Depressão: O que pode causar essa doença que afeta sua saúde mental?
Menu & Busca
Depressão: O que pode causar essa doença que afeta sua saúde mental?

Depressão: O que pode causar essa doença que afeta sua saúde mental?

Home > Lifestyle > Saúde > Depressão: O que pode causar essa doença que afeta sua saúde mental?

A saúde mental ganhou notoriedade a cerca de 300 anos, quando os transtornos mentais, como a depressão, começaram a ser considerados doenças e não manifestações do sobrenatural. Apesar disso, ainda se tem uma certa resistência para aceitar o diagnóstico e procurar ajuda, o que é comum quando se trata de doenças de ordem psicológica, já que o preconceito e o estigma das doenças mentais prevalecem enraizados na sociedade. 

A seguir, veja quais os fatores que podem causar doenças mentais como a depressão, que afeta milhares de brasileiros.

Saiba quais as principais causas da depressão.
Saiba quais as principais causas da depressão. | Foto: Freepik.

O que pode causar depressão?

É importante que todos entendam que as doenças mentais podem levar a morte, assim como o câncer e outras doenças que acometem a população. Quando se trata da depressão, a tristeza prolongada, solidão, desesperança, pensamentos negativos, falta de energia ou fadiga não são os únicos sintomas, a doença também afeta os pacientes fisicamente, além de comprometer funções cerebrais como a memória e a concentração. 

A depressão pode ser causada por diversos fatores, dentre eles, os principais são:

  • Genética: estudos confirmam que há um componente genético que podem causar uma suscetibilidade estimada em 40% para desenvolver depressão;
  • Bioquímica cerebral: há evidências de deficiência de neurotransmissores envolvidos na regulação de atividade motora, apetite, do sono e do humor;
  • Eventos durante a vida: eventos estressantes, traumas, dentre outros acontecimentos, podem desencadear episódios depressivos para quem tem predisposição genética para desenvolver a doença.

Caso note sintomas ou tenha predisposição para a doença, procurar ajuda é de suma importância para garantir uma boa qualidade de vida. A depressão é associada ao suicídio, tendendo a ser crônica e recorrente, mas com o tratamento adequado, grande porcentagem dos pacientes apresentam remissão da doença. O tratamento pode ser realizado na Atenção Primária, nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e nos ambulatórios especializados.

_______________________________________________

Por Amanda Dias – Fala! Universidade Federal do Tocantins

Tags mais acessadas