Menu & Busca
Gordofobia: como ela reflete na sociedade

Gordofobia: como ela reflete na sociedade


Por Flávia Carolina – Fala!Anhembi

O sufixo fobia é usado para determinar o temor e/ou aversão exagerada a lugares, objetos, situações ou animais, mas hoje sabemos que se encaixa também a pessoas. Dessa forma, gordofobia é nada mais do que uma repulsa e intolerância contra pessoas gordas. É um termo recente, porém denomina diversas ações e situações desagradáveis àqueles que convivem com ela.

Frases como “seu rosto é tão bonito, por que não emagrece?”, “você tem que emagrecer, cuidar da sua saúde” ou “desse jeito não vai arranjar namorado(a)” são ditas comumente, sem nenhuma preocupação se quem vai ouvir quer mesmo que tais palavras sejam ditas. Injúria racial e violência contra a mulher são considerados crimes no Brasil, então por qual motivo o preconceito contra o corpo gordo também não entra nessa?

(Foto: Mariana Godoy, para o ensaio “Empoderarte-me”)

A normalização da intolerância contra pessoas gordas é encorajada por órgãos de saúde pública e campanhas publicitárias – especialmente no verão, quando os corpos ficam sempre à mostra. Uma sociedade que prega um padrão estético inalcançável também colabora com a repressão de quem não consegue comprar uma roupa em uma loja de departamentos popular. Se normaliza, se vela e se repreende.

Leia Mais

Quer se tornar um colaborar e escrever para o fala?
Saiba como

1 Comentário

  1. 10 meses ago

    Excelente Post! Continuarei seguindo este Blog, aproveita e dá uma passadinha no meu. Tenho certeza que irá agregar bastante valor e conhecimento também. Te aguardo lá.. Gratidão!!

Tags mais acessadas