7 receitas saudáveis e rápidas para universitários
Menu & Busca
Receitas saudáveis e práticas para universitários!

Receitas saudáveis e práticas para universitários!

Home > Lifestyle > Saúde > Receitas saudáveis e práticas para universitários!

A vida universitária não é fácil. Entre as aulas, trabalhos e estágios, com uma rotina de estudos puxada, sobra pouco tempo para cozinhar receitas saudáveis, principalmente se o universitário mora sozinho. Porém, existem diversas receitas rápidas e práticas que podem ser utilizadas e que são boas soluções para a correria do dia a dia, e que possuem alimentos que trazem benefícios para a saúde. Veja agora 7 receitas saudáveis para você se inspirar e fazer na sua casa.

receitas saudáveis
Conheça receitas saudáveis para você encaixar na sua rotina de estudos. | Foto: Freepik.

7 receitas saudáveis, rápidas e de fácil preparo

Biscoitos de folhas, talos ou cascas de vegetais

É uma ótima receita para lanches rápidos. Você vai precisar de 3 xícaras (chá) de folhas, talos ou cascas (uma ou mistura de várias), 1 ovo, 1 colher (sopa) de manteiga, 1 colher (chá) fermento em pó, 3 ou mais xícaras (chá) de farinha de trigo especial ou integral, 1 xícara (chá) de leite, sal a gosto e queijo ralado a gosto.

O modo de preparo é bem simples. Basta lavar bem as folhas, os talos e as cascas, cortar bem picados ou liquidificar. Coloque os demais ingredientes, amasse bem a ponto de abrir a massa com rolo de pastel, se for necessário, coloque mais farinha de trigo. Abra a massa fina, corte em quadrado pequenos e asse em forno com assadeira untada. 

Pão de queijo de tapioca

É a receita ideal para uma alimentação saudável no café da manhã. O preparo é todo feito no micro-ondas e leva apenas três ingredientes: ovo, goma de tapioca e queijo ralado. Misture tudo e leve para assar por 2 minutos. Se você tiver uma sanduicheira, pode finalizar a receita nela.

Panqueca de arroz

Está com um arroz pronto velho e não sabe o que fazer com ele? Use 2 xícaras de arroz branco cozido, 1 cebola picadinha, 1 cenoura pequena ralada, salsinha e cebolinha a gosto, 3 colheres (sopa) de queijo ralado, 3 ovos, 3 colheres (sopa) de amido de milho, 3 colheres (café) de sal, 1 colher (café) de açafrão (cúrcuma) e pimenta-do-reino a gosto.

Em uma frigideira, esquente um fio de óleo ou azeite de oliva e refogue a cebola até ficar dourada. Em uma bacia, bata os ovos com um garfo ou, se tiver, batedor de arame. Adicione a cebola refogada e todos os outros ingredientes. Misture bem, amassando com uma colher até a mistura ficar bem homogênea. 

Na mesma frigideira que você usou para refogar a cebola, esquente um pouco de óleo ou azeite de oliva. Coloque 1 colher grande de massa e aperte com as costas da colher, moldando como se fosse uma panqueca pequena (o ideal é ficar do tamanho de um hambúrguer). Com auxílio de uma espátula, vire para dourar do outro lado. 

Macarrão eureca

Nessa receita, você pode juntar tudo o que você tem na sua geladeira. Você vai precisar de ½ pacote de macarrão de sua preferência, 2 xícaras (chá) leite, 395g de creme de leite (1 lata), 1 colher (sopa) de azeite para refogar, 1 unidade de cebola, 1 dente de alho, tiras de frango assado ou grelhado (ou outro tipo de carne), sal a gosto, legumes cozidos ou verduras cozidas, queijo muçarela ou parmesão.

Primeiro você cozinha o macarrão normalmente. Refogue o alho e a cebola, depois adicione os ingredientes do recheio, refogue um pouco e corrija o sal se necessário. Acrescente o leite e cozinhe. Quando levantar fervura, acrescente o creme de leite. Mexa um pouco, desligue o fogo e reserve. Coloque o macarrão cozido em uma forma de vidro untada. Acrescente por cima os legumes e verduras, despeje o creme e cubra com as fatias de queijo ou polvilhe o queijo ralado. Leve ao forno para derreter o queijo e para a superfície ficar dourada. 

Trufa de banana com chocolate

Uma ótima opção de doce saudável e rápido de ser preparado. Você vai precisar de 2 unidades de banana nanica madura amassada, ½ xícara (chá) de açúcar, 1 xícara de chocolate em pó 70% cacau, 1 colher (sopa) rasa de manteiga e 1 colher (chá) rasa de canela em pó.

Para fazer essa sobremesa, basta misturar tudo em uma panela grossa e colocar no fogo médio. Quando iniciar a fervura, abaixe o fogo e continue mexendo até soltar do fundo da panela. Depois, espere esfriar, unte as mãos com manteiga para a massa não grudar e faça bolinhas. Por fim, passe-as no chocolate.

Antepasto de casca de banana

Fez a receita anterior de trufa de banana e quer aproveitar as cascas? Você pode fazer um antepasto com elas. Pegue as cascas de 2 bananas nanicas, meia unidade de cebola roxa, 10 folhas de manjericão, 4 ramos de salsinha com talos, 1 ramo de alecrim e 1 colher (café) de sal.

Fatie a cebola e pique a salsinha e o manjericão. Coloque todos os ingredientes em uma forma e cubra com papel alumínio. Leve para assar por 40 minutos ou até que o antepasto macio e cozido. 

Creme de legumes com aveia

Lá vai uma receita fácil e rápida para aqueles dias em que o universitário não quer cozinhar algo muito difícil ou pesado. Também é uma ótima receita vegetariana e vegana. Os ingredientes são: 1 colher (sopa) de óleo de coco orgânico, 1 cebola pequena, 2 colheres (sopa) de aveia em flocos, 200 g de abóbora, 1 cenoura orgânica, 2 mandioquinhas, 1 inhame, sal e pimenta a gosto, 1 colher (chá) de páprica, 1 colher (chá) de curry, 1 litro de caldo de legumes, 2 colheres (sopa) de aveia em flocos, 50 g de sementes de girassol e folhas de salsa.

Primeiro, em uma panela, aqueça o óleo e doure a cebola com a aveia. Acrescente os legumes picados e tempere com sal, pimenta, páprica e curry. Cozinhe mexendo sempre até começar a dourar e acrescente o caldo de legumes fervidos aos poucos. Tampe a panela e deixe cozinhar até que os legumes fiquem macios. Deixe o caldo esfriar e bata no liquidificador. Aqueça novamente o caldo e, em uma frigideira, toste a aveia com as sementes de girassol. Sirva o creme em um pote redondo, decore com as sementes tostadas e as folhas de salsa. 

E aí? Ficou com vontade de experimentar quais receitas? Saiba que além de comer em casa essas receitas saudáveis, você pode levá-las para onde quiser com a Iron Bag. A bag térmica fitness tem design exclusivo patenteado, e foi projetada para acomodar tudo o que você precisa para conciliar uma alimentação saudável e sua rotina de estudos! Assim, não perca mais tempo e adquira a sua no site!

_________________________
Por Clarisse Claro – Fala! UFSC

Tags mais acessadas