Conheça os benefícios de um estilo de vida saudável com exercícios
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Conheça os benefícios de um estilo de vida saudável com exercícios

Conheça os benefícios de um estilo de vida saudável com exercícios

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O sedentarismo é um dos grandes problemas da sociedade. Ele pode ser definido como a ausência, falta ou diminuição de exercícios físicos ou esportivas. A pessoa que mantém um estilo de vida sedentária, além de permanecer muito tempo sentada e não ter disposição para realizar atividades simples do dia a dia, está sujeita a riscos maiores de doenças cardiovasculares, diabetes e perda de massa muscular.

Diante disso, percebe-se que ter uma rotina de exercícios pode trazer muitos benefícios para as pessoas. Conheça algumas dessas vantagens e como elas podem mudar a vida das pessoas.

Quais os benefícios de manter uma rotina de exercícios?

Quem nunca ouviu a recomendação de exercícios, de uma atividade física, junto com alimentação balanceada para prevenção de doenças ou para controle de várias delas? Mas quais os benefícios de manter uma rotina de exercícios?

Manter o peso

Se manter dentro do peso ideal não é uma tarefa fácil, principalmente, com a rotina cada vez mais acelerada que as pessoas têm. Hoje, a obesidade é uma das doenças mais sérias e que causam mortes no Brasil. Por isso, mesmo em meio à correria do dia a dia, é imprescindível que as pessoas reservem um tempinho para praticar atividades físicas. Para quem está acima do peso ou deseja manter seu equilíbrio, o exercício é um grande aliado.

Redução do estresse

Pode não funcionar como um passe de mágicas, mas há evidências científicas de que as atividades físicas reduzem o estresse. A Escola de Medicina de Harvard, nos Estados Unidos, mostrou que exercícios aeróbicos ajudam a conter hormônios do estresse, como cortisol e adrenalina, e aumentam o nível de endorfina, que são neurotransmissores do bem-estar no cérebro.

Muitos pensam que seja necessário correr 20 quilômetros ou jogar uma partida inteira de futebol para atingir esse objetivo. A verdade é que você deve se desafiar, respeitando seus limites e mantendo um equilíbrio. Realizar uma trilha na natureza, fazer uma caminhada na praia ou andar de bicicleta pelo parque já contribuem para o bem-estar mental.

exercício físico
Atividade física ao ar livre. | Foto: Reprodução.

Felicidade ao realizar exercícios físicos

Um estudo da Universidade de Vermont nos Estados Unidos identificou que praticar exercícios por 20 minutos pode melhorar o humor por 12 horas. Isso demonstra que as pessoas são mais felizes quando estão ativas e fazendo algo para si mesmas, para o seu bem-estar.

Autoconfiança

Terminar um treino difícil, conseguir correr mais do que você corria anteriormente, realizar um exercício que antes você não conseguia. Esses três exemplos apresentam algo muito importante em comum, eles podem aumentar a autoconfiança das pessoas. Sair da zona de conforto e superar seus limites é um combustível essencial para se manter bem consigo mesma. O progresso e a superação de desafios são muito importantes durante esse processo de autoconfiança.

Dormir melhor

Outro fator que está ligado à prática de exercícios é o sono. Uma análise publicada pelo Journal of Evidente Based Medicine concluiu que os exercícios podem melhorar a qualidade do sono e também diminuir o tempo que a pessoa leva para adormecer. O objetivo do exercício físico é manter as pessoas ativas durante o dia e tranquilas e com sono durante a noite, para dormirem bem.

Esses benefícios demonstram como manter um estilo de vida saudável pode te fazer bem. A prática de atividades é essencial para sua saúde física e mental. Por isso, é aconselhável encaixar em sua vida uma rotina de exercícios ativa.

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Por Maria Eduarda Vieira – Fala! UFF

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