para assistir no Dia das Crianças. | Foto: Reprodução. 

Com umas das melhores trilhas sonoras do cinema feita por Elton John, O Rei Leão é uma animação 2D feita pela Walt Disney. Teve um sucesso mundial, arrecadando mais de 700 milhões de dólares e com uma aprovação de 92% do Rottens Tomatoes. Na época, foi a maior bilheteria feita em uma animação, e hoje está na quinta posição de bilheteria.

Em 2019, teve seu remake em live-action, tendo as mesmas emoções do filme original. A bela mensagem desse filme é simplesmente que não importa seu passado, o que importa é aprender com seus erros e corrigi-los, importando-se com o presente e o significado da vida.

A animação fala sobre o leão Simba, filho do rei Mufasa, que teve sua morte por seu invejoso irmão, Scar, que jogou o rei de uma colina e depois foi pisoteado por Gnus, ao tentar salvar a vida de seu filho. A trajetória de Simba é contada com seus amigos, Timão e Pumba, com uma missão de se reencontrar como rei e de se lembrar de quem realmente é, um rei. 

Momento mais marcante da franquia: A morte de Mufasa rendeu várias lagrimas no cinema, vendo Simba tentando acordar seu pai, e a frase icônica de Scar antes de jogar seu irmão do penhasco, “Vida longa ao Rei”.

Música marcante: Hakuna Matata, cantada por Timão e Pumba, ensinando ao Simba que a vida é mais leve se você esquecer seus problemas e não confrontá-los.

Os Incríveis

Dia das Crianças
Os Incríveis. | Foto: Reprodução. 

A primeira animação de super-heróis feita pela Pixar, Os Incríveis foi um dos favoritos pelo público pelo fato da jogada de marketing que a empresa deu. A animação em 3D foi um sucesso completo pelo mundo afora em 2004, ganhando 2 categorias do Oscar: Melhor Animação e Melhor Edição de Sons.

Porém, comparado aos outros filmes falados acima, Os Incríveis arrecadou menos, com 631 milhões de dólares. A crítica de aprovação foi alta, de 97%, com uma boa aprovação do público também, que rendeu até uma sequência do filme, depois de 14 anos do lançamento. Os Incríveis 2 foi lançado em 2018, trazendo mais um sucesso de bilheteria de animações.

A história traz uma família que nasceu com superpoderes e tenta a se adaptar à sociedade, depois que os heróis foram proibidos na Terra. Senhor Incrível, Beto, não aceita essa opção e na única oportunidade de ser herói novamente, viaja para uma ilha, onde descobre as verdades sobre os super-heróis. A família irá lutar contra o vilão Síndrome, que seus superpoderes são movidos à tecnologia, e tem seu ódio com o Senhor Incrível.

Momento mais marcante da franquia: Na luta na ilha contra as máquinas de Síndrome, a família se encontra mostrando uma cena de luta que surpreendeu o público.

Toy Story

filmes para o Dia das Crianças
Toy Story é o filme perfeito para o Dia das Crianças. | Foto: Reprodução. 

Enfim, a animação que mais marcou as pessoas no cinema e até hoje marca, Toy Story. A animação em 3D foi o primeiro filme de animação da Pixar e da história do cinema foi lançada em 1995, tendo uma aprovação mundial gigante, com uma crítica de 100% do Rotten Tomatoes. A aprovação do público foi tão alta que fizeram um segundo filme da franquia. Arrecadou pouco na época, com mais de 400 milhões de dólares, com um orçamento de 30 milhões. A história deu seu fim em 2019, com Toy Story 4, que encerrou com o pé direito e, com certeza, com várias lágrimas de adultos no cinema.

O primeiro filme fala como são os brinquedos quando não estamos por perto. O cowboy Woody é o brinquedo favorito de Andy, trazendo um carinho enorme do brinquedo ao seu dono, brincando dias e noites com o cowboy e o resto de seu amigos. Porém, tudo muda quando o patrulheiro espacial, Buzz Lightyear, chega à vida de Woody, que se torna o brinquedo favorito de Andy e gera um ciúme do cowboy. Largados na estrada pelo esquecimento de Andy numa lanchonete, Woody tenta convencer Buzz de que ele é um brinquedo, e não um patrulheiro do espaço de verdade, mostrando o verdadeiro sentido de amizade, e voltar para seu dono.

Momentos mais marcantes da franquia: Durante toda a franquia Toy Story, em seus 4 filmes, todos apresentam uma parte emocionante em que tira vários choros no cinema. Mas o principal foi em Toy Story 3, onde, no final, Andy está indo para a faculdade, dando seus brinquedos a uma criança, se despedindo de seus velhos amigos, com quem deu várias risadas e viveu momentos inesquecíveis.

Música marcante: A trilha sonora cantando sobre a importância da amizade: Amigo estou aqui.

_______________________________
Por Fernando Sid – Fala! Mack

Tags mais acessadas