sexta-feira, 26 abril, 24
HomeCinema e SériesConfira filmes para descobrir quem é o culpado e impostor

Confira filmes para descobrir quem é o culpado e impostor

O isolamento social é essencial para o bem-estar de todos durante a pandemia que o mundo está enfrentando, e para quem pode ficar em casa nesta quarentena, é normal sentir falta da rotina. Muitas pessoas acharam uma solução para se divertir com os amigos: se reunir em jogos on-line.

Tendo isso em vista, um jogo que tem recebido muito destaque na Internet é o Among Us, nele jogadores precisam descobrir quem é o assassino entre eles. Pensando na popularização do game, fizemos uma seleção de filmes para você bancar o detetive e tentar descobrir quem é o verdadeiro vilão!

Filmes para descobrir quem é o impostor

Pânico

filmes Pânico
Pânico, uma das franquias de filmes slasher mais famosa. | Foto: Reprodução.

A clássica franquia conta a história de Sidney Prescott, interpretada por Neve Campbell, que se torna vítima de uma sucessão de assassinos, fanáticos por filmes de terror, que adotam o disfarce de “Ghostface” para perseguir e atormentar suas vítimas. O problema é que ninguém sabe quem pode ser o assassino, já que ele anda sempre mascarado e com um facão para abrir suas vítimas de cima a baixo.

O espectador, junto com Sydney, tenta descobrir quem é o assassino, esse podendo estar até mesmo dentro do grupo de amigos da protagonista. Todos são suspeitos, até mesmo os mais confiáveis. A franquia pode não ter seguido com um roteiro muito forte em todos os seus quatro filmes, mas é um entretenimento garantido. Inclusive, a franquia foi adaptada para uma série de TV em 2015, esta disponível na Netflix.

Assassinato no Expresso do Oriente

Assassinato no Expresso do Oriente, adaptação de um livro de Agatha Christie. | Foto: Reprodução.

O detetive Hercule Poirot (Kenneth Branagh) embarca de última hora no trem Expresso do Oriente, graças à amizade que possui com Bouc (Tom Bateman) que coordena a viagem. Já a bordo, ele conhece os demais passageiros e resiste à insistente aproximação de Edward Ratchett (Johnny Depp) que deseja contratá-lo para ser seu segurança particular.

Na noite seguinte, Ratchett é morto em seu vagão. Com a viagem momentaneamente interrompida devido a uma nevasca que fez com que o trem descarrilhasse, Bouc convence Poirot para que use suas habilidades dedutivas de forma a desvendar o crime cometido. O filme apresenta diversos personagens, todos eles suspeitos, e traz ótimas cenas de investigação.

Harry Potter e a Pedra Filosofal

Harry Potter
Harry Potter e a Pedra Filosofal, primeiro filme adaptado da saga. | Foto: Reprodução.

A história todo mundo já conhece: Harry é um garoto órfão de dez anos que mora com seus tios desagradáveis e descobre, do dia para a noite, que é bruxo e é convidado para ingressar na Escola de Magia e Feitiçaria de Hogwarts.

Imediatamente na escola, nasce uma grande amizade com Rony e Hermione, que vão viver grandes aventuras, sendo uma delas a trama principal da história, que é desvendar o grande mistério sobre a pedra filosofal (substância produzida pelo alquimista Nicolau Flamel, que tem poder da imortalidade e transforma qualquer metal em ouro). Os garotos desconfiam que Snape esteja tentando roubá-la.

Harry Potter marcou toda uma geração, e acompanhar, tanto nos livros quanto nos filmes, o trio desvendando esse mistério e entrando em muitas aventuras é uma experiência muito divertida. Apesar de um plot previsível é muito legal acompanhá-los na jornada e ver o início de uma bela amizade que perdurará durante toda a saga.

Amnésia

filmes com impostores
Amnésia, filme dirigido por Christopher Nolan. | Foto: Reprodução.

Um ladrão ataca um casal, terminando por matar a mulher e deixando o homem à beira da morte. Porém, ele sobrevive e, a partir de então, passa a sofrer de uma doença que o impede de gravar na memória fatos recentes, o que faz com que ele esqueça por completo algo que acontece poucos instantes antes. A partir disso, ele parte em uma jornada pessoal a fim de descobrir o assassino de sua mulher para poder vingá-la.

Contar histórias não lineares é a marca de Christopher Nolan, essa técnica conta a história com algumas linhas do tempo, em diferentes épocas, em vez de contar a história continuadamente. Em Amnésia, ele levou a técnica além dos limites, como dito pelo Cinema Blend. Este filme, e o uso da história não-linear, é, sem dúvida, o que o estabeleceu como cineasta visionário.

Entre Facas e Segredos

filmes de suspense
Entre Facas e Segredos, filme lançado no final de 2019. | Foto: Reprodução.

Em Entre Facas e Segredos, após comemorar 85 anos de idade, o famoso escritor de histórias policiais, Harlan Thrombey (Christopher Plummer), é encontrado morto dentro de sua propriedade. Logo, o detetive Benoit Blanc (Daniel Craig) é contratado para investigar o caso e descobre que, entre os funcionários misteriosos e a família conflituosa de Harlan, todos podem ser considerados suspeitos do crime.

Agatha Christie está para o suspense assim como o Pelé está para o futebol brasileiro. Difícil imaginar o gênero sem a Dama do Crime, tamanha sua influência na elaboração de histórias que angustiem e desafiem o espectador, rumo a um desfecho surpreendente. Em seu novo filme, o diretor Rian Johnson não só presta homenagem à autora como, ainda por cima, subverte certos clichês do meio.

Por Arthur Ferreira – Fala! Cásper