Calistenia: o que é, benefícios e rotina de exercícios para iniciantes
Menu & Busca
Calistenia: principais conceitos, benefícios e rotinas para iniciantes

Calistenia: principais conceitos, benefícios e rotinas para iniciantes

Home > Lifestyle > Saúde > Calistenia: principais conceitos, benefícios e rotinas para iniciantes

Calistenia é um tipo de treinamento físico no qual se utiliza apenas o peso do corpo para fazer movimentos acrobáticos, além de força, sem precisar de aparelhos ou materiais. 

O que é usado nos exercícios são barras e argolas, sempre deixando o corpo como principal instrumento na prática do treino. No geral, o praticante só precisa do peso do seu corpo. A calistenia pode ser praticada em qualquer lugar e não se limita apenas a exercícios de músculos isolados, mas sim utilizando o corpo todo em completa sintonia.

Com a prática da calistenia para iniciantes, por exemplo, algumas habilidades corporais são desenvolvidas, como equilíbrio, flexibilidade, coordenação motora entre outros. 

calistenia
Exercício na barra na calistenia pode ser feito a qualquer hora e em qualquer lugar. | Foto: Freepik.

Qual o objetivo da calistenia?

O principal objetivo é a força física e o equilíbrio, dando a capacidade de trabalhar com o próprio corpo de forma eficiente e com segurança em cada exercício feito. Sem contar que ajuda, também, na perda de peso e no aumento da massa muscular, melhorando, assim, sua fisionomia também.

Benefícios da calistenia

A calistenia serve para tonificar o seu corpo e emagrecer. Ela serve, também, como um treinamento funcional, que é o contrário do que fazemos nas academias. Uma enorme vantagem é que ela trabalha diversas partes do corpo e ajuda nas atividades do dia a dia.

Os exercícios calistênicos podem ser feitos em qualquer lugar. Por isso, há várias dicas de calistenia, sobretudo, para quem gosta de fazer exercícios ao ar livre.

A calistenia tem vários benefícios. Além de reduzir a possibilidade de doenças crônicas e cardiovasculares, como hipertensão, diabetes, infarto e AVC, aumenta a qualidade de vida. Alguns benefícios são:

Força muscular

O foco principal da calistenia é trabalhar grupos musculares, aumentando ainda mais a sua força. Logo depois de algumas sessões, já é possível sentir que os exercícios que eram muito difíceis começam a ficar mais fáceis tudo isso, porque seus músculos vão ficando mais fortes.

Em alguns casos, as pessoas podem até usar o corpo de outra como peso ou até mesmo como apoio para dificultar a tarefa ainda mais.

Aumento da massa muscular

Os músculos vão crescendo conforme os exercitamos todos os dias. E, aos poucos, a massa muscular aumenta no corpo por conta da própria prática do exercício. Isso melhora a força e resistência de nossos músculos.

Portanto, é bom lembrar aqui que não se deve esperar que os músculos fiquem enormes através da calistenia, pois ela é voltada para outras vantagens do nosso corpo como a força, resistência e precisão dos movimentos.

Emagrecimento

O emagrecer é um fator no qual muitas pessoas procuram a calistenia para iniciantes porque como qualquer outro exercício físico queima energia. Se os treinos forem alinhados com uma boa alimentação saudável, você pode queimar ainda mais gorduras.

Coordenação motora

A coordenação motora melhora muito depois da calistenia, fazendo assim que seus movimentos fiquem ainda mais firmes e mais precisos, ajudando você até nas atividades do dia a dia.

Flexibilidade

O tempo pode ajudar a aumentar sua flexibilidade, pois os exercícios afetam todos os músculos de formas bem diferentes, permitindo, ainda, a evolução de muitos movimentos.

calistenia para iniciantes
Flexão é um dos exercícios mais comuns da calistenia. | Foto: Freepik.

Condicionamento físico

O tempo de prática leva seu condicionamento a ficar ainda melhor. No início, você pode até aguentar apenas alguns minutos de exercício. Mas, depois, sua resistência vai ficando ainda melhor, sem contar que a calistenia aperfeiçoa todo o seu físico.

Dá para praticar em qualquer lugar

O melhor de tudo é que você não precisa pagar nenhuma academia ou até mesmo se aventurar a comprar equipamentos caros. Pois dá para praticar em casa mesmo, no quintal, em um parque ou em praças. Qualquer lugar é bom, já que o único equipamento necessário para fazer o exercício é seu corpo.

Como funciona a calistenia?

A calistenia funciona com sequências de exercícios em repetições onde o objetivo é aumentar a força corporal.

Vamos falar, agora, de dicas de calistenia! Para escolher os exercícios, devemos considerar diversos pontos com a relação da capacidade do seu corpo e o seu objetivo de treino, já que cada um tem seus limites, e evitar assim, algumas lesões.

Os exercícios devem ser todos feitos com maior precisão para que os benefícios sejam aproveitados.

Se você se interessou saiba que existe também um site onde te ensina tudo sobre calistenia online para iniciantes ou até mesmo para outros públicos de forma simples e segura, saiba mais. 

Quem pode treinar calistenia?

Qualquer pessoa pode treinar, de forma que aos poucos possa progredir para conseguir ter emagrecimento, condicionamento físico, equilíbrio e flexibilidade. Porém, é importante ter a orientação de profissionais capacitados para poder evitar lesões e movimentos de forma incorreta.

Uma observação importante é que vários exercícios calistênicos são adotados ainda na fase infantil, nas próprias aulas de Educação Física nas escolas. Mas vale lembrar que é sempre com acompanhamento de um educador físico, para respeitar os limites das crianças.

Agora, por exemplo, se for uma pessoa sedentária, que não tem o hábito de fazer atividades físicas, é importante começar bem aos poucos, com exercícios leves, e ir aumentando de acordo com a intensidade que a pessoa aguentar. 

Começar na calistenia é fácil, só não esqueça de antes de começar os exercícios se alongar e se aquecer. Pois isso evita que você possa sofrer lesões. Uma corrida em ritmo lento, por alguns minutos, já é o bastante para um aquecimento.

Como montar um treino de calistenia?

Os treinos de calistenia para iniciantes são montados com adaptações ao corpo. Exemplo disso é quando começamos um exercício do básico, e com o tempo vamos nos adaptando com a sobrecarga que é a própria massa do nosso corpo, e depois a nossa força vai aumentar em relação a esse movimento.

Uma forma de montar nossa rotina de treino é que vamos aplicando os estímulos ao corpo através dos exercícios fazendo, assim, o corpo se adaptar e melhorar a performance física.

A adaptação só ocorre quando a carga está grande para a pessoa e ela tem dificuldades de fazer os movimentos. E, assim, quando a pessoa já estiver acostumada com os exercícios é hora de mudar a variação, a carga, a complexidade dos movimentos e etc.

Na Calistenia Online, você pode encontrar uma consultoria de treinos. Acesse o link e tenha seu treino online.

_______________________
Por Sabrina Ferreira – Fala! Centro Universitário Brasileiro de Pernambuco – Recife

Tags mais acessadas