Confira 10 alimentos que provocam o envelhecimento precoce
Menu & Busca
Confira 10 alimentos que provocam o envelhecimento precoce

Confira 10 alimentos que provocam o envelhecimento precoce

Home > Lifestyle > Saúde > Confira 10 alimentos que provocam o envelhecimento precoce

Quem não gosta de um cafezinho com uma fatia de bolo? Ou um sanduíche bem recheado com um refrigerante para acompanhar? Parecem ótimos, não é mesmo? Você sabia que vários alimentos populares como esses podem fazer muito mal à nossa saúde? Bebidas alcoólicas, café, doces, frituras, comida processada, entre outros, podem ser atrativos para o paladar, mas são capazes de muitos efeitos negativos no corpo.

Um desses efeitos é o envelhecimento precoce, que se manifesta principalmente na pele. Se você tem uma alimentação ruim, esse processo se acelera e tem impacto direto na sua aparência. 

Confira, a seguir, uma lista com os principais alimentos que fazem você parecer mais velho, caso sejam consumidos em excesso.

10 alimentos que provocam o envelhecimento precoce

Açúcar

açúcar
Doces feitos de açúcar. | Foto: Pixabay.

Não apenas os doces são ricos em açúcar, mas também os carboidratos como arroz, macarrão, batata, pão e outros. O açúcar favorece ganho de peso, surgimento de rugas, deixa a pele flácida e prejudica a saúde de modo geral.

Excesso de açúcar inicia um processo chamado glicação: quando há mais açúcar do que seu corpo consegue processar, a glicose se liga a proteínas e lipídios. A glicação danifica o colágeno, proteína responsável pela firmeza da pele, e estimula o desenvolvimento de rugas.

Sal

alimentos ricos em sal
Pipoca e salgadinhos regados por sal.| Foto: Pixabay.

Sal em excesso está presente em muitos alimentos como queijos, temperos prontos, salgadinhos industrializados e bolachas de água e sal. O sal faz o corpo reter água e dá uma aparência inchada à pessoa. Também faz com que as células encolham e causa desidratação. Uma quantidade insuficiente de água no organismo deixa a pele enrugada e envelhecida.

Álcool

bebidas alcoólicas
Bebida alcoólica. | Foto: Pixabay.

Ingerir bebida alcoólica regularmente pode afetar o fígado. Quando esse órgão funciona bem, toxinas são expelidas naturalmente pelo corpo. No entanto, o álcool faz essas toxinas se acumularem e, se não forem decompostas corretamente, a pele pode ser danificada.

Acne, palidez, rugas, perda de colágeno, vermelhidão, desidratação e inchaço são algumas das consequências.

Cafeína

café
Café. | Foto: Pixabay.

O café, além de outras bebidas como refrigerante de coca e energéticos, contém cafeína. Ela é um diurético, que faz o organismo excretar fluidos e ocasiona falta de umidade no corpo. Nesse processo, a pele fica seca e frágil. 

Gordura trans

alimentos cheios de gordura trans
Sorvete é um exemplo de gordura trans. | Foto: Pixabay.

Frituras, margarina, sorvete, bolos, chocolate e lanches tipo fast-food são exemplos de alimentos ricos em gordura trans. Eles não apenas aumentam o risco do surgimento de doenças do coração, mas também enrijecem artérias ou contraem vasos sanguíneos. Isso enfraquece o fluxo sanguíneo para a pele e causa envelhecimento precoce e rugas. 

Batata frita

alimentos não saudáveis
Porção de batata frita. | Foto: Pixabay.

Como dito anteriormente, batatas estão no grupo dos carboidratos, alimentos ricos em açúcar. Batatas fritas apresentam um risco ainda maior para a saúde. Comida frita em óleo em altas temperaturas liberam radicais livres e isso causa danos celulares à pele.

Carne processada

embutidos
Embutidos. | Foto: Pixabay.

Salsicha, linguiça, bacon, presunto e peito de peru contêm muito sal e conservantes. O consumo de carnes processadas leva à desidratação e desencadeia inflamação. Além disso, esses produtos reduzem a vitamina C do corpo, que é importante para a formação do colágeno.

Carne queimada

alimentos que fazem mal à saúde
Carne queimada. | Foto: Pixabay.

Sabe aquele churrasco que parece ter assado demais e você decidiu comer mesmo assim? As partes queimadas da carne podem conter hidrocarbonetos pró-inflamatórios. Essas substâncias podem danificar elementos essenciais para a pele, como o colágeno, cuja redução no organismo torna a aparência envelhecida.

Pimenta

pimenta
Pimenta. | Foto: Pixabay.

Comida apimentada pode causar rosácea, uma vez que esses alimentos dilatam os vasos sanguíneos da face. A pele pode ficar avermelhada, manchada e envelhecida. Crises regulares podem causar vasinhos, inchaço e/ou vermelhidão permanente.

Laticínios

leite
Leite. | Foto: Pixabay.

A ciência diz que os efeitos dos laticínios na pele variam em cada pessoa. As mudanças podem ser positivas, insignificantes ou negativas. Infelizmente, para alguns, os derivados do leite podem aumentar a inflamação no corpo, o que leva ao estresse oxidativo. Esse processo é uma das principais causas do envelhecimento precoce. Dietas com baixo teor de laticínios podem proteger a pele exposta ao sol das rugas.

Bônus: Alimentos que mantêm sua pele jovem

Se por um lado, os alimentos citados acima contribuem para o envelhecimento, por outro, os que estão nesta nova lista ajudam a manter a juventude, além de fazerem muito bem à saúde!

  • Romã: contém vitaminas e antioxidantes, ajuda a combater os danos do sol.
  • Azeite extra virgem: contém ômega 3 e ácidos graxos que fazem bem à pele.
  • Blueberry: rico em antioxidante, ajuda a manter os vasos sanguíneos elásticos e a baixar a pressão arterial.
  • Chá verde: ajuda a prevenir danos oxidativos à pele causados ​​pela radiação ultravioleta.
  • Vegetais de folhas verdes: são anti-inflamatórios que lutam contra o envelhecimento e são embalados com vitaminas K, A, C e E.
  • Peixes gordurosos: salmão, atum, sardinha e cavala são exemplos de ótimas fontes de ômega 3, que reduz as condições inflamatórias.
  • Água: desempenha o papel mais importante no combate ao envelhecimento. Beba água para manter órgãos e articulações funcionando bem, apoiar processos metabólicos e hidratar a pele.

________________________________
Por Igor Magalhães – Fala! Universidade Federal do Ceará

Tags mais acessadas