Carla Zambelli, Deputada do PSL, partido do presidente Jair Bolsonaro, se manifestou sobre o novo teste do Instagram sem curtidas dizendo que a proposta serviria apenas para “gorda feminista não ficar deprimida vendo desempenho do colega na rede” – um comentário que repercutiu na internet.
Feminismo: uma jornada de evolução
Gordofobia: Como ela reflete na sociedade
Confira o tweet da Deputada do PSL:
A repercussão negativa na internet foi quase imediata. Diversas pessoas intitularam a Deputada de gordofóbica, inclusive figura públicas como Alexandre Frota, que comentou sobre a atitude agressiva da Deputada também no twitter.
Puxa Zambelli, você está sendo gordofobica e renegando o passado feminista. E a depressão atinge milhões de mulheres brasileiras e é triste – Falou o Deputado Alexandre Frota, também do PSL
Após a polêmica, a Deputada do PSL tentou amenizar a situação, dizendo que não queria ofender ninguém. Carla Zambelli já havia se envolvido em outro acontecimento que gerou polêmica com a deputada Joice Hasselmann, também do PSL, quando ambas trocaram ofensas nas redes sociais.
Já me desculpei se ofendi as gordinhas, até porque não sou nenhuma Olivia Palito… – Disse a deputada no twitter
Outro parlamentar que não gostou da proposta do Instagram foi o filho do Presidente da República, Carlos Bolsonaro. Aparentemente, Carlos acha que o Instagram sem curtidas tem viés ideológico e deseja criar usuários manipulados.
Danilo Gentili faz piada com Eduardo Bolsonaro
O Instagram disse que iniciou esse teste por que deseja que seus usuários prestem atenção no conteúdo e não na quantidade de curtidas, e que não deseja estimular competição entre seus usuários, nem influenciar negativamente a saúde mental do público do aplicativo.