Saiba qual é a importância da paleta de cores de um filme
Menu & Busca
Saiba qual é a importância da paleta de cores de um filme

Saiba qual é a importância da paleta de cores de um filme

Home > Entretenimento > Cinema e Séries > Saiba qual é a importância da paleta de cores de um filme

As cores possuem muita importância no mundo à nossa volta. Elas são responsáveis pela identidade de uma marca ou produto, por gerar sensações, impressões e até mesmo ilusões. No cinema, a seleção de cores funciona como um tipo de informação ou mensagem que é repassada intencionalmente ao público. As cores também orientam o figurino, a cenografia, a iluminação e os objetos presentes em cena. Quem lembra do filme Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos, de Pedro Almodóvar? Neste filme, por exemplo, é possível perceber que o vermelho e suas variações é uma cor predominante em quase todos os núcleos.

paleta de cores no cinema
Filme Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos e predominância da cor vermelha. | Foto: Reprodução.

Importância das cores em um filme

As cores, na psicologia, assumem significados e, por isso, devem ser usadas com cautela. Não é raro a mesma cor vermelha ser utilizada em restaurantes ou outros tipos de estabelecimento alimentício por remeter à fome. A placa do açaí, na região Norte, é vermelha. Da mesma forma, o vermelho também faz referência ao alerta de perigo, por isso ele é utilizado no semáforo; o mesmo vermelho também pode significar paixão, raiva, calor, agressividade, poder, guerra e desejo.

As cores assumem significados variados de acordo com o filme no qual estão inseridas, por isso nem sempre uma cor é atribuída a um único gênero apenas. A construção de um filme ultrapassa aspectos como iluminação e enquadramentos. As cores, além da questão estética, funcionam como uma ferramenta que auxilia na transmissão e no reforço de ideias e sensações. No que se refere às sensações, uma paleta de cores bem selecionada pode afetar a sensação térmica de uma cena ou produção.

A extensa produção de John Ford, por exemplo, consegue traduzir, por meio das cores, a sensação térmica e árida das regiões desérticas. Apesar do nível precário das filmagens da época se comparadas às mais atuais, é possível penetrar no calor escaldante dos grandes vales avermelhados que compõem o oeste e o sul dos Estados Unidos. MadMax também é um bom exemplo de calor com sua paleta quente.

Criar uma paleta de cores para uma produção cinematográfica não é uma tarefa fácil, mas certamente é imprescindível para criar a atmosfera necessária. É necessária muita pesquisa e comprometimento por parte do diretor e sua equipe. Contudo, há plataformas que auxiliam nesse processo ao fornecer paletas de diversos filmes, todos categorizados por diretor, ano e nome, como é o caso do Blog Movies in Colors e a conta do twitter @cinemapalettes. Com essa ajuda, vai ser fácil produzir o seu curta, média ou longa-metragem, passando com segurança a mensagem que você precisa e deseja.

_____________________
Por Tassia Malena Leal Costa – Fala! Universidade Federal do Amapá

Tags mais acessadas